A Mobilizei é uma solução tecnológica que permite a criação de aplicativos para celulares Android e iOS, integrados com sua plataforma e-commerce, diretamente por você. Você terá acesso a um painel de controle onde poderá configurar seu aplicativo e solicitar a sua publicação.
Feito isso, vamos enviar o seu aplicativo para uma revisão junto às lojas de cada plataforma (Android e iOS) e depois de alguns dias (de acordo com os Termos de Uso de cada loja) ele estará disponível para download nos celulares de todos os seus clientes.
Ao criar sua conta na Mobilizei, você terá acesso a um painel de controle no qual poderá configurar seu app, adicionando informações como título, descrição, palavras chaves, imagens de ícone e tela de introdução, etc.
Além disso, de acordo com plano escolhido, você tem a liberdade de escolher dentre diversos temas disponíveis aquele que se encaixa às suas necessidades e personalizá-lo da maneira que quiser!
Posteriormente, basta solicitar a publicação do seu aplicativo.
Feito isso, enviamos o seu aplicativo para uma revisão junto às lojas de cada plataforma (Android e iOS) e depois de alguns dias, ele estará disponível para download.
Não, seu aplicativo será totalmente integrado com a sua loja! Você continuará gerenciando todos os seus produtos e pedidos no painel de controle da sua loja e qualquer modificação feita nos seus produtos ou categorias refletirá automaticamente no aplicativo.
O aplicativo não processa o pagamento de um pedido diretamente. Então, para finalizar uma compra, seu cliente será redirecionado para a página de checkout do seu site. Esse processo acontece dentro do app, de forma totalmente transparente, garantindo a melhor experiência de compra possível para o seu cliente.
Sim, todas as opções de pagamento configuradas por você para o seu site estarão disponíveis automaticamente no aplicativo!
Para finalizar uma compra no aplicativo, o seu cliente será redirecionado de forma transparente para a página de checkout da sua loja. Com isso, todas as opções de pagamento do seu site também estarão à disposição no aplicativo.
O estoque do seu site e do seu aplicativo são integrados. Seu controle de estoque continua sendo feito pelo painel administrativo da sua loja, assim como você já faz hoje!
O aplicativo não processa o pagamento diretamente, direcionando o seu cliente para o checkout do seu site no momento da finalização de uma compra. Isso garante que o controle de vendas e de estoque do seu aplicativo e do seu site sejam integrados.
Sim, a Mobilizei permite que você crie um aplicativo para ambas plataformas! Para que possamos publicar os seus aplicativos você deverá criar contas de desenvolvedor para a sua empresa tanto no Google Play (Android) quanto na App Store (iPhone).
Acessando a nossa seção de Tutoriais você encontra todas as informações necessárias para criar estas contas para a sua empresa.
Não, a configuração que você fizer no seu painel Mobilizei é válida para as duas versões.
A Mobilizei não cobra taxa de setup e faz a publicação e o gerenciamento dos seus aplicativos sem nenhum custo adicional. Para isso, é necessário somente que você crie contas de desenvolvedor no Google Play (Android) e na App Store (iPhone).
A criação de uma conta de desenvolvedor do Google Play tem uma taxa única de registro de U$25 (vinte e cinco dólares). Já a conta de desenvolvedor da Apple tem um custo anual de U$99 (noventa e nove dólares). Estes valores são pagos por você diretamente para o Google e a Apple, respectivamente.
Acessando a nossa seção de Tutoriais você encontra todas as informações necessárias para criar estas contas para a sua empresa.
Lembrando que você não precisa necessariamente publicar o seu aplicativo em ambas as plataformas! Você pode, por exemplo, disponibilizar o seu app inicialmente para celulares Android e, posteriormente, solicitar a sua publicação para celulares iOS.
Uma vez que a publicação do seu aplicativo tenha sido solicitada ele passará por uma revisão em cada uma das lojas (Play Store e App Store) antes de ser disponibilizado para download.
Esta revisão pode levar até 20 dias úteis, tanto para a versão Android quanto para a versão iOS. Porém, este prazo pode variar para mais ou para menos de acordo com a velocidade da revisão realizada pelo Google ou pela Apple.
O conteúdo do seu app estará submetido às regras das lojas de aplicativos de cada plataforma (Android e iOS).
Alguns exemplos de produtos que não podem ser comercializados por meio de aplicativos disponíveis na Google Play e na App Store são os seguintes:
Recomendamos que antes de contratar o serviço da Mobilizei, você verifique a lista completa de conteúdo restritos nas lojas do Google e da Apple e certifique-se que a sua loja não comercialize nenhum produto restrito. Caso este seja o caso da sua loja, não será possível publicar o seu aplicativo.
