Como planejar os custos de frete no e-commerce?
8 de Abril de 2022
A entrega das mercadorias para os consumidores é um fator determinante para qualquer loja virtual, não é? Trata-se de um ponto diferencial que pode garantir ou não uma compra. Por outro lado, planejar os custos de frete no e-commerce é essencial para evitar prejuízos.
O frete grátis é extremamente popular entre os compradores online. Para muitos, é o ponto decisivo entre finalizar a compra ou abandonar o carrinho.
Veja alguns dados que ressaltam isso:
- Os custos de envio são a maior razão pela qual os compradores abandonam seus carrinhos.
- 84% dos participantes da pesquisa global fizeram uma compra de um varejista on-line especificamente porque oferecia frete grátis.
- Essa mesma pesquisa identificou que quase 90% dos entrevistados da geração Y e 85% da geração Z afirmaram que adicionaram mais itens ao carrinho apenas para atingir um limite mínimo de pedidos para frete grátis.
Portanto, oferecer frete grátis ou manter os custos baixos para o consumidor faz toda a diferença. Mas existe uma maneira de controlar os custos de frete no e-commerce para equilibrar as contas?
Neste artigo veremos algumas dicas de como planejar os custos de frete no e-commerce. Confira!
Fatores que afetam os custos de frete no e-commerce
O primeiro passo para um bom planejamento é ter uma visão clara sobre todos os fatores que estão envolvidos nos custos de frete no e-commerce. Veja quais são eles:
- Expectativas do cliente – O que seus compradores querem ver no checkout?
- Tamanho e peso do produto – Você está enviando pacotes pequenos ou itens grandes e volumosos?
- Zonas de entrega – Para onde você envia os seus produtos? São entregas regionais, para todo o país ou internacionais?
- Restrições e requisitos – Existem regulamentos estaduais/nacionais em vigor para os produtos que você vende?
- Desafios únicos – Quais são os melhores serviços de transporte ou transportadoras para o seu negócio?
Essencialmente, você precisa pensar em quão longe um pacote está indo, quanto espaço ele ocupa em um caminhão de entrega e quão pesado ele é. Além disso, os fornecedores que você usará para entregar pacotes e qualquer manuseio adicional necessário para colocá-lo nas mãos dos compradores.
1. Expectativas do cliente
Oferecer as taxas de envio corretas para seus clientes é crucial para seu sucesso como varejista. E é um ato de equilíbrio. Você não quer perder um cliente se cobrar muito, ou perder seu lucro se cobrar muito pouco.
E não é apenas o custo que faz a diferença. As opções de envio que você fornece e o tempo que leva para eles receberem o pacote desempenham um papel importante na redução do abandono do carrinho.
A experiência do cliente impulsiona tudo no comércio atualmente, e os compradores estão se acostumando a opções de envio mais rápidas, baratas e convenientes. Pode ser necessário considerar serviços alternativos, como retirada na loja ou envio no mesmo dia para se manter competitivo.
Ao assumir o controle total do envio de seu comércio eletrônico, você pode oferecer as taxas mais baixas possíveis, cobrir seus custos e oferecer aos seus clientes as opções que eles desejam.
2. Tamanho e peso do produto
O tamanho de seus produtos é uma consideração óbvia e também pode ter o maior impacto em sua estratégia de envio. Itens pesados e volumosos normalmente precisam de mais esforços (e custos), enquanto pacotes menores e mais leves podem ser levados com facilidade.
Às vezes, uma abordagem padrão pode funcionar para você. Se todos os seus produtos forem relativamente uniformes, usar uma abordagem baseada em zona de envio por item é uma solução simples. Você também pode usar taxas de tabela ou frete de taxa fixa neste caso.
Como alternativa, se você oferece produtos com tamanhos e pesos mais variados, obter taxas atualizadas diretamente da transportadora é um ótimo caminho a percorrer. Geralmente, as transportadoras usam uma técnica de precificação chamada peso dimensional – que converte o comprimento, a altura e a largura de um pacote em um valor de peso.
Ao calcular esse número, você obterá taxas de envio mais precisas, evitando cobranças a mais e a menos. Isso pode acontecer se você costuma enviar pacotes que não pesam muito, mas ocupam muito espaço.
O importante a se concentrar aqui é garantir que seus produtos tenham pesos e dimensões corretos. Isso garante que a taxa que você recebe de volta de uma transportadora seja a melhor possível.
3. Zonas de entrega
Dependendo de onde seus clientes estão localizados, as zonas de envio podem ser tão cruciais quanto as dimensões e o peso do produto.
As transportadoras usam a distância para calcular as taxas de envio, com base na localização da origem do envio. Em geral, quanto maior sua área de envio (para onde você envia), mais variados serão seus custos. E se você trabalha com vários armazéns ou dropshippers, também deve levar em consideração qual origem é a mais econômica para enviar.
Para equilibrar isso, suas taxas de envio devem ser baseadas em zonas. A lógica é bem simples: uma entrega em uma cidade vizinha vai custar menos do que uma outra entrega que atravessa quatro estados.
4. Regulamentos de entrega
Como comerciante, você provavelmente tem regulamentos e requisitos de envio exclusivos para o seu setor que afetam para quem você pode enviar e com que rapidez você pode entregar.
Talvez você venda fogos de artifício e não possa enviar por certos métodos devido a restrições legais. Ou, então, faça o envio de produtos frágeis que precisam de um cuidado especial.
Você deseja garantir que os compradores não recebam uma opção de envio se morarem em algum lugar que restrinja seus produtos. Ou que não sejam mostradas taxas e prazos de entrega para métodos ou transportadoras restritas.
Permitir que os clientes concluam um pedido de algo que eles não têm permissão para comprar pode causar uma experiência negativa para o cliente. A última coisa que você provavelmente quer é lidar com as dores de cabeça administrativas de cancelar um pedido.
Não importa o caso, criar regras para seus produtos é uma maneira de mantê-lo em conformidade com os regulamentos do setor. E faça com que sua experiência de envio seja a mais tranquila possível para o seu cliente.
5. Desafios únicos
Identificar seus requisitos exclusivos de envio ajuda a definir quais serviços específicos você precisa.
Pense nas condições especiais em torno de seus produtos. Se você enviar materiais perigosos, mercadorias perecíveis ou móveis, encontre uma transportadora que possa atender às suas necessidades.
Além disso, você também precisa ter certeza de que está no controle de quando e onde suas opções de envio são exibidas aos clientes. Por exemplo, não faz sentido oferecer frete grátis para itens de grandes dimensões, como máquinas, ou entrega em 24 horas para itens personalizados que envolvem um tempo de produção adicional.
Para expandir as opções de seus clientes no checkout, você também pode explorar outros métodos de envio alternativos e inovadores que atendem às suas necessidades específicas de produtos. Isso inclui opções como entrega no mesmo dia e entrega em domicílio. Mesmo fazer pequenas alterações pode valer a pena quando se trata de conversão de carrinho, controlando seus custos de envio e encantando os clientes.
Você gostou das dicas para planejar os custos de frete no e-commerce? Como você lida com isso na sua empresa?