Análise de dados do e-commerce: o segredo para crescer

28 de Agosto de 2023

A análise de dados do e-commerce proporciona vantagem competitiva e auxilia a gerar maior valor para o seu cliente. Mas como isso acontece?

Veja só, coletar dados reais do seu negócio e aprender a analisá-los irá levar a percepções valiosas e a tomada de decisões mais assertivas, distanciando-se de achismos e suposições.

Os dados são informações reais e fidedignas do seu cliente ou do seu negócio. Por isso, elaborar uma boa estratégia de análise de dados do e-commerce pode elevar o seu negócio a patamares maiores.

Quer aprender mais sobre a análise de dados do e-commerce? Confira logo a seguir!

Análise de dados do e-commerce: o segredo para crescer

O que é análise de dados do e-commerce?

Antes de mais nada, precisamos entender o que análise de dados quer dizer, certo?

A análise de dados do e-commerce é o processo de coleta, interpretação e aplicação de dados relacionados às atividades de comércio eletrônico de uma empresa. Ela envolve a análise de informações provenientes de várias fontes, como registros de transações, interações do usuário no site, dados de marketing, informações de estoque e muito mais. O objetivo principal é extrair insights valiosos e tomar decisões informadas para melhorar o desempenho do comércio eletrônico.

É importante destacar que a análise de dados do e-commerce pode seguir uma linha de raciocínio diferente conforme os objetivos traçados. Afinal, os dados coletados pelo marketing não serão os mesmos coletados pelo setor de finanças, por exemplo.

É justamente por isso que uma análise segura de cada dado faz toda a diferença para que você consiga decidir os próximos passos da empresa com mais segurança.

Por que realizar análise de dados do e-commerce?

Coletar os dados do seu e-commerce gera percepções reais sobre o seu negócio. Através da análise de dados, você poderá conhecer melhor o seu público: seus desejos, os produtos mais vendidos, as ações que o cliente toma em seu site, dentre outras informações.

Com todos esses dados, é possível estabelecer uma estratégia de negócio que impactará seu público-alvo de forma mais efetiva. Você poderá realizar promoções, ou montar kits com produtos mais vendidos, poderá indicar produtos que chamem mais a atenção do seu cliente e, ainda, realizar campanhas mais certeiras.

Fazer a análise de dados do e-commerce traz muitos benefícios, como:

  • Validação de persona e conhecimento do cliente: através dos dados obtidos é possível validar a persona do seu negócio. Ao interpretar o comportamento das pessoas dentro do seu site você consegue entender se a persona está consoante o estabelecido. Além de conhecer melhor o seu cliente.
  • Previsão de resultados: um benefício da análise de dados do e-commerce é a previsibilidade. Ao analisar você conseguirá fazer projeções evitando os erros cometidos anteriormente e visando atender as informações obtidas através da análise.
  • Análise de resultados: realizar campanhas e promover anúncios online são uma das formas de divulgação de um e-commerce. Porém, é preciso analisar os resultados dessas ações. Com a análise de dados é possível medir o sucesso de campanhas e anúncios para entender onde melhorar e onde está tudo indo bem.

Esses são só alguns dos resultados da análise de dados do e-commerce. Se atentar para essa ação impactará em vários aspectos do seu negócio digital.

5 principais indicadores para acompanhar

Ao realizar a análise de dados do e-commerce, alguns indicadores são cruciais para obter informações valiosas do negócio. Listamos aqui 5 indicadores principais para acompanhar.

1. Volume e valor das transações

Transações são o número de compras feitas em um período selecionado. Porém, essa métrica pode ser interpretada erroneamente se não houver uma análise bem feita dos dados.

Você pode imaginar que, quanto maior for o número, melhor, certo? Porém, a interpretação não deve ser feita com o olhar superficial. As transações devem ser avaliadas junto com o número de visitas recebidas no seu site no período analisado.

Além disso, precisamos considerar que o valor das transações também importa. Muitas transações, mas de valores baixos, pode não ser interessante para o crescimento do seu negócio.

2. Sessões no e-commerce

Acabamos de falar sobre a importância de analisar o número de visitas no seu site, certo? Entretanto, essa análise pode ser aprofundada com o conceito de Sessões - que possui algumas peculiaridades.

  • Se a pessoa acessou seu site, mas saiu e voltou depois de 30 minutos, é contabilizado duas sessões;
  • Se a pessoa acessou seu site, saiu e voltou dentro de 30 minutos, apenas uma sessão é contabilizada;
  • Se o usuário não realizar nenhuma ação dentro do seu site durante 30 minutos, a sessão é finalizada.
  • Agora, se o usuário continuar navegando no seu site, clicando em algo durante 30 minutos, a sessão continua a mesma.

Conseguiu entender? Um mesmo usuário pode gerar duas visitas para o seu site. Dessa forma, as sessões são métricas importantes a serem analisadas, porém, com atenção.

Por exemplo, se sua empresa estiver rodando anúncios ou campanhas com o objetivo que aumentar os acessos ao site, as sessões devem ser analisadas para confirmar a efetividade da campanha.

Para melhorar a avaliação, divida as sessões em: orgânicas, vindas de anúncio, mídias sociais e e-mail. Assim, sua análise de dados será mais objetiva.

3. Ticket médio

O ticket médio é uma importante métrica na análise de dados do e-commerce. Através dele, é possível saber o valor que o cliente gasta dentro do seu site.

A análise do ticket médio te dará a visão de quantos clientes você precisa ter comprando na sua loja para bater a meta e, principalmente, traçar rotas para o cliente gastar mais e aumente o ticket dentro do seu negócio.

Para calcular o ticket médio do seu e-commerce, realize o seguinte cálculo:

Ticket médio = soma do valor das vendas / n.º de vendas feitas

4. Taxa de abandono de carrinho

Com a análise do abandono de carrinho, você saberá em qual etapa do processo de compra o cliente está parando. Pois, se a pessoa chegou a colocar o produto no carrinho, é porque ela tinha a intenção de comprar, algo a fez mudar de ideia.

Analise se essa mudança pode ter ocorrido pelo processo de checkout complexo, se o frete está alto ou se as formas de pagamento não ser tão abrangentes como deveriam.

Para elaborar essa taxa, utilize a seguinte fórmula:

Taxa de abandono de carrinho = (n.º de pessoas que colocam produto no carrinho / n.º de pessoas que efetuam a compra) x 100

5. Taxa de conversão

A taxa de conversão traz um resultado em porcentagem que permite verificar quantos visitantes do seu e-commerce estão realmente adquirindo um produto.

Nesse momento, quanto maior for sua taxa de conversão, melhor é seu resultado. Ela indica que, com uma quantidade de clientes X, você consegue realizar um bom número de vendas.

Agora, se a sua taxa de conversão estiver baixa, o resultado é ruim. Nesse caso, muitas pessoas estão acessando seu site, mas poucas estão comprando. E de nada vale ter muitos acessos e poucas vendas, não é?

Para fazer o cálculo da taxa de conversão, faça:

Taxa de conversão = (n.º de visitantes que compraram / n.º de visitantes) x 100

Com esses 5 indicadores você já pode começar a fazer uma análise de dados do e-commerce eficiente. Qual delas você ainda não utiliza no seu negócio?