A política de conteúdo restrito da Google Play pode ser encontrada neste link. Já as regras que os aplicativos disponíveis na App Store devem seguir estão disponíveis neste endereço.
As buscas por aplicativos na Play Store e na App Store funcionam de forma análoga à busca por sites no Google. Quando uma busca é realizada com determinado termo, a Play Store e a App Store trazem aqueles aplicativos que são mais relevantes para os termos de busca utilizados.
Conforme seu aplicativo vai ganhando mais relevância, mais fácil será de ele aparecer nos resultados!
Depois que a publicação do seu aplicativo for aceita, a sua versão Android terá um link de download único na Play Store e a sua versão iOS um link de download único na App Store.
Você pode divulgar estes links diretamente para os seus clientes ou então em algum material promocional da sua loja: banners, ícones no seu site ou e-mails marketing, por exemplo.
Você pode ainda criar QR Codes com cada um destes links, para agilizar o download do seu aplicativo pelos seus clientes.
Além disso, seu aplicativo também poderá ser encontrado por meio das buscas de cada uma das lojas. Logo que seu aplicativo for lançado, é possível que você tenha dificuldades em encontrá-lo dessa forma. Porém, conforme ele for ganhando mais relevância, ele deverá aparecer nos resultados das buscas realizadas na Play Store e na App Store.
Caso você tenha contratado o plano Básico, o layout do seu aplicativo será configurado automaticamente de acordo com o seu site! Você também terá a liberdade de configurar o menu de navegação do seu app, escolhendo quais páginas do site você deseja destacar.
Já se você escolheu o plano Pro, além de poder usar esta mesma configuração automática, você também terá disponível diversos outros temas e poderá escolher aquele que se encaixa melhor às suas necessidades.
Escolhido um tema, você também poderá personalizá-lo livremente, adaptando-o à identidade visual da sua loja.
Não, todos os temas estão disponíveis gratuitamente para clientes do plano Pro!
Com exceção do tema Web, que reproduz o layout do site da sua loja no aplicativo, todos os outros temas disponíveis para o app são diferentes daqueles disponíveis para o seu site!
Quando construímos um site, todos os seus arquivos ficam concentrados em um só lugar, hospedados em um servidor. Qualquer alteração feita no site é realizada nos arquivos hospedados no servidor e dentro de pouco tempo ficam disponíveis para todos aqueles que acessarem o seu link.
No caso de aplicativos isso é diferente! Quando você instala um aplicativo no seu celular, os seus arquivos são copiados e instalados diretamente no seu dispositivo.
Isso faz com que algumas alterações exijam que seja lançada uma atualização para o seu aplicativo: uma nova versão dos arquivos do seu aplicativo que deve ser baixada novamente no celular de todos aqueles que o instalaram.
Aqui na Mobilizei, dependendo da alteração que você realizar no seu painel, será necessário que você solicite uma nova publicação do seu aplicativo, para que uma atualização seja enviada para a Play Store ou para a App Store.
Além disso, eventualmente nós também podemos lançar atualizações para o seu aplicativo. Fazemos isso para incluir novas funcionalidades ou garantir a sua compatibilidade com novas versões dos sistemas Android e iOS.Modificações realizadas nas seções Dados gerais e Imagens vão exigir o lançamento de uma nova atualização do seu aplicativo.
Já alterações na seção Layout (e.x.: mudança de tema, inclusão de um novo banner, etc) vão ser refletidas imediatamente no seu app, bastando apenas que você o feche totalmente e o abra de novo para carregar as novas configurações.
Mas não precisa decorar isso! Sempre que você fizer alguma alteração que exigir o lançamento de uma atualização, você será informado sobre isso no seu painel Mobilizei.
Quando você solicita a publicação de uma atualização, esta nova versão do seu aplicativo será enviada novamente para o App Store e/ou a Play Store e passará por uma nova revisão.
Com isso, o prazo para liberação de uma atualização é de até 20 dias úteis, podendo variar para mais ou para menos, dependendo da velocidade de revisão das plataformas.
Tanto celulares Android quanto celulares iOS possuem uma função que atualiza automaticamente os seus aplicativos instalados.
Porém, essa é uma configuração que depende de cada celular. Por exemplo, alguns celulares instalam novas atualizações somente de madrugada ou então somente quando o celular estiver conectado a uma rede WiFi.
Além disso, a atualização automática é uma configuração que pode ser desabilitada livremente pelo dono do dispositivo.
Normalmente esta atualização automática vem ligada de fábrica. Mas como essa é uma configuração que depende de cada dispositivo, não é possível garantir que o seu aplicativo estará atualizado no celular de todos os seus clientes.
Por isso a nossa sugestão é: sempre que você lançar uma atualização avise os seus clientes! Aproveite essa oportunidade para trazê-los novamente para dentro do seu aplicativo, seja avisando-os por um e-mail marketing ou ainda utilizando notificações push!
