A importância da consistência de marca para e-commerce

4 de Janeiro de 2024

Você já notou como algumas marcas possuem uma forte identidade própria, quase como se fossem uma personalidade? É isso que chamamos de consistência de marca para e-commerce – englobando todos os métodos usados para causar a percepção no cliente dos valores estarem alinhados com a comunicação da empresa.

Manter uma consistência de marca é importante não somente para gerar estratégias de venda, mas também para aumentar o valor agregado sobre os seus produtos ou serviços.

Quando um negócio trabalha bem a consistência de marca para seu e-commerce, é possível gerar conexão com o cliente e, principalmente, o reconhecimento. Trata-se do caminho ideal para construir um negócio de sucesso a longo prazo.

Confira neste conteúdo as principais informações sobre marca para e-commerce e como alcançar essa consistência!

Como aumentar a confiança do cliente no e-commerce?

O que significa consistência de marca para e-commerce?

A marca é a junção de elementos-chave que irão caracterizar aquela empresa. Entre esses elementos estão: cores, tipografia, logo, ícones e vários outros. A partir da definição desses elementos, a empresa irá criar sua marca para trabalhar seus produtos e serviços.

Já consistência de marca significa ter coerência, firmeza e até homogeneidade. Olhando por essa definição, entendemos que ter consistência de marca significa ser coerente dentro do que a empresa trabalha, alinhando aspectos da comunicação e design com seus valores e crenças.

Todo esse processo de marca para e-commerce cria uma identidade para o negócio e permite que a empresa seja lembrada pelos seus clientes.

Qual a importância da marca para um e-commerce?

Você se engana se pensa que, ao abrir um negócio online, não precisa criar uma marca para ele. Pelo contrário, a marca para um e-commerce tem papel fundamental para o crescimento da empresa.

A marca cria uma identidade exclusiva para o seu negócio. Por meio dela é possível destacar os principais pontos da sua empresa e apresentar um diferencial competitivo no mercado.

No fim das contas, os clientes tendem a confiar mais em lojas virtuais que se apresentam bem estruturados e a marca para um e-commerce proporciona essa percepção.

O que a marca proporciona para um e-commerce?

Um e-commerce que tem em vista estabelecer uma marca e procurar atingir a consistência tem um grande potencial de alcançar benefícios relacionados a vendas e a presença digital do negócio.

Confira alguns benefícios da marca para um e-commerce:

1.   Diferencial no mercado

O e-commerce é um modelo de negócio que vem crescendo dia a dia no Brasil. Por isso, acaba sendo difícil se diferenciar da concorrência que só aumenta.

Porém, a marca para e-commerce ajuda a proporcionar o desejado diferencial de mercado. Isso porque, com uma identidade sólida bem estabelecida e alinhada com aos valores da empresa, é possível atrair clientes que irão se identificar com a mensagem do seu negócio.

Um e-commerce genérico, que não trabalha os requisitos de marca e que não se preocupa em atingir os clientes com intencionalidade, tem altas chances de passar despercebido pelas pessoas. Mais do que isso, também enfrenta dificuldades para atrair seus consumidores de volta para sua loja virtual.

Portanto, o diferencial no mercado é um dos benefícios da marca para e-commerce e que nos leva ao próximo benefício.

2.   Fidelização de clientes

Todo vendedor gostaria de fidelizar os clientes que tem, não é verdade? Com o e-commerce isso não é diferente. A fidelização dos clientes é algo que deve ser buscado em seu negócio.

Os consumidores procuram sentir confiança e segurança no momento de realizar uma compra online e, quase sempre, quando encontram um negócio que proporciona isso, tendem a se tornar clientes fiéis dele.

A consistência de marca para e-commerce proporciona um sentimento maior de confiança para os consumidores que entram em contato com o seu negócio. Ao perceber a coerência entre todos os pontos de comunicação, o consumidor sentirá ali um local seguro para realizar suas compras — e o resultado disso é a fidelização.

3.   Autoridade

Outro benefício da consistência de marca para um e-commerce é a autoridade. Ou seja, é ser considerado a primeira escolha do seu cliente quando pensa sobre o produto que você vende.

Por exemplo, se pensarmos em palhas de aço, pensamos em… Bombril!

Isso acontece porque a marca trabalhou durante anos a consistência de marca, sendo coerente em todos seus pontos de comunicação. E o seu e-commerce pode fazer o mesmo.

Se tornar autoridade em seu nicho de produto torna-se mais fácil quando você possui uma marca bem trabalhada e desenvolvida conforme a identidade do seu negócio.

Como construir a marca para um e-commerce?

Vamos para a prática! Se você já possui um negócio que ainda opera sem uma marca bem definida, você pode seguir alguns caminhos, como:

  • Faça uma pesquisa com seus funcionários: por meio de perguntas estratégicas aos seus funcionários e colaboradores, você conseguirá entender qual a imagem que o seu negócio tem passado;
  • Pergunte aos clientes: os clientes também devem ser requisitados nesse momento. Pergunte a eles quais sensações seu e-commerce desperta e quais são as percepções que possuem quando pensam no seu negócio.

Agora, se você ainda não possui um e-commerce e está começando agora, você deve olhar para dentro do processo de criação, e entender pontos como:

  • Qual a proposta da sua marca?
  • Quais os valores da sua marca?
  • Com quem quero me comunicar?

Após esse momento, você terá definido pontos fundamentais para criar a sua marca para e-commerce de modo consistente. O principal ponto é manter a comunicação alinhada em todos os canais utilizados pelo seu negócio – seja site, redes sociais ou aplicativo.

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Criar estratégias de comunicação e marketing mantendo o mesmo padrão dentro do seu negócio pode ser algo complicado. Porém, é algo necessário para gerar confiança e segurança aos seus potenciais clientes.

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