Unified Commerce: tudo que você precisa saber sobre esta estratégia
19 de Abril de 2024
A Unified Commerce é uma estratégia que transforma o potencial dos empreendimentos. Impulsionada pela evolução tecnológica e pela mudança do comportamento do consumidor, é considerada por muitos o futuro do varejo.
Este contexto levou também os varejistas a procurar cada vez mais o ambiente digital. Atualmente, lojas físicas precisam marcar presença no ambiente digital - não é um diferencial, e sim uma necessidade.
Com isso, além da gestão da loja, a atenção é dividida com a administração de perfis em redes sociais e sites. E, apesar de ser muito bom para o crescimento do negócio, também representa o crescimento de demandas administrativas. Isso exige ainda mais dos varejistas.
Então, como acompanhar as tendências, manter a competitividade do varejo e ainda dar conta das demandas diárias? Bem, a resposta está na Unified Commerce, que conecta todos os dados da loja em um mesmo lugar.
Com essa estratégia os varejistas conseguem proporcionar uma melhor experiência aos clientes e, ao mesmo tempo, melhoram os processos gerenciais. Neste artigo vamos apresentar mais sobre o assunto. Boa leitura!
O que é Unified Commerce?
Sabemos que o e-commerce não é uma novidade, certo? No entanto, a pandemia do covid-19 ajudou a disseminar as vendas online para públicos que ainda não confiavam ou não tinham esse hábito de compra.
Por necessidade, os consumidores passaram a acessar mais sites, perfis em redes sociais e aplicativos de lojas. Foi aí que a facilidade e a praticidade do universo dos e-commerces conquistaram milhares de consumidores.
Para conseguir acompanhar as exigências de mercado, os varejistas passaram a ramificar os pontos de venda. E, consequentemente, isso dividiu as informações referente ao seu público.
Neste contexto, surge a estratégia Unified Commerce - ou comércio eletrônico - que integra todos os canais comerciais de um varejo em uma única plataforma.
Na prática, isso representa a centralização de todas as informações em um único sistema. Ou seja, a junção dos dados de vendas, marketing, estoque, logística, meios de pagamento e o que mais for relevante para o funcionamento da empresa.
Além disso, ela ajuda a suprir outras duas demandas para conquistar o cliente: a personalização e o foco na experiência do consumidor. Acontece que, mesmo estando em diferentes ambientes, os lojistas precisam conhecer bem o público e garantir uma jornada de compra coesa em todos eles.
A proposta da Unified Commerce é criar uma estrutura em que é possível integrar a loja física da loja virtual para proporcionar uma experiência fluida. Para isso, se baseia em quatro pilares principais:
- Navegação: facilidade em encontrar meios de contato com a empresa - seja online ou física. E ter a experiência de compra online de fácil navegação.
- Transacionalidade: oferecer múltiplos meios de pagamentos e apresentá-los em todos os canais de comunicação.
- Aquisição: otimizar processos de entrega aprimorando a logística. Além da rapidez, também dispõe de uma variedade maior de opções.
- Consumo: melhorar a experiência do consumidor, oferecendo soluções úteis e assertivas.
Tudo isso ajuda e facilita o consumidor na tomada de decisão em sua experiência com a marca. Porém, é importante entender que isso impacta também os varejistas.
Com a Unified Commerce, é mais fácil gerenciar os diferentes setores, encontrar soluções e visualizar oportunidades de negócio.
-> Leia também: 10 dicas para transmitir segurança ao cliente no e-commerce
Omnichannel e Unified Commerce é a mesma estratégia?
O que trouxemos até agora pode parecer muito com a estratégia omnichannel, não é mesmo? Mas, apesar da estratégia omnichannel também trazer a proposta de unificação, elas não são iguais.
No entanto, o omnichannel visa integrar canais de contato e venda para garantir que o consumidor possa transitar entre os canais facilmente. Ou seja, é possível começar o atendimento no site, por exemplo, e terminar com o cliente buscando o produto na loja física.
Já o Unified Commerce, a integração engloba mais setores do varejo, somando os processos operacionais da gestão da loja à sua solução.
A principal diferença é que a Unified Commerce integra mais funcionalidades aos varejistas. No ambiente em que divulga, faz contato com o cliente e finaliza a venda, também consegue controlar a gestão de estoque, gestão de entrega e diversos outros processos gerenciais.
Sendo assim, a omnichannel foca na experiência consistente entre canais distintos, mas mantém as operações separadas. Já o Unified Commerce integra esses canais e considera todos eles parte de um mesmo ecossistema, operando com uma única base de dados em tempo real.
Quais as vantagens da Unified Commerce?
A Unified Commerce representa uma tendência do e-commerce que revoluciona a forma como os varejos se relacionam com os clientes e, também, como organizam a logística de suas operações com base em dados.
Tudo isso traz muitas vantagens. A seguir, confira as principais:
Jornada de compra integrada e personalizada
A estratégia Unified Commerce reforça e aprimora a ideia que o cliente deve estar no centro do planejamento estratégico de todo e qualquer negócio. Por isso, integra e personaliza a jornada de compra do consumidor.
Assim, centraliza e torna o processo de compra completo em um mesmo ambiente. E, ao mesmo tempo, é capaz de disponibilizar diversas alternativas até que o consumidor finalize a compra.
Essa união de consistência no atendimento e personalização da experiência conquista o cliente.
Além disso, essa é uma vantagem pensada para o cliente, mas que beneficia os lojistas. A jornada de compra centralizada oferece uma visão geral das atitudes e escolhas do consumidor.
Assim, com a análise de dados dos diferentes setores, é possível verificar o comportamento e as preferências para entregar mais daquilo que ele deseja, superando as expectativas e fidelizando clientes.
Eficiência operacional
Facilitar a gestão talvez seja um dos maiores desafios de uma empresa. Problemas e dificuldades sempre chegam e a unificação das informações pode ajudar a solucionar a grande maioria deles.
Unificar os dados e processos em uma mesma plataforma dá mais controle aos lojistas. Isso aumenta a produtividade e reduz erros, além de tornar a tomada de decisão mais assertiva.
Além disso, todas essas informações dão uma visão geral do negócio e, principalmente, permite maior conhecimento das preferências e necessidades dos clientes.
Otimização do estoque
A atualização do estoque é muito mais precisa quando os dados das vendas presenciais e das vendas online são feitas ao mesmo tempo.
Por exemplo, imagine que o cliente solicitou um item que está esgotado no e-commerce. No entanto, está disponível no estoque da loja física. O gestor pode remanejar a logística do estoque e liberar o produto para o cliente.
Isso reduz as chances de perder uma venda pela incerteza das quantidades em estoque. É essencial que exista essa capacidade adaptativa para aprimorar o atendimento e gerenciar da melhor maneira.
Seria a estratégia Unified Commerce o futuro do varejo?
As barreiras entre o físico e o digital são cada vez menores, pois nossa vida está mais conectada do que nunca.
A Unified Commerce entrega uma jornada de compra muito mais completa e dinâmica para os consumidores. Com isso, aumenta o volume de vendas ao aumentar também a satisfação do cliente durante sua experiência com a loja.
O comportamento do consumidor e a maneira como o mundo está funcionando exige essa integração. Tanto para os consumidores quanto para os gestores, esta estratégia ajuda a superar expectativas e aprimorar processos de atendimento e gestão.
Esta estratégia é a resposta para os problemas e demandas atuais. E, por isso, pode, sim, ser considerada o futuro do varejo.
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