Não, você precisa obrigatoriamente solicitar a atualização do seu aplicativo!
Mas não se preocupe, sempre que você fizer alguma alteração que exigir o lançamento de uma atualização, você será informado sobre isso no seu painel Mobilizei e poderá solicitar a sua atualização logo em seguida.
Não é possível suspender um pedido de publicação já disparado. Assim, só é possível solicitar uma nova publicação quando a anterior for concluída.
Não! Caso o seu aplicativo já tenha sido publicado anteriormente, ele continuará disponível no mesmo link de download enquanto a nova versão está em fase de aprovação.
É a conta que permitirá publicar o seu aplicativo Android e disponibilizá-lo para download na Google Play Store.
A criação de uma conta de desenvolvedor do Google Play tem uma taxa única de registro de U$25 (vinte e cinco dólares) e deve ser paga diretamente para o Google.
Para disponibilizar um aplicativo Android para download na Play Store, o Google exige que seu responsável possua uma conta de desenvolvedor do Google Play.
É por meio desta conta que a publicação do aplicativo será solicitada e passará por uma revisão do Google, que verifica se o conteúdo do aplicativo está de acordo com suas políticas, antes de aprovar ou não a sua publicação.
Dentre os diversos pontos que o Google avalia durante a revisão de um aplicativo, um deles é a sua propriedade intelectual, para verificar se o dono da conta realmente possui direitos sobre o conteúdo do aplicativo.
Então, apesar de haver casos onde um aplicativo acaba sendo publicado diretamente na conta de uma empresa desenvolvedora, não é possível garantir que o Google sempre irá permitir a publicação em conta de terceiros ou que não poderá retirar o aplicativo do ar posteriormente.
Além disso, outros aplicativos publicados na mesma conta de desenvolvedor podem afetar a disponibilidade do seu aplicativo.
Por exemplo, se outro aplicativo publicado na mesma conta que o seu violar alguma política da Play Store, o Google pode tirar do ar todos os aplicativos desta conta, inclusive aqueles que estão de acordo com todas as suas políticas!
Por isso, a maneira mais segura de garantir a presença da sua loja na Play Store é criando uma conta de desenvolvedor exclusiva para sua empresa!
Além disso, ter a sua própria conta de desenvolvedor também garante que você tenha acesso aos dados de download do seu aplicativo, comentários dos seus clientes e possua controle total sobre tudo que envolve o seu app.
Na nossa seção de tutoriais nós ensinamos todos os passos necessários para que você crie a sua conta de desenvolvedor do Google Play.
Não, a publicação da versão Android do seu aplicativo não é obrigatória! Se você quiser, pode disponibilizá-lo somente na versão iOS.
Para publicar o seu app versão Android, é necessário que você nos conceda um acesso à sua conta de desenvolvedor do Google Play. Somente com este acesso nós poderemos solicitar a publicação do seu aplicativo por meio da sua conta.
A versão Android é disponibilizada em cerca de 20 dias úteis a partir da data que você solicitou a sua publicação, desde que você já tenha nos enviado um convite de acesso à sua conta de desenvolvedor do Google Play e esteja tudo certo com o nosso acesso.
Este prazo pode variar para mais ou para menos de acordo com a velocidade da revisão realizada pelo Google.
É a conta que permitirá publicar o seu aplicativo iOS e disponibilizá-lo para download na App Store.
A criação de uma conta de desenvolvedor Apple tem um custo anual de U$99 (noventa e nove dólares) e deve ser pago diretamente para a Apple
Não, a publicação da versão iOS do seu aplicativo não é obrigatória! Se você quiser, pode disponibilizá-lo somente na versão Android.
Criar um número DUNS!
O número DUNS é obrigatório para criar uma conta de desenvolvedor Apple para a sua empresa.
D-U-N-S (que significa Data Universal Numbering System), é um sistema usado para manter informações atualizadas de mais de 280 milhões de empresas globais.
É um sistema proprietário desenvolvido e regulamentado pela Dun & Bradstreet (D&B). Ele atribui um identificador numérico exclusivo - conhecido como número DUNS - para cada empresa. É como se fosse o nosso CNPJ brasileiro, mas em escala mundial.
A Apple tem uma política em que verifica cada empresa solicitante, antes de permitir que seja criada uma conta de desenvolvedor. Para tornar a verificação mais fácil e rápida, a Apple solicita que todas as empresas digitem seu número DUNS.
Atualmente, a obtenção de um número DUNS é totalmente gratuita.
Depois de solicitado, o número DUNS será enviado para o seu e-mail em até 5 dias úteis. Porém, este processo pode demorar alguns dias caso a equipe da D&B solicite informações adicionais da sua empresa.
