7 técnicas de como aumentar sua conversão em vendas
16 de Fevereiro de 2022
Você quer saber como aumentar as vendas no seu e-commerce? Certamente esse é um dos maiores objetivos de qualquer gestor – e existem diversas técnicas que podem ser exploradas para colocar isso em prática.
Os hábitos e gostos dos consumidores estão sempre mudando. Ao mesmo tempo, a tecnologia continua evoluindo e novas ferramentas podem ser exploradas. Levando isso em consideração, preparamos uma série de técnicas de como aumentar as vendas. Confira!
Como aumentar as vendas no seu e-commerce?
1. Aprenda com as ações passadas
A primeira técnica de como aumentar as vendas é bem simples: analisar as ações que você já executou no passado. Essas informações são muito ricas e podem ajudá-lo a encontrar os melhores caminhos para conquistar seus clientes.
Veja alguns dos pontos importantes para sua análise:
- Promoções. Qual das suas ofertas teve o melhor desempenho? Foi frete grátis ou código de desconto? Compare ofertas e descubra quais promoções deram os melhores resultados e ajudaram a gerar mais vendas.
- Quais canais converteram mais vendas? Certifique-se de que os custos de publicidade não estejam consumindo todo o seu lucro. Saber qual canal funcionou melhor no passado lhe dará uma direção para alocação de orçamento.
- Considere quais dispositivos seus clientes usaram para fazer compras. De onde veio a maioria de suas conversões: celular, tablet ou computador?
- O calendário de feriados está cheio de datas importantes, então, naturalmente, as ofertas acontecem em horários diferentes, com durações variadas. Os descontos da Black Friday podem ser aplicados por apenas um dia, enquanto suas promoções pré-natal podem durar várias semanas. O momento das ofertas terá um impacto em suas vendas gerais e até mesmo na funcionalidade do seu site, garantindo que você evite falhas indesejadas.
- Atendimento ao cliente. Períodos de alta demanda levam a um aumento do tráfego, o que pode comprometer o atendimento ao cliente. Portanto, para gerar mais vendas, analise sua jornada de compra. Onde seus clientes precisaram de ajuda em seu site? Em que pontos do processo de checkout seus clientes saíram na jornada de compra?
2. Personalize a experiência de compra
Se tivermos que considerar um aspecto que está faltando nas vendas online, muitas vezes é a experiência pessoal. Estima-se que 80% dos clientes estão mais propensos a comprar de uma marca que oferece experiências personalizadas.
Como em uma loja física, onde o vendedor sabe o que o cliente está vendo e o quanto ele está interessado, as marcas devem ser capazes de fornecer serviços personalizados semelhantes no ambiente digital.
A combinação de dados sobre o comportamento do visitante e a automação de marketing garante que cada visitante tenha uma experiência única que corresponda ao ponto em que está em sua jornada de compra. Isso pode ser feito oferecendo suas promoções, ofertas e interações de acordo com:
- Em qual página seu visitante está
- De onde eles vieram – portanto, sua origem de tráfego ou URL da campanha
- De qual região eles são
- O número de vezes que eles estiveram em seu site
- O valor da cesta de compras
3. Seja proativo na abordagem ao cliente
Assim como a venda na loja, o atendimento ao cliente online também deve ser proativo, não reativo. Isso pode ser alcançado segmentando os visitantes com base em seu comportamento e ações em seu site e abordando-os adequadamente com informações relevantes.
Uma boa forma de colocar isso em prática é abordar automaticamente os clientes com pop-ups e banners, personalizados de acordo com suas necessidades. Com as ferramentas certas, você pode usar fluxos de trabalho baseados em regras ou direcionamento de Inteligência Artificial.
Para vendas online bem-sucedidas, certifique-se de usar dados comportamentais do cliente em tempo real para sua melhor vantagem. Assim como na loja física, onde você pode aconselhar o cliente ou orientá-lo para uma direção específica, você deve proporcionar uma experiência única com base no que ele está comprando.
4. Use up-sell e cross-sell estrategicamente
Os usuários com itens em seus carrinhos oferecem uma oportunidade real de cross-sell de produtos relevantes e up-sell de um produto de maior valor. A visibilidade em tempo real de um carrinho de compras, combinada com um registro do histórico anterior de um comprador, cria várias oportunidades de vendas e marketing. Aqui estão alguns para aproveitar:
- Cross-sell: quando um comprador coloca um item na cesta, você pode sugerir um pacote de valor de outros itens relevantes que geralmente são comprados junto com ele em uma mensagem de bate-papo.
- Up-sell: Quando um item é colocado na cesta, um pop-up sugerindo uma versão mais nova e melhor do item de maior valor pode ser sugerido.
- Ofertas: Quando um comprador tem um carrinho no valor de R$100, por exemplo, lembre-o de descontos e ofertas disponíveis apenas se aumentar o valor da cesta para R$150 ou R$200.
5. Invista em anúncios interativos
Outra técnica de como aumentar as vendas é explorar os anúncios interativos. Eles permitem que as marcas forneçam experiências de anúncios exclusivas que aumentam as taxas de conversão.
Eles diferem dos anúncios estáticos por incentivar os consumidores a interagir com os anúncios, geralmente incluindo formas de mídia como vídeo, imagens, áudio ou animação. Além disso, eles reagem aos movimentos de um usuário – ampliando quando um usuário rola a página para baixo, reproduzindo um vídeo quando clicado ou expandindo quando o usuário passa o mouse sobre ele.
Com isso, você pode chamar a atenção de usuários que já passaram pelo seu site, visitaram páginas específicas ou já compraram seus produtos antes.
6. Forneça suporte online com foco em vendas
Seus canais de suporte são pontos de contato importantes em toda a jornada de compra do cliente. Mais do que isso, são excelentes oportunidades para aumentar o tamanho do carrinho de compras, fazer up-sell ou cross-sell e reduzir o abandono.
Por exemplo, o bate-papo ao vivo não apenas fornece aos clientes suporte proativo em tempo real, mas também pode ajudar a aumentar as taxas de conversação e maximizar as vendas online.
7. Dê uma atenção especial aos dispositivos móveis
Os dias de comprar apenas no desktop estão ficando no passado. Muitos consumidores agora completam toda a jornada do cliente via celular. E essa é uma tendência que deve continuar crescendo.
Por isso, não otimizar seu e-commerce para dispositivos móveis pode custar várias vendas. Por outro lado, dar uma atenção especial para as vendas mobile é uma ótima forma de aumentar a conversão em vendas no seu negócio.
Você gostou das dicas de como aumentar as vendas no seu e-commerce? É importante manter-se sempre estar atento a novas técnicas e tendências para fazer sucesso no mercado. Continue acompanhando o blog da Mobilizei!