Newsletter para e-commerce: por que sua loja virtual deve ter uma?

13 de Janeiro de 2022

Você ainda não investe em uma estratégia de newsletter para e-commerce? Então você pode estar perdendo uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento com o seu público e gerar mais vendas.

Imagine uma maneira de entrar em contato direto com seus leads sem incomodá-los. Parece perfeito, não é? Uma boa estratégia de envio de newsletter para e-commerce pode ajudá-lo a colocar isso em prática.

Quer entender por quais motivos sua loja virtual deveria investir em newsletter para e-commerce? Então confira logo a seguir!

newsletter para e-commerce

O que é uma newsletter?

A newsletter é um e-mail enviado para os contatos da sua lista de e-mails com o objetivo de mantê-los informados sobre as novidades relacionadas ao seu negócio. Normalmente, as newsletters são enviadas regularmente mantendo uma periodicidade.

Uma newsletter para e-commerce pode incluir informações sobre lançamentos de produtos, promoções, condições especiais, dados sobre produtos, novidades sobre sua marca, dicas, parceria com influenciadores e muito mais. Com isso, sua marca se mantém sempre próxima do público.

É importante ressaltar que a newsletter é diferente de mala direta e e-mail marketing. Esses três conceitos são frequentemente usados como se fossem a mesma coisa. No entanto, embora estejam todos relacionados, eles não podem ser usados como sinônimos.

  • Mala direta: trata-se do envio massivo de informação promocional para bases de dados que não são da marca.
  • E-mail marketing: é uma estratégia que tenta se conectar com o público por meio do e-mail – geralmente envolvendo ações promocionais. A newsletter é um dos formatos de e-mail marketing que pode ser explorada.

Benefícios da newsletter para e-commerce

Apostar na newsletter para e-commerce traz diversos benefícios para uma loja virtual. Veja os principais deles:

  • Aumento da confiança na sua marca. Uma das maiores vantagens deste canal de comunicação. O e-mail é mais pessoal, como uma versão moderna das cartas tradicionais. Além disso, se você agregar muito valor, melhora a imagem da sua marca.
  • Valor agregado. O valor gerado pelos conteúdos enviados pela sua empresa tem como objetivo atrair mais visitantes e torná-los clientes. Uma boa forma de enviar todas essas informações é por e-mail.
  • Custo reduzido. Uma estratégia de newsletter para e-commerce não implica grandes custos. Na verdade, até que você tenha um grande número de leads, você pode trabalhar com as versões gratuitas de algumas ferramentas.
  • Fidelidade. Você pode usar o e-mail para enviar conteúdo especial ou VIP para seus clientes – estimulando a fidelização de clientes.
  • Aumento de tráfego. Você pode usar as newsletters para enviar os usuários para os conteúdos ou produtos do seu site – aumentando o tráfego gerado.
  • Retorno do Investimento (ROI). De acordo com um estudo da Direct Marketing Association (DMA), o ROI é de 122%, quatro vezes maior do que qualquer outro canal.
  • Giro de estoque. Você pode enviar informações sobre os produtos menos conhecidos ou mais difíceis de vender. Com isso, torna-se possível otimizar a rotatividade do estoque.
  • Possibilidade de segmentação. As ferramentas de envio de e-mails podem segmentar automaticamente seu banco de dados, dependendo das interações dos usuários com e-mails. Isso também ajudará a tornar suas campanhas mais eficazes.
  • Resultados de venda. Você pode enviar e-mails específicos para promover novos produtos e gerar mais resultados de vendas. Mas tenha cuidado – isso não significa que todos os nossos e-mails tenham que ser comerciais, pois isso pode afastar o público.

Como explorar a newsletter para e-commerce?

Depois de ver todas estas vantagens, você deve ter notado que uma estratégia de newsletter para e-commerce é mais do que necessário, não é?

Mas como colocar isso em prática? Isso é fácil. Para começar a enviar newsletters para o seu público é preciso de três coisas:

  1. Uma estratégia. Neste ponto, tudo se resume ao valor que você pode gerar. Por isso, você precisa criar um conteúdo interessante e prático voltado para seu público. Com isso em mente, você pode definir os assuntos tratados nos e-mails, com que frequência as newsletters serão enviadas e o objetivo de cada e-mail.
  2. Uma lista de assinantes e clientes. É preciso criar uma lista de e-mails com os seus contatos. Se você ainda não possui muitos leads, é possível usar algumas estratégias para isso: pop-ups convidando para inscrição, disponibilização de materiais gratuitos ou formulários espalhados pelo site.
  3. Uma ferramenta para envio de e-mail. Por fim, você precisa de uma ferramenta para fazer o disparo dos e-mails. Felizmente, não faltam alternativas espalhadas pela internet.

Gerando oportunidades de vendas com newsletters

Vimos que a newsletter para e-commerce gera diversos benefícios para sua marca. Mas como transformar isso em vendas? Apesar de não ser recomendado focar apenas em comunicações comerciais, é possível explorar os e-mails para gerar mais oportunidades de vendas. Veja algumas ideias para isso:

  • Segmentação. Classifique seus leads por interesse e personalize os e-mails. Isso manterá alto o interesse de seus assinantes, porque você só enviará informações que interessem a eles.
  • Jornada de compra. Combinar a jornada de compra com e-mails de resposta automática é uma das melhores maneiras de melhorar a conversão ao vender. Dessa forma, você mantém uma comunicação que acompanha as necessidades do usuário.
  • Faça valer a pena a assinatura da sua newsletter (e para que queiram voltar a comprar os seus produtos). Para isso, envie todo tipo de conteúdo especial com truques sobre seus produtos. Por exemplo, se você vende um iPhone, pode enviar tutoriais com os aplicativos ou os melhores acessórios que você também vende.
  • Sim, você pode enviar descontos e ofertas – só não faça todas as newsletters apenas sobre isso. Os descontos são uma boa estratégia para fomentar a fidelidade dos clientes quando eles já compraram algo.
  • Design responsivo. Verifique como seus e-mails são exibidos no celular. Três linhas são bem lidas em um computador, mas são demais em uma tela pequena. Verifique a legibilidade da fonte também.

 

Você já conhecia todo o potencial da newsletter para e-commerce? Sua empresa já explora essa estratégia? Não deixe de coloca-la em prática!