Planejamento do e-commerce: 7 dicas para priorizar em 2022
21 de Janeiro de 2022
O planejamento do e-commerce é uma atividade de grande importância para o sucesso de qualquer negócio. Esse é o momento de se atualizar em relação às tendências e projetar as estratégias para o ano seguinte.
Quando falamos sobre uma loja virtual, é impossível não pensarmos nos resultados de vendas. Aumentar a receita gerada é um dos principais objetivos – e o planejamento gira em torno da otimização da lucratividade.
A forma como o mercado chega aos nossos clientes mudou drasticamente nos últimos anos. Há mais maneiras de criar relacionamento com os clientes existentes e transformar visitantes de primeira viagem em defensores da marca do que nunca.
Com isso em mente, é hora de mergulhar e desenvolver seu planejamento do e-commerce para 2022. Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a encontrar o melhor caminho!
7 dicas de planejamento do e-commerce para 2022
1. Definas metas para 2022
O início de um novo ano é o momento ideal para definir metas realistas para o seu negócio. E são exatamente essas metas que devem guiar o planejamento do e-commerce em suas diversas áreas: marketing, vendas, finanças, pessoal, estoques, etc.
Uma ótima forma de colocar isso em prática é usar metas SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis e oportunas. Por exemplo, seu objetivo pode ser escrito desta forma: “vou aumentar a receita em 15% no primeiro trimestre com um aumento de 10% nos investimentos em marketing digital”.
2. Avalie o seu orçamento
É importante colocar seu dinheiro nos lugares/coisas certas que irão melhorar o seu negócio. Você deseja minimizar os custos operacionais e também evitar a perda desnecessária de receita.
Para isso, é importante definir o orçamento para as coisas que você sabe que podem ter um impacto positivo para o seu crescimento no próximo ano. Isso pode incluir o investimento em soluções digitais, novos canais de vendas, anúncios pagos, esforços de marketing digital, entre outros.
3. Crie estratégias para reter e aumentar os clientes
Um dos fatores mais importantes em 2022 é manter e gerenciar o crescimento do seu negócio. Saindo de um frenético 2021, muitos varejistas estão avaliando a cadeia de suprimentos, a aquisição de novos clientes e as estratégias de mercado para maximizar a lucratividade.
O envolvimento inteligente com o cliente em todos os canais e a utilização da tecnologia para reter e aumentar os clientes será fundamental. Por isso, uma boa estratégia focada no relacionamento com o público é uma ótima ideia.
4. Explore os benefícios da tecnologia
Com todas as mudanças trazidas pela pandemia, muitas empresas enfrentam desafios para responder aos novos comportamentos e preferências de compra do consumidor. Porém, simplesmente repassar os novos custos para seus compradores não é a melhor das ideias.
Em vez disso, é possível atuar de forma estratégia e buscar outras oportunidades para compensar os custos, buscando tecnologias que simplifiquem e otimizem seus processos de comércio eletrônico para manter o crescimento da receita e a fidelidade do cliente.
5. Personalize a experiência de compra
Outro ponto importante no planejamento do e-commerce é focar na personalização da experiência do comprador. Quanto mais certeiro você for nas necessidades de cada usuário, maiores são as chances de fechar bons negócios e fidelizar os clientes.
6. Adicione mais opções de suporte ao cliente
Quando um visitante tem uma pergunta sobre seus produtos ou um cliente tem um problema com sua compra, uma equipe de atendimento ao cliente bem treinada pode transformar um encontro desagradável em uma experiência positiva.
Para colocar isso em prática, você pode adotar uma mistura de chatbots e chat ao vivo para ajudar seus visitantes. Normalmente, os chatbots são usados para responder a perguntas comuns e fornecer recursos rapidamente aos clientes. Você descobrirá que implementar chatbots em sua estratégia é uma excelente maneira de economizar tempo da sua equipe, aumentar a satisfação do cliente e ajudar os usuários com problemas únicos ou complicados.
Você também deve considerar o uso de mídia social como um canal de suporte ao cliente. Você pode assumir com segurança que muitos de seus seguidores desejam saber mais sobre seus produtos ou precisam de ajuda com um pedido. Se você tem uma equipe pronta e esperando no Instagram e Facebook, eles podem ajudar essas pessoas – o que leva a clientes mais felizes e mais vendas.
7. Simplifique a experiência de compra
Você pode ter o melhor produto do mundo, isso não importará se os visitantes não puderem navegar perfeitamente em seu site ou aplicativo. Ou seja, uma experiência fácil e intuitiva é um grande diferencial para fechar mais vendas.
Existem algumas maneiras de otimizar a experiência de compra do seu público:
- Garanta que seu site carregue rapidamente. Pesquisas mostram que 47% dos compradores esperam que um site carregue em dois segundos ou menos.
- Repense como seu carrinho de compras e página de checkout funcionam. A maioria das pessoas que abandonam o carrinho de compras o fazem durante o processo de checkout. A chave para reduzir essas instâncias é garantir que os compradores sempre possam ver seu carrinho e navegar até a página de pagamento com um clique.
- Explore diversos canais de vendas para que cada um dos clientes possa se relacionar com a sua empresa da forma que achar mais conveniente.
- Invista em um aplicativo próprio para o seu e-commerce, simplificando a experiência de compra e garantindo que sua empresa esteja sempre próxima de seus clientes – nutrindo um relacionamento que pode se transformar em novas vendas.
Você gostou das dicas de planejamento do e-commerce para 2022? Ficar atento às tendências e necessidades dos consumidores é essencial para se manter sempre no topo. Continue acompanhando o blog da Mobilizei para mais informações!