O que é nicho de mercado e como potencializar o seu negócio?

7 de Fevereiro de 2022

Você sabia que construir seu negócio online em um nicho de mercado pode ajudá-lo a se destacar na multidão? Em vez de disputar a atenção do público com inúmeros concorrentes, você pode focar em um público específico para se diferenciar.

Para muitos e-commercers, encontrar um diferencial competitivo é um desafio. Segmentos de mercado mais amplos estão lotados e dominados por empresas com enormes orçamentos de marketing e reputações estabelecidas. O marketing de nicho é uma maneira inteligente de iniciar suas vendas.

Diversos mercados carentes estão esperando por uma empresa eficiente para suprir suas necessidades. E você pode desempenhar esse papel. Veja a seguir como encontrar um bom nicho de mercado pode fazer toda a diferença para o seu negócio!

nicho-de-mercado

O que é um nicho de mercado?

Um nicho de mercado é essencialmente uma parte de um mercado maior definido por suas preferências, necessidades e identificação únicas. As diferentes necessidades e preferências diferenciam os nichos do mercado de forma macro.

Por exemplo, no mercado de roupas femininas existem muitos nichos. As roupas para adolescentes, roupas de festa, roupas íntimas, plus size, de alta classe, roupas sustentáveis, entre muitos outros.

Entender o nicho é essencial, pois ajuda a identificar as necessidades do público em potencial e permite que as empresas gerem novas ideias de produtos de acordo com os requisitos e especificações do cliente. Isso também ajuda a encontrar a maneira certa de se comunicar com o público-alvo para aumentar o engajamento.

Quase todos os mercados podem ser divididos em diferentes segmentos com base em necessidades e preferências particulares. As maneiras mais comuns e fáceis de refinar o nicho de mercado são

  • Localização: residentes de determinado bairro, cidade ou mesmo país
  • Informações demográficas: idade, sexo, educação ou nível de renda
  • Psicografia: atitudes, valores, interesses
  • Nível de qualidade: econômico, artesanal, premium
  • Preço: com desconto, moderado, luxo

Importância de focar em nichos de mercado

As empresas que focam em nichos de mercado específico obtêm diversos benefícios. Veja só os principais deles:

Menos concorrência

Um dos principais benefícios de um nicho de mercado é a concorrência reduzida. Quando você atende a um público limitado ou específico, há um número significativamente menor de concorrentes oferecendo os mesmos produtos.

Entretanto, a concorrência reduzida só será benéfica para você se seu público for significativo. Se você não tiver concorrência, isso pode significar que não se trata de um mercado lucrativo. Portanto, você precisa tomar decisões com sabedoria somente depois de considerar todos os fatores.

Fidelidade à marca

Focar em um nicho de mercado ajuda as empresas a criar fidelidade à marca. Com um nicho de mercado, você se envolve com um público menor. Assim, você pode se concentrar na qualidade do atendimento ao cliente e nutrir seu relacionamento com eles. Ao atender às necessidades específicas dos clientes, você não está apenas agindo como um fornecedor, mas mais como um parceiro certo.

Menos gastos com marketing

Os nichos de mercado também facilitam o marketing e a publicidade. O marketing para um nicho de mercado geralmente é altamente direcionado – pois você precisa falar com uma parcela pequena de um grande público. Portanto, também é econômico.

Maior lucratividade

As empresas de nicho geralmente têm margens de lucro altas. Afinal, focar em um nicho de mercado permite que você atenda às necessidades especializadas dos clientes. Além disso, os clientes também não obtêm o produto ou serviço em nenhum outro lugar. Então, eles não se importam em pagar um pouco mais pelos produtos ou serviços.

Autoridade no mercado

Quando você oferece um produto especializado e atende a um nicho de mercado, tende a agir como um especialista em seu campo. Você é a melhor opção para obter as respostas certas. É realmente um desafio ser um especialista em todos os campos, mas você pode se tornar uma autoridade em um nicho de mercado específico.

Como escolher seu nicho de mercado?

1. Pense em um problema que você deseja resolver

Esse é o melhor ponto de partida para definir um nicho de mercado. Se você é apaixonado por algo, é provável que tenha pensado em como isso pode ser melhorado, então pegue esses pensamentos e corra com eles!

Ou, se o caminho para o nicho não for tão claro, não tenha medo de perguntar. Conversas com outras pessoas – incluindo atuais clientes – podem ser totalmente reveladoras.

2. Obtenha uma visão panorâmica

Você está com uma ideia de nicho em mente? Hora de executar uma análise mais profunda. Veja algumas das informações que você pode coletar:

  • Tamanho do mercado (quem são seus principais concorrentes?)
  • Tendências históricas (o seu nicho era mais popular em um determinado momento?)
  • Demográfico (que tipo de cliente estaria interessado em seu nicho?)
  • Palavras-chave populares (o que as pessoas estão procurando?)
  • Custo total (qual é o valor médio do pedido e a margem de lucro?)
  • Limitações (o seu nicho é restrito ou regulamentado de alguma forma?)

Depois de fazer sua pesquisa, você tem uma noção mais precisa sobre os pontos fortes e fracos do nicho que você deseja investir. Além disso, pode tentar encontrar um canto inexplorado do mercado para aproveitar.

3. Encaixe o nicho ao seu modelo de negócio

Agora que você fez a sua pesquisa, vem o momento da verdade. Antes de se comprometer com um nicho de mercado, você precisa ver como ele se encaixa no seu plano geral de negócios e infraestrutura.

Por exemplo, digamos que você seja um chocólatra e saiba que vender caixas de chocolate personalizadas pode ser uma ótima ideia. Agora, digamos também que você vive em um clima extremamente quente. Neste caso, você tem um desafio para contornar.

Por outro lado, muitas decisões de focar em nichos específicos podem ser aplicadas facilmente – apenas mudando o mix de produtos e direcionando as ações de marketing. Nesses casos, basta um esforço para conectar-se com seu público-alvo.

 

Você já sabia que focar em um nicho de mercado pode aumentar as chances de ter sucesso em seu e-commerce? Quer conferir mais conteúdo como esse? Então continue acompanhando o blog da Mobilize!