Tráfego pago para e-commerce: o que você precisa saber?

30 de Outubro de 2023

O tráfego demonstra o fluxo de pessoas que estão chegando até sua loja virtual. Por esse motivo, é um dos principais indicadores de sucesso do seu negócio online. E, para intensificar o volume de usuários chegando a sua loja, podemos utilizar o tráfego pago para e-commerce.

O tráfego pago é uma estratégia para alcançar mais público para seu e-commerce por meio da promoção de anúncios online. Assim como as empresas podem investir recursos para espalhar outdoors e cartazes pela cidade, também é possível fazer ações equivalentes nos canais digitais.

Além do investimento, existem outros pontos que devem ser considerados ao escolher a estratégia de tráfego pago para seu e-commerce. Sobre isso, discutiremos abaixo neste artigo. Continue a leitura!

Tráfego pago para e-commerce: o que você precisa saber?

Qual o conceito de tráfego pago?

Tráfego pago, como o nome já adianta, consiste em gerar tráfego por meio de um investimento financeiro. Na prática, você paga para veicular anúncios em mídias sociais, mecanismos de busca, aplicativos e mesmo dentro de outros sites.

Essa é uma estratégia de marketing digital onde o público alvo é atraído por anúncios online para acessar determinada página da empresa. Pode ser a página de um produto, a página inicial do site, uma página específica de oferta ou qualquer outra escolhida pelo anunciante.

Além disso, a loja também pode fazer anúncios para outras finalidades - como incentivar os usuários a acessar suas páginas nas redes sociais, inscrever-se em uma promoção ou baixar o app da sua marca. As possibilidades oferecidas pelo tráfego pago são muitas. Por isso, a empresa deve analisar bem o objetivo antes de empregar a estratégia.

Através do tráfego pago para e-commerce, é possível impactar pessoas em fases diferentes do funil de vendas, com ações voltadas especificamente para cada etapa. Dessa forma, a vantagem do tráfego pago em relação ao orgânico é a capacidade de impactar mais rapidamente um possível lead.

Tráfego pago X tráfego orgânico: principais diferenças para seu e-commerce

Os dois modelos principais para gerar fluxo de pessoas no seu e-commerce são o tráfego pago e o tráfego orgânico. Apesar de parecerem antagonistas, quando são trabalhados juntos, seu negócio alcança ainda mais sucesso.

Tráfego orgânico: consiste no fluxo de pessoas que entram em contato com seu site sem influência de anúncios pagos. Ou seja, se a pessoa encontrou seu site ao fazer uma busca no Google e clicou em um link não patrocinado ou se encontrou seu site por redes sociais, isso é considerado tráfego orgânico. Em linhas gerais, o tráfego orgânico acontece quando o cliente encontra seu e-commerce naturalmente, sem ter sido impactado por um anúncio pago da sua empresa.

Tráfego pago: aqui, os clientes chegam após se depararem com algum anúncio online da sua empresa. Ele clica no anúncio e é direcionado para o seu site ou rede social. Nessa situação, o lead não encontrou o seu site naturalmente - ele foi “fisgado” pelo seu anúncio.

O ideal é trabalhar o tráfego orgânico e o tráfego pago para e-commerce conjuntamente, pois um irá intensificar o outro. Enquanto os anúncios pagos alcançam mais pessoas interessadas, os conteúdos orgânicos irão nutrir os leads conquistados.

Quando começar a investir em tráfego pago para e-commerce?

A sua principal dúvida talvez seja exatamente esta: quando devo começar a investir em tráfego pago em meu e-commerce? Pois bem, depende das suas expectativas com o seu negócio.

O tráfego pago para e-commerce é uma estratégia de alcance rápido. Ou seja, se você busca alcançar mais pessoas em um período curto de tempo, ele é ideal para suprir sua necessidade.

No entanto, ao passo que sua loja alcançará rapidamente potenciais clientes, a estrutura deve estar pronta para aguentar um volume maior de pedidos, por exemplo.

Por outro lado, outra perspectiva é que, quanto antes você investir em tráfego pago para e-commerce, logo terá dados para analisar e validar, podendo alavancar sua loja desde os primeiros dias de funcionamento.

Portanto, para tomar a decisão de investir ou não em tráfego pago, sugerimos que analise alguns pontos:

  1. Estou interessado em um crescimento acelerado ou lento para meu site?
  2. Meu e-commerce está pronto para receber muitos acessos?
  3. Meu site é responsivo?
  4. A logística conseguirá atender um volume alto de entregas?
  5. O atendimento e tira-dúvidas está organizado?
  6. Tenho estratégias traçadas para manter esses leads aquecidos?
  7. Eu sei para quem e qual objetivo quero anunciar?
  8. Possuo capital para investir em anúncios?

Após analisar o cenário do seu negócio, seus objetivos e metas, você saberá o momento certo de começar a investir em tráfego pago para e-commerce.

Como gerar tráfego pago para e-commerce?

Depois que você decidiu começar a investir em tráfego pago, deve saber como fazer isso. Então, vamos lá!

Para gerar tráfego pago para e-commerce, primeiro você ou o gestor de tráfego da sua empresa terá que se cadastrar em alguma plataforma de anúncios. É possível fazer anúncios em plataformas de busca, como Google ou em redes sociais, como Facebook.

Dentre as opções de plataformas, temos:

Tráfego pago em sites de busca

São aqueles por onde os usuários fazem pesquisas online. Os anúncios nessas plataformas irão aparecer na SERP (Search Engine Results Page) ou em sites parceiros, conforme o escolhido por você no momento de anunciar.

Cada uma delas possuem suas regras específicas para a veiculação de anúncios, por isso estude-as antes de anunciar. Algumas opções são:

  • Google AdSense
  • Bing Ads
  • Yahoo Ads
  • UOL Ads

Tráfego pago em redes sociais

As redes sociais são ótimas opções para veicular anúncios por meio de tráfego pago para e-commerce. Você pode criar formatos de anúncios diferentes como fotos, vídeos, stories, carrosséis e coleções de imagens. Os anúncios em redes sociais são mais dinâmicos.

  • Facebook ads
  • YouTube ads
  • Tiktok ads
  • Twitter Ads
  • LinkedIn Ads
  • Instagram Ads
  • Pinterest Ads

O tráfego pago para e-commerce pode ser feito com objetivos diferentes em cada plataforma. Você pode usá-lo para posicionamento de marca, reconhecimento, campanha de ofertas e vendas de produtos específicos da sua loja.

4 dicas para implementar o tráfego pago para e-commerce

1. Estude o público-alvo

Saiba quem é o público-alvo do seu anúncio, para segmentar a campanha da forma correta e não correr riscos de resultados abaixo do esperado.

2. Tenha um objetivo claro

O anúncio de tráfego pago terá qual objetivo? Vendas? Engajamento? Reconhecimento? Saiba claramente qual o objetivo daquele anúncio para o tráfego ser qualificado.

3. Tenha uma plataforma eficiente e responsiva

Não adianta utilizar o tráfego pago para e-commerce se a sua estrutura não irá comportar o volume de novos acessos. Escolha uma plataforma de e-commerce que seja responsiva e adaptada para seu negócio.

4. Anuncie com estratégia

Ao começar a utilizar o tráfego pago no seu site, você passará a ter muitas informações e dados relevantes sobre o público que acessa o seu site. Por isso, tenha uma estratégia organizada para aproveitar ao máximo esses dados e acabar não deixando dinheiro na mesa.