Conheça as plataformas de ecommerce mais usadas no Brasil

12 de Junho de 2023

A escolha por uma boa plataforma é uma etapa essencial para qualquer empresa que deseja iniciar suas vendas pela internet. Mas você sabe quais são as plataformas de ecommerce mais usadas no Brasil?

Quando surgiram as primeiras lojas online, as empresas tinham que fazer uma complexa configuração de TI para conseguir fazer suas vendas pela internet. Essas soluções eram geralmente caras, não escalonáveis, difíceis de trabalhar e demoradas para personalizar e integrar com outros sistemas.

Porém, atualmente existem várias opções de plataformas de ecommerce que integram todo o comércio e funcionalidade necessárias em um único ambiente por meio de um modelo de software como serviço (SaaS). Com uma infraestrutura que unifica os aplicativos de negócios e os dados que os alimentam, é possível criar experiências online relevantes, envolventes e personalizadas.

Quer entender melhor como essas soluções podem beneficiá-lo e descobrir as plataformas de ecommerce mais usadas no Brasil? Então confira logo a seguir!

plataformas ecommerce

O papel das plataformas de ecommece

Imagine uma plataforma que permite uma visão única de um cliente em todos os canais, pedidos centralizados e um sistema de gerenciamento de estoque que pode atender com eficiência os pedidos de todos os seus canais de vendas. São inúmeras as possibilidades trazidas à luz com o surgimento de uma plataforma completa de comércio eletrônico.

As plataformas de ecommerce mais usadas permitem que os clientes comprem seus produtos e serviços em sua loja online com praticidade e garantam eficiência na gestão da loja online. Ou seja, elas fornecem a unificação dos principais processos de negócios – e as empresas podem obter visibilidade completa em sua empresa para atender às expectativas de seus clientes mais exigentes.

Veja quais são os principais recursos das plataformas de ecommerce mais usadas:

  • Analytics e relatórios
  • Suporte ao cliente
  • Gerenciamento de pedidos e estoque
  • Compras
  • Gerenciamento de conteúdo
  • Marketing
  • Preços e promoções

As plataformas de comércio eletrônico de hoje foram além do software de propósito único que permite às pessoas simplesmente comprar produtos e serviços online. As melhores plataformas de comércio eletrônico integram os sistemas de front e back-office para fornecer um ambiente de negócios unificado que é facilmente escalável, infinitamente personalizável e fornece funcionalidade de automação que economiza tempo.

Tal plataforma permite que as empresas atendam às demandas de seus clientes para fornecer uma experiência de compra perfeita em todos os canais e fornece a flexibilidade e adaptabilidade necessárias para acompanhar o ritmo dos negócios, reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência e eliminar as dificuldades de gerenciamento de hardware e software.

Benefícios das plataformas de ecommerce

Uma boa plataforma de ecommerce traz vários benefícios para uma empresa:

  • Uma plataforma única e unificada. Elimine as integrações entre sistemas separados com comércio eletrônico, contabilidade, PDV, gerenciamento de estoque e pedidos, marketing, atendimento ao cliente e finanças. Tudo isso é unificado em uma plataforma de ecommerce.
  • Fornece uma visão 360° do cliente. Ofereça experiências consistentes e personalizadas, marketing direcionado e atendimento ao cliente superior com uma visão única de todas as interações e transações.
  • Gerenciamento de pedidos de forma inteligente. Uma plataforma de ecommerce permite que você maximize a lucratividade centralizando o gerenciamento de pedidos e tendo uma visão única do estoque em todos os canais da cadeia de suprimentos.
  • Ofereça experiências inovadoras ao cliente. Crie rapidamente experiências móveis e web exclusivas, personalizadas e atraentes para diferenciar sua marca e superar as expectativas do cliente.

As plataformas de ecommerce mais usadas no Brasil

Afinal, quais são as plataformas de ecommerce mais usadas do Brasil? Confira a seguir!

1. Tray Commerce #Recomendamos

Com 15 anos de mercado, a Tray é uma das principais plataformas do Brasil. O seu objetivo é bem simples: oferecer todas as ferramentas e recursos que os clientes precisam para montar sua loja online em um único lugar.

Além disso, essa plataforma de ecommerce oferece muitas opções de personalização, recursos especiais de marketing e é totalmente adaptada ao ambiente mobile.

2. Wix Ecommerce

O Wix é a plataforma de criação de sites preferida no Brasil. E a Wix Ecommerce é a sua versão voltada para a criação de lojas virtuais.

Trata-se de uma plataforma ideal para qualquer um, pois ela apresenta muita praticidade na configuração de uma loja virtual. Além de oferecer mais de 500 templates de sites criados por designers profissionais, o Wix também oferece soluções de cobrança, gerenciamento e criação de marca.

3. NuvemShop

A NuvemShop é a plataforma de ecommerce líder na América Latina, com mais de 70 mil lojas ativas. A razão para isso não é difícil de ser compreendida: além de oferecer uma solução completa, a plataforma também oferece integração com o Google Analytics e com sites e aplicativos – incluindo WhatsApp, Instagram e Facebook.

Outro destaque é a grande variedade de layouts – com mais de 40 opções de personalização. Além disso, o gerenciamento é simplificado e existe possibilidade de integração com os maiores players do mercado, especialmente nas categorias de envios (Correios, Loggi, Envio Fácil, Jadlog e Mercado Envios) e de pagamento (Wirecard, Paypal, PagSeguro, Mercado Pago etc).

4. Loja Integrada

A Loja Integrada é outra plataforma que permite que os usuários criem suas lojas virtuais com facilidade. Entre seus diferenciais está sua loja de aplicativos e temas – que permite que os usuários encontrem soluções adicionais que podem ser integradas à plataforma, como ferramentas para atendimento, gateways de pagamento, sistemas para entrega, entre outras.

5. Shopify

O Shopify é uma plataforma de ecommerce reconhecida pela acessibilidade e disponibilidade de modelos prontos. Além disso, outros diferenciais incluem a criação de lojas responsivas e a possibilidade de configuração do Pixel do Facebook em suas páginas para a criação de públicos personalizados para anúncios.

6. Bagy

A Bagy é uma opção de plataforma de ecommerce que une design e tecnologia para permitir que os usuários possam vender online com facilidade – atendendo a diversos perfis de negócios.

7. VTEX

A VTEX é conhecia pela sua tecnologia de vanguarda e está presente entre os fornecedores globais do segmento de comércio digital. A plataforma possui suporte para operações para os mercados de B2C, B2B, B2E, B2B2C e também funciona como marketplace.

8. Iluria

A Iluria é a uma plataforma simples e fácil de usar, criada especialmente para pequenos e médios lojistas. Seus principais clientes incluem lojas multi-marcas, designers, estilistas, crafters, ateliês, boutiques, marcas independentes, entre outros.

9. Mercado Shops

O Mercado Shops é uma plataforma de ecommerce vinculada ao Mercado Livre. Ao abrir sua loja virtual, os lojistas podem mostrar seus produtos a compradores no Mercado Livre, Instagram, Facebook e Google Shopping.

10. Duda

Duda é uma plataforma de criação de sites com foco em agências de marketing digital e empresas de SaaS. Recentemente, a empresa passou a oferecer serviços de comércio eletrônico – permitindo a criação de lojas completas e fáceis de gerenciar.

Você já conhecia as plataformas de ecommerce mais usadas no Brasil? Depois de criar a sua loja online, o próximo passo é lançar um aplicativo para tornar a experiência do cliente ainda melhor – e a forma mais rápida e fácil de colocar isso em prática é usando a Mobilizei!