Desafios e soluções na gestão de entrega
15 de Abril de 2024
Você já parou para pensar que o processo de venda não termina no momento em que o consumidor finaliza a compra? Pois bem, a venda só termina de fato quando ele recebe o pedido. E, por isso, a logística da gestão de entrega deve receber atenção redobrada dos empreendedores.
É preciso garantir que o cliente receba a mercadoria e, principalmente, que tudo esteja certo com ela. Afinal, manter o compromisso de um bom atendimento após a finalização da compra é um dos fatores que fazem as lojas ganharem o coração do público.
No entanto, administrar tudo isso não é tarefa fácil. As demandas envolvendo a gestão de entrega são diversas e trabalhosas. Felizmente, existem recursos que podem ser usados para facilitar os procedimentos e garantir mais qualidade e eficiência na entrega.
Neste artigo vamos conhecer esses desafios e suas soluções! Continue a leitura e aproveite!
Como funciona a gestão de entrega?
Nada melhor do que ver as taxas de conversão aumentando, assim como os lucros e rendimentos da empresa, não é mesmo? Todo empreendedor espera o momento em que o consumidor confirma os dados de pagamento e finaliza a compra.
Para chegar nesta etapa, os desafios de chamar atenção para o e-commerce, tornar a jornada de compra atrativa e fazer com que ele confirme a compra estão superados. Isso é ótimo, mas podemos dizer que foi “meio caminho andado” para conquistar esse consumidor.
A gestão de entrega é essencial para garantir que essas pessoas voltem a fazer mais compras e que se tornem de fato clientes - a famosa fidelização.
O processo de gestão de entrega começa a partir do momento em que o pedido é confirmado e notificado pelo site ou aplicativo de e-commerce. A partir disso, todo o cuidado é pouco para garantir uma boa entrega.
O passo seguinte é confirmar que há o produto em estoque e separá-lo. Depois, verificar as informações de envio, emitir nota fiscal e enviar o produto com as melhores opções de transporte.
De modo geral, os e-commerces podem escolher entre duas opções: enviar pelos correios ou por uma transportadora privada. Nos dois casos há questões envolvendo as opções de envio, CEP do destinatário, peso e tamanho do pacote, entre outros detalhes.
Como podemos perceber, a gestão de entrega engloba muitas demandas. E, para conseguir cumprir com elas, o empreendedor passa por diversos desafios também.
Desafios e soluções na gestão de entrega
Mais do que simplesmente entregar produtos, os empreendedores devem administrar problemas e superar desafios que aparecem no meio do processo da gestão de entrega. A seguir, vamos conhecer mais sobre esses desafios e as soluções para superá-los.
Organização de envio
A organização de envio é, na verdade, a solução de muitas das dificuldades na gestão de entrega. No entanto, manter essa organização é um dos maiores desafios.
Dentre os problemas envolvendo a desorganização podemos citar facilmente a falta de informações para completar a entrega, que resulta em atrasos, pedidos com erros e até mesmo extravios e avarias.
Consequentemente, o cliente não fica satisfeito e faz reclamações. Tudo isso pode levar a conflitos internos na empresa, além de custos extras que comprometem o faturamento do negócio.
Dessa forma, a organização de envio é decisiva para que o cliente volte - ou não - a comprar do seu e-commerce. E, por isso, deve ser prioridade na gestão de entrega do seu e-commerce.
Desde a catalogação dos produtos, passando pelo controle de estoque até a administração do envio, tudo faz parte de uma boa organização. Afinal, não há como o envio ser organizado se as outras demandas do e-commerce não são funcionais e eficientes.
Eficiência na entrega
Uma das maiores reclamações de quem compra por e-commerce é em relação a demora da entrega. E pode, inclusive, fazer com que o consumidor desista da compra online.
Isso tem forte relação com a expectativa criada na hora da compra. No momento de finalizar o pedido é apresentado um prazo estimado de entrega, certo? É essencial que ele seja realista e a gestão de entrega esteja preparada para cumprir com este prazo.
O desafio de ter eficiência na entrega é complexo, pois não depende só da agilidade do e-commerce em preparar o pedido para envio. Por isso, é importante trabalhar com transportadoras confiáveis e ágeis ou ser o próprio responsável pela entrega para garantir a eficiência na entrega.
Em um cenário ideal, todas as entregas seriam feitas antes do prazo estimado. Porém, enquanto isso não acontece, uma alternativa que ameniza a situação é a comunicação transparente com o cliente.
Manter o status de entrega atualizado, disponibilizar sistemas de rastreamento de pedidos ou até mesmo enviar para o cliente o progresso da entrega são ótimas maneiras de reduzir a ansiedade do consumidor. Isso tranquiliza e torna a experiência mais agradável.
Danos no produto
Vamos imaginar que a entrega foi rápida e que chegou antes mesmo do esperado. Isso não vai adiantar de nada para a satisfação do cliente se o produto estiver danificado.
Este é um problema comum e que assombra muitos empreendedores, pois não há como ter total controle do que acontece com o pedido no caminho até o comprador.
O melhor jeito de enfrentar esse desafio é se certificar que o produto foi enviado nas melhores condições, com embalagens adequadas e seguras que o protejam durante todo o transporte.
No entanto, problemas acontecem em situações imprevisíveis e acidentais. Neste momento, o que fará diferença para o consumidor é o modo como você lida e soluciona o problema.
Por isso, dê atenção ao atendimento pós-venda, acompanhe e confirme com o cliente se deu tudo certo com a entrega. Em meio a tantas incertezas que o consumidor passa, proporcionar segurança ao cliente no e-commerce durante a gestão de entrega é uma maneira de garantir uma boa experiência.
Devoluções
Do mesmo modo que os danos no produto, as devoluções de mercadoria no e-commerce também são um desafio na gestão de entrega.
O cliente pode optar por devolver o produto por uma série de motivos, e está no seu direito enquanto consumidor. Isso não quer dizer necessariamente que a loja fez um mau atendimento ou que deu algum problema com o produto.
Em um e-commerce de roupas, por exemplo, pode ser que o consumidor apenas comprou o tamanho errado e deseja trocar pelo certo.
Para facilitar a gestão de entrega, também é preciso facilitar a logística de devolução. Por isso, simplifique processos e estabeleça procedimentos rápidos e eficazes. Pois, se não houver uma boa organização para que o produto retorne ao estoque, o e-commerce pode ser prejudicado.
-> Leia também: Desafios comuns no e-commerce resolvidos pelo aplicativo
Bons clientes surgem das boas experiências!
A gestão de entrega é fundamental para proporcionar aos consumidores boas experiências. E, com isso, conquistar o público até que se tornem clientes fiéis.
Se o consumidor confiou no seu e-commerce e finalizou a compra, é essencial cumprir com uma entrega de ótima qualidade. Assim, seu e-commerce cresce de modo saudável e com clientes engajados!