Estoque de segurança no e-commerce: o que você precisa saber?

22 de Novembro de 2023

Manter o e-commerce rodando sem ser impactado por imprevistos ou flutuações do mercado é o ideal para o negócio ser lucrativo, certo? Para isso, manter um estoque de segurança no e-commerce é uma estratégia de grande valor.

A gestão dos produtos armazenados, assim como a manutenção de um estoque de segurança no e-commerce, permitem que seu negócio não deixe de vender por falta de produto.

Saber o que é o estoque de segurança no e-commerce e como ele pode auxiliar seu negócio é essencial para alavancar sua empresa e cooperar para a fidelidade do cliente. Confira mais informações logo a seguir!

Estoque de segurança no e-commerce: o que você precisa saber?

O que é estoque de segurança no e-commerce?

O conceito de estoque de segurança no e-commerce, diz respeito à quantidade mínima de produto que uma empresa reserva em seu estoque para ir reabastecendo as vendas quando necessário.

Ele é essencial para que, caso aconteça algum imprevisto ou atraso na entrega dos fornecedores, sua loja não seja prejudicada pela falta de produtos.

Vale ressaltar que o termo “estoque de segurança” e “estoque mínimo” possuem o mesmo significado. Ambos tratam do volume de produtos que o empreendedor deve manter em seu estoque como margem para atrasos de fornecedores.

Por que manter um estoque de segurança no e-commerce é importante?

Para entender a importância de manter um estoque de segurança no e-commerce, vamos analisar o seguinte exemplo.

Digamos que você vende produtos de maquiagem. Porém, por conta de atraso dos fornecedores, um produto que está com alto volume de buscas pelos clientes esgotou. Se você possui um estoque de segurança, ainda terá algumas unidades para repor e não perder vendas.

Agora, se você não se planejou e estabeleceu um estoque de segurança no e-commerce, poderá perder vendas e ter o faturamento diminuído. Viu só como é essencial manter alguns produtos armazenados para reposição?

O estoque de segurança tornará seu negócio mais competitivo, pois, apesar dos imprevistos, você conseguirá continuar vendendo seus produtos até que uma nova remessa seja entregue pelo fornecedor.

Sabemos que muitos empreendedores, principalmente no início, ficam com medo de manter um estoque de produtos por temerem que não haja vendas e o produto não tenha saída.

Porém, em um cenário otimista e estratégico, o ideal é estar preparado para quando a oportunidade surgir. Então, se a venda aparecer, mas você não tiver o produto, acabará gerando uma experiência do cliente ruim e diminuindo a competitividade do seu negócio.

Como estabelecer um número mínimo de produtos no estoque de segurança?

Os empreendedores não precisam ficar com medo de manter produtos guardados no estoque, pois o estoque de segurança no e-commerce é estabelecido após um cálculo. Esse cálculo lhe dará o número ideal de itens a serem armazenados, assim você não precisa trabalhar com a intuição.

Para calcular o estoque mínimo, é necessário fazer a seguinte conta:

  • Estoque de segurança = média de vendas por dia x tempo de entrega (em dias)

Veja só: imagine uma loja virtual que trabalha com uma média de 15 vendas no dia, e a média de dias para o fornecedor entregar uma nova remessa de determinado produto é de 10 dias. Dessa forma, o estoque de segurança mínimo, para a loja não esgotar o produto até a próxima entrega, seria de 150 itens.

Esse cálculo é uma base para entender como estabelecer um número mínimo para o estoque de segurança do e-commerce. Haverá dias de pico de vendas e dias com menos vendas, por isso, o número pode não ser exato.

Como gerenciar o estoque de segurança no e-commerce?

Fazer a gestão do estoque de segurança no e-commerce é importante para certificar-se que a loja conseguirá suprir as necessidades dos clientes com rapidez e eficiência.

Outro ponto de destaque é que, apesar do estoque de segurança ser uma estratégia essencial para seu negócio, você deve se atentar para não manter os produtos parados ou um estoque muito grande de itens que possuem pouca saída.

Todos esses cuidados, aliados às ferramentas corretas, irão auxiliá-lo a obter resultados positivos com seu e-commerce. Confira abaixo as dicas que separamos para você!

Analise a demanda da sua loja

Para gerenciar o estoque de segurança com eficiência, comece analisando profundamente a demanda da sua loja. Solicite relatórios de vendas, acompanhe a trajetória do cliente em seu endereço online, analise dados dos principais produtos vendidos — tudo isso lhe dará mais direcionamento.

Atente-se ao tempo de entrega dos fornecedores

Outro ponto ideal para o gerenciamento do estoque de segurança no e-commerce é o tempo de entrega dos fornecedores. Calcule a demanda média e o tempo médio de entrega dos produtos da sua loja para estabelecer e gerenciar o estoque.

Revise regularmente os parâmetros

Após definir o estoque de segurança, você deve revisar periodicamente os parâmetros definidos. Afinal, a demanda por determinado produto pode mudar, assim como os fornecedores escolhidos também. Esteja sempre atento aos dados do seu negócio para evitar prejuízos.

Integre aplicativos para otimizar a gestão

Possuir um aplicativo integrado a sua loja irá auxiliar na gestão otimizada do estoque de produtos no e-commerce. O aplicativo da sua loja permitirá um acesso mais facilitado dos clientes ao seu negócio, o que pode influenciar no número de vendas e consequentemente na demanda dos produtos.

Soluções como as oferecidas pela Mobilizei podem ser ótimas alternativas para ter mais controle sobre o seu negócio.

4 benefícios do estoque de segurança no e-commerce

Após compreendermos tudo sobre o estoque de segurança no e-commerce, podemos falar sobre os principais benefícios dessa estratégia:

1. Satisfação do cliente

O estoque de segurança impacta diretamente a satisfação do cliente, pois, ao buscar por um produto, ele não irá se deparar com a desanimadora frase “produto indisponível”. Além disso, seu negócio estará sempre pronto para atendê-lo, sem demoras ou frustração.

Assim, ele se sente mais satisfeito e pode adquirir outros produtos no seu e-commerce em outro momento.

2. Segurança no fluxo de vendas

O ideal é manter o fluxo de vendas operando sem nenhuma interrupção. Com a definição de um estoque mínimo de produtos, isso é possível. Com ele, o empreendedor poderá trabalhar tranquilo, pois não terá o fluxo de vendas interrompido.

3. Reposição adequada do estoque

As empresas que estabelecem um estoque de segurança mínimo também trabalham bem a reposição do estoque do negócio. Utilizando as estratégias corretas é possível estabelecer a gestão eficiente do estoque, realizando a reposição dos itens adequadamente e prezando pela lucratividade do e-commerce.