O futuro do mobile commerce: tendências e previsões

6 de Fevereiro de 2024

O comércio eletrônico surgiu como uma tendência para o varejo tradicional. No entanto, essa modalidade de compra continuou conquistando espaço ao encantar o público. Hoje, surgem tendências para potencializar seu próprio funcionamento. Com isso, o que esperar do futuro do mobile commerce?

Bem, não podemos prever de fato o futuro, mas uma certeza é inevitável: o crescimento exponencial do mobile commerce. Novas tendências surgem influenciadas pelas mudanças no comportamento do consumidor e pelos avanços tecnológicos.

A expansão é constante e primorosa. Por isso, empresas que desejam se manter atualizadas e queridas pelo público devem investir nas previsões do futuro do mobile commerce. Conheça as principais tendências a seguir:

O futuro do mobile commerce: tendências e previsões

O futuro do mobile commerce: tendências e previsões

Primeiro, antes de conhecer as tendências e previsões do futuro do mobile commerce, é preciso compreender que tudo isso gira em torno das necessidades e desejos dos consumidores.

A internet modificou o comportamento do consumidor, e um dos maiores reflexos é nas compras por dispositivos móveis. A oportunidade para realizar uma compra nunca esteve tão perto e fácil. 

Porém, por mais que seja tecnicamente prático, os usuários ainda encontram dificuldades durante sua jornada de compra online. E é aí que entram as tendências e previsões que iremos abordar.

O que acontece é que: essas tendências são melhorias e mudanças que visam suprir as carências dos consumidores durante a compra.

Com tantas opções no mercado, e mais ainda por não haver barreiras geográficas para escolher uma empresa, os consumidores passaram a poder fazer exigências e decidir qual a opção mais agradável. Isso transformou o entendimento de como atrair o cliente.

Por isso, tendências de e-commerce de modo geral, são baseadas na personalização da experiência do consumidor. Elas surgem para adaptar o universo do comércio eletrônico e, assim, atender as demandas do público.

Ou seja, a experiência do consumidor durante sua jornada de compra define e faz surgir outras tendências. Não é apenas sobre criar experiências online que facilitam a compra, mas também tornar o processo envolvente e cativante.

O intuito é aproximar o consumidor da empresa através do cuidado e preocupação. É uma maneira de conquistar e fidelizar clientes que vivem conectados.

Por isso, fique atento às tendências e previsões que traremos a seguir:

1. UX Design

Quando você acessa um determinado aplicativo, ele está disposto de uma maneira específica, certo? Bem, o UX Design é justamente a área que faz o “desenho” do aplicativo para que faça sentido durante a navegação.

Essa tendência busca suprir as necessidades do consumidor a partir da organização das informações, imagens e todos os outros pormenores presentes na interface dos dispositivos durante a compra.

O UX Design trabalha a experiência que um usuário teria ao interagir com a empresa e seus produtos no ambiente digital. Envolve compreender o comportamento do consumidor e transmitir isso nas definições do aplicativo.

Veja bem, se as categorias de produtos não estão organizadas e o cliente não consegue achar o que procura, ele com certeza irá desistir de encontrar o produto em sua loja e vai em busca de outra em que consiga. 

A navegação simplificada é essencial para garantir uma boa experiência do usuário. É como se ele estivesse em uma loja física sem o acompanhamento de um vendedor. Desse modo, tudo deve estar disposto de forma intuitiva para que ele não precise pedir ajuda.

Além disso, não pode haver dificuldade na navegação ou problemas na velocidade e desempenho. Os consumidores se sentem frustrados quando encontram um aplicativo lendo, disfuncional e confuso de utilizar.

2. Inteligência artificial

Não é mais novidade, mas ainda é uma grande tendência do futuro do mobile commerce. A inteligência artificial no comércio eletrônico é uma potencializadora de todas as capacidades da venda online.

Os algoritmos da IA são capazes, por exemplo, de analisar dados do comportamento do usuário e oferecer recomendações personalizadas. Dessa forma, direciona a divulgação de produtos ao público realmente propenso a finalizar uma compra.

Essa tecnologia automatiza processos, otimiza tempo de atendimento e pode criar conteúdos atrativos. Tudo isso facilita tanto a vida do empreendedor quanto a do usuário. E, por isso, deve estar entre as prioridades de investimento dos empreendedores que buscam ter sucesso no futuro do mobile commerce.

3. Experiência omnichannel

A experiência omnichannel é uma abordagem de comunicação, vendas e atendimento que visa manter uma experiência de compra coesa e contínua independentemente da modalidade escolhida para realizar a compra.

A experiência do usuário deve ser a mesma se a compra for física ou online. Ou seja, não importa se for presencial, por aplicativo, redes sociais ou qualquer outro canal de atendimento, a loja deve manter o mesmo posicionamento.

Além disso, é muito importante alcançar o consumidor através do seu canal preferido. Mas, para isso, é preciso manter a sincronicidade entre eles e não cansar o consumidor com informações repetidas ou confundir com um tom de voz em cada canal.

Trata-se de uma estratégia para engajar o cliente. Não adianta procurar personalizar a experiência do usuário, mas proporcionar uma diferente em cada local. Isso não cria conexão nenhuma e confunde o usuário.

Essa tendência tem como foco a abordagem que a loja faz com o consumidor, e a conveniência e consistência são cruciais para o funcionamento. Está diretamente ligado com a experiência de compra do consumidor e, por isso, deve ter a atenção dos empreendedores.

4. Descomplicar o processo de pagamento

O momento de finalizar a compra e processar o pagamento é muito delicada para alguns usuários. A preocupação com a segurança dos dados bancários e possíveis fraudes é gigantesca.

Em meio a tudo isso ainda existe a complexidade no pagamento. Com isso,  muitos clientes desistem de finalizar a compra, pois o processo é longo e complicado, exigindo mais tempo e atenção.

Além disso, a falta de opções de pagamento também reduz as chances de compra. Os usuários esperam encontrar suas preferências em meio às opções, e a inexistência pode influenciar e a acabar com todo o processo de experiência que vinha acontecendo até o momento.

A tendência no futuro do mobile commerce é que as lojas priorizem o investimento em formas de pagamento descomplicadas e diversas para atender o maior número de clientes.

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As tendências do futuro do mobile commerce levam a uma conclusão: o consumidor é o protagonista das suas decisões. Isso quer dizer que é preciso levar em consideração seus anseios e desejos em toda decisão da empresa.

A abordagem que a empresa tem no atendimento online não apenas impulsiona as vendas e garante bons resultados. Também é uma forma de construir um relacionamento com o cliente. E isso é essencial para o sucesso a longo prazo de uma empresa.

A evolução e mudança são inevitáveis no comércio como um todo. Entretanto, lojas que antecipam as mudanças e se adaptam às demandas dos consumidores são capazes de se manter competitivas.

Por isso, a loja que quer ter sucesso e bons resultados deve compreender o impacto do aplicativo na jornada de compra do cliente. Se a tendência é cada vez maior para compras por dispositivos móveis, investir em um aplicativo é a melhor alternativa.

O aplicativo serve como um canal direto, o que ajuda a criar conexão entre loja e cliente. A plataforma reúne tudo que os empreendedores e os usuários buscam para melhorar a experiência de compra.

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