Qual a importância do controle de estoque no e-commerce?
30 de Junho de 2022
Todos os empresários que possuem loja virtual precisam saber da importância do controle de estoque no e-commerce. Com organização e planejamento, você garante um melhor desempenho da empresa, contribuindo para o sucesso de vendas.
Contudo, para trabalhar corretamente no controle de estoque, é preciso mais do que apenas organização. Equilibrar compras, gerenciar o armazenamento e administrar as entregas são pontos de igual importância, por exemplo.
Dessa forma, os gestores que souberem fazer esse gerenciamento com cuidado e dedicação verão bons resultados em demais áreas da organização, como o operacional e o financeiro.
Sendo assim, neste artigo vamos ajudar você a entender os principais cuidados para o controle de estoque no e-commerce, com dicas práticas para aplicar no seu dia a dia. Vamos lá!
Importância do controle de estoque no e-commerce
Primeiramente, antes de chegarmos nas dicas para você fazer o controle de estoque no e-commerce, vamos falar sobre essa gestão e da importância para o seu negócio.
Nesse sentido, uma boa organização é aquela que permite o controle da mercadoria em um período específico de tempo, que só é possível quando se conhece as necessidades de reabastecimento do e-commerce.
Afinal, você não vai querer que faltem mercadorias e nem que sobrem demais no estoque, pois isso traz prejuízos financeiros e de gestão nas duas formas. Sendo assim, o bom controle do estoque evita esses problemas e faz com que o fluxo de caixa se mantenha em movimento. Você também terá diversos benefícios através desse cuidado, por exemplo:
Menos custos
Como falamos acima, o controle de estoque no e-commerce permite evitar prejuízos com as faltas ou sobras de mercadorias. Dessa forma, evitando o desperdício dos produtos, você estará contribuindo também para a redução dos custos que teria com as reposições.
Além disso, esse cuidado também fará com que seus custos permaneçam baixos, sem que isso interfira no atendimento das demandas.
Vendas no tempo certo
Já pensou se as compras acontecessem assim que a mercadoria é reposta em estoque? O planejamento do e-commerce permite isso e ainda evita o aumento de custos com faltas ou sobrecarga de mercadorias e perda de vendas.
Melhor relacionamento com o cliente
Um cliente frustrado com atendimento é um cliente a menos da sua base, pois esse é um dos principais motivos que fazem com que consumidores fiquem com má impressão da sua loja.
Além de eles não quererem mais voltar a comprar com você, eles podem contribuir negativamente ao falar da má experiência que tiveram na sua empresa. Assim, mais pessoas deixarão de comprar da sua loja.
Por isso, entregar dentro do prazo estabelecido, por mais que seja o básico de qualquer loja, é um diferencial que evita problemas e contribui para o bom relacionamento com o cliente.
Competição com a concorrência
Outro benefício de ter o controle das mercadorias que constam em seu estoque é se manter competitivo no mercado. Isso acontece porque a organização bem feita evita perdas de negócios por falta de produto. Sendo assim, você também evita que o cliente vá para a concorrência.
Como fazer o controle de estoque no e-commerce?
Agora que você sabe da importância do controle de estoque no e-commerce, podemos partir para as dicas que vão ajudar você a colocar essa organização em prática. Confira:
Sempre tenha mercadoria
Como você viu acima, um negócio com má organização do seu estoque permite prejuízos financeiros e perda de vendas e clientes. Dessa forma, é preciso adotar táticas inteligentes para sempre ter mercadoria no estoque.
Para isso, você precisa conhecer qual é a demanda do seu produto e a disponibilidade dele no seu estoque, em determinados períodos de tempo. Assim, você saberá o quanto deve ter de mercadoria e quando precisa repor.
A partir disso, é importante que você estabeleça um momento ideal para fazer essa análise de forma constante. Desse modo, ficará mais fácil saber quando repor, evitando ficar sem mercadoria ou acumular itens demais.
Indicamos que você estabeleça um período fixo para realizar a análise desses dados. Assim, você sempre terá mercadorias e manterá um fluxo correto de reposições.
Evite excesso de mercadoria
Com o mesmo objetivo do tópico anterior, é preciso evitar o excesso de mercadoria em estoque, a fim de se proteger de prejuízos financeiros. Além disso, esse processo ajuda no controle das vendas e dos itens que estão em armazenamento.
Fique atento a este tópico, pois é um dos mais importantes para manter o lucro contínuo do seu negócio e evitar perdas de estoque. Até porque, dependendo do seu segmento, alguns produtos podem ter prazo de validade, o que aumenta ainda mais a importância desse controle.
Esse processo também facilita a relação com os fornecedores, o próprio controle da mercadoria e a organização como um todo.
Tenha fornecedores de confiança
Outra forma de evitar problemas é através de bons e confiáveis fornecedores. Faça questão de escolher bem para seu estoque não ficar desfalcado quando você mais precisar.
Além disso, é importante sempre reavaliar sua relação com o fornecedor, para ter certeza de que está sendo beneficiado e não prejudicado. Se perceber que a parceria não está mais trazendo frutos, é hora de mudar de fornecedor.
Invista em softwares de controle
Se você busca por praticidade e mais tempo na rotina, investir em softwares de controle de estoque pode ser uma ótima ideia. Esse investimento vem com benefícios reais para a sua gestão, como: armazenamento de todas as informações sobre os produtos, atualização automática da quantidade de itens, vencimentos, excedentes e demais dados importantes.
Ter todo esse armazenamento em um software ajuda você a ganhar tempo para fazer outras ações importantes para a empresa. Além disso, também evita a perda de informações, facilita a procura de itens e otimiza a organização do estoque.
A organização é sua melhor amiga!
Por fim, podemos afirmar que ter o controle de estoque no e-commerce é uma das principais formas de gerar bons resultados para o seu negócio. E ainda, ter suas informações organizadas evita dores de cabeça e surpresas indesejadas no financeiro.
Além disso, dessa forma você verá que as vendas fluirão melhor e o cliente ficará mais satisfeito, ao perceber que comprar da sua empresa gera boas experiências. A nossa dica é trabalhar com as vantagens da tecnologia para se manter à frente da concorrência e facilitar a rotina. Não tem erro!
E você, sabe de mais formas que ajudam no controle de estoque no e-commerce? E se gostou do conteúdo, continue acompanhando o blog da Mobilizei.