Depois de receber o número D-U-N-S, pode levar até dois dias úteis para que a Apple receba as suas informações da D&B. Depois desse período, você poderá se inscrever como empresa ou organização no Apple Developer Program.
O próximo passo é criar a sua conta de desenvolvedor Apple do tipo Empresarial (Company / Organization). Para isso, você pode seguir este tutorial.
Somente com uma conta de desenvolvedor Apple do tipo Empresarial (Company / Organization) é possível que você nos conceda os acessos necessários para a publicação da versão iOS do seu aplicativo.
Sim, basta seguir o processo normal de criação da conta!
Sim! Porém, em algumas situações, a criação de uma conta de desenvolvedor por empresas do tipo EIRELI podem apresentar erros no site da Apple.
Neste tipo de situação, é necessário entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Apple para finalizar a criação da conta.
Caso sua empresa seja do tipo EIRELI e você esteja enfrentando dificuldades na criação da conta de desenvolvedor, clique aqui para ver como você pode entrar em contato com o suporte da Apple e solicitar ajuda neste processo.
Somente com uma conta de desenvolvedor Apple do tipo Empresarial (Company / Organization), é possível liberar todos os acessos necessários para que a Mobilizei possa realizar a publicação do seu aplicativo iOS.
Caso a sua conta seja do tipo Individual, você pode seguir este tutorial para solicitar gratuitamente a alteração do seu tipo de conta para a Apple.
Clique aqui e veja como descobrir qual é o tipo da sua conta.
Para publicar o seu app versão iOS, é necessário que você nos conceda um acesso à sua conta de desenvolvedor Apple. Somente com este acesso nós vamos poder solicitar a publicação do seu aplicativo por meio da sua conta.
A versão iOS do seu aplicativo é disponibilizada em cerca de 20 dias úteis a partir da data de solicitação, desde que você já tenha enviado o convite de acesso à sua conta de desenvolvedor Apple e a mesma seja do tipo “Empresarial”.
Este prazo pode variar para mais ou para menos de acordo com a velocidade da revisão realizada pela Apple.
Caso a Apple não identifique o pagamento da assinatura anual do programa de desenvolvedor, ela retira do ar todos os aplicativos publicados na conta.
Mas não se preocupe, este processo é reversível! Basta efetuar o pagamento da nova anuidade para que seu aplicativo seja disponibilizado para download novamente pela Apple.
A palavra “push”, vem do Inglês e significa “empurrar”. Ou seja, é aquele “empurrãozinho” que seu cliente precisa para retornar ao seu aplicativo!
As notificações push são alertas de banners ou pop-ups que aparecem na tela do celular daqueles clientes que têm o seu aplicativo instalado. Elas são a forma mais simples e eficiente de comunicação entre você lojista e o seu cliente.
Sua principal função é permitir um canal de comunicação rápido e simples entre você e seus clientes. Você pode utilizar as notificações push para informar seus clientes sobre as suas promoções, produtos novos, cupons de desconto e quaisquer outros avisos.
Além de textos e imagens, é possível adicionar ações interativas com opção de redirecionamento para o aplicativo em si, um produto, uma categoria ou um link externo.
Aqui na Mobilizei as notificações push são ilimitadas! Você envia quantas e quando quiser.
Não necessariamente. Tanto o sistema operacional Android, quanto o iOS, permitem que seus usuários desativem o recebimento de notificações push de um aplicativo. Ou seja, não é certeza absoluta que todos receberão a sua mensagem!
Existem vários motivos pelos quais você ou o seu cliente pode não ter recebido a notificação!
Os principais são relacionados a conexão. Seja 3G, 4G, 5G ou WiFi, todas elas podem ter tido alguma falha momentânea impossibilitando o recebimento da mensagem.
Outro motivo é você ou ele ter desativado a opção de recebimento. Então basta checar a seção de configurações do seu aparelho e confirmar se essa opção está ativa no seu aplicativo!
Além disso, o seu aplicativo não pode estar aberto em primeiro plano. Neste tipo de situação, o sistema operacional pode interpretar que o usuário já está utilizando o aplicativo e não exibir a notificação.
O tamanho máximo é 100 KB e a resolução recomendada é 300 x 300 px.
Caso a imagem não siga essas recomendações pode acontecer do seu cliente não recebê-la. Então fique atento às sugestões!
O conteúdo da notificação push enviada por você será exibido tanto no seu aplicativo Android quanto no seu aplicativo iOS. Porém, não necessariamente o layout da notificação será o mesmo em celulares diferentes!
Os sistemas Android e iOS tratam a exibição da notificação de forma diferente. Além disso, pode haver diferenças no layout da notificação entre versões diferentes de um mesmo sistema operacional. Isso é especialmente comum em celulares Android, que podem ter o seu sistema customizado livremente pelo seu fabricante.