6 ações de marketing para lojas virtuais que vão alavancar suas vendas

24 de Julho de 2023

Você criou um negócio e está pronto para começar a vender. No entanto, pode ser desafiador atrair clientes para o seu e-commerce, não é? Neste momento, é hora de pensar nas ações de marketing para lojas virtuais!

Essas ações têm como objetivo aumentar a visibilidade da sua marca, gerar um crescimento no tráfego de usuários e maximizar os resultados de vendas. Embora existam vários concorrentes com esses mesmos objetivos, existem várias alternativas para que você consiga se diferenciar.

Quer aprender a promover o seu e-commerce com mais eficiência? Confira 6 ações de marketing para lojas virtuais!

6 ações de marketing para lojas virtuais que vão alavancar suas vendas

Ações de marketing para lojas virtuais para ampliar suas vendas

1. Crie e atualize sua lista de e-mails

O e-mail é o método de marketing mais popular para promover uma loja online. Entretanto, para explorá-lo, primeiro você precisa coletar o máximo possível de endereços de e-mail de seus clientes atuais e potenciais.

Uma ótima forma de aumentar sua lista de leads é usar uma caixa pop-up para sugerir que os clientes deixem um e-mail para uma pequena promoção em troca – como frete grátis ou 15% de desconto na primeira compra.

Com essa lista em mãos, você pode lançar uma campanha de e-mail marketing para:

  • Lembrar sua lista de e-mail para visitar sua loja online
  • Oferecer descontos quando os clientes indicarem amigos ou compartilharem seu site
  • Informar sobre o lançamento de novos produtos

Além disso, você pode desenvolver um ciclo de e-mail regular que incentive os clientes a retornar ao seu site com notícias, campanhas em datas comemorativas e promoções personalizadas.

2. Aumente sua presença na mídia social

Outra ação eficaz de marketing para lojas virtuais é explorar seus canais de mídia social. Se você já possui um certo número de seguidores nos canais sociais, encontre maneiras de aumentar o envolvimento do cliente para aumentar o reconhecimento da sua marca:

  • Aumente a frequência de postagem
  • Invista na criação de conteúdo visual dinâmico e vídeos envolventes
  • Incentive os clientes a compartilhar conteúdo gerado pelo usuário
  • Organize programas de indicação
  • Aproveite sua experiência para criar ou participar de uma conferência virtual ou webinar para mostrar sua empresa
  • Faça parceria com blogueiros ativos em seu nicho

Todas essas são iniciativas que aumentam o engajamento e podem levar mais consumidores para a sua loja virtual.

3. Otimize o SEO

O SEO é um campo amplo e não é necessário otimizar tudo nos mecanismos de busca. Para começar, coloque-se no papel de um buscador (neste caso, um comprador) para entender:

  • O que os clientes querem saber?
  • Como os clientes procuram produtos?
  • O que seu público-alvo diz sobre seu produto?

A partir daí, você saberá no que prestar atenção em seu site de comércio eletrônico que ajuda os mecanismos de pesquisa a descobrir sua loja online, incluindo:

  • Título
  • URL
  • Meta tags ou tags de título (um resumo de cada página e o que os clientes veem em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa)
  • Descrição do produto
  • Imagens
  • Blog ou conteúdo relacionado

Certifique-se de que seu conteúdo responda à pergunta do cliente com linguagem natural, como os clientes usam ao pesquisar produtos. Para isso, uma boa estratégia é criar conteúdo – que é uma excelente maneira de:

  • Trazer tráfego para sua loja online
  • Fornecer informações úteis para ajudar os clientes a tomar decisões de compra informadas
  • Apresentar uma voz de autoridade para posicionar sua marca

4. Use a publicidade nas redes sociais

A maioria de seus compradores em potencial está gastando tempo em plataformas sociais. Portanto, é um excelente lugar para investir em publicidade paga e apresentar seu produto a novos usuários. Você pode anunciar em várias plataformas, incluindo:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

Para simplificar sua abordagem para investir em mídia social adequada e onde colocar a publicidade, você pode tentar estas etapas:

  • Escolha a mídia social com base em seu setor e produto. Por exemplo, concentre seus gastos no Instagram (não no Facebook) se seu público-alvo for Instagrammers ativos
  • Comece pequeno: use imagens simples e vídeos envolventes que demonstrem como usar seu produto
  • Use a segmentação avançada: refine seu público-alvo para os leads de melhor qualidade, incluindo hábitos de compra e dados demográficos
  • Adicione uma call-to-action (CTA) relevante: “Compre agora” é melhor do que um CTA como “Saiba mais” para influenciar diretamente as decisões de compra
  • Monitore o desempenho: visualize o relatório de anúncios durante as primeiras semanas e ajuste as táticas quando necessário

5. Faça parcerias com marcas complementares

Criar parcerias com marcas complementares é uma ação de marketing para lojas virtuais que incentiva o cross sell. Para isso, você pode seguir essas dicas:

  • Encontre uma empresa que tenha um público-alvo semelhante, mas venda produtos complementares. Por exemplo, uma marca que vende tênis para caminhada seria o parceiro certo para vender equipamentos para atividades ao ar livre.
  • Implemente vários métodos de promoção cruzada em todos os níveis do funil – desde participação conjunta em um podcast até campanhas de marketing com promoções
  • Ofereça brindes de marcas compartilhadas em determinadas épocas do ano
  • Implemente promoções para gerar desconto aos consumidores que comprarem das duas marcas

6. Explore múltiplos canais para atrair mais clientes

Vender em vários canais ajuda a expandir o alcance da sua marca. Quanto mais ampla for a sua presença, maiores as chances de ser notado pelos consumidores. Veja como colocar isso em prática:

  • Crie um aplicativo próprio para a sua marca e entre no mercado de vendas mobile
  • Se você tem uma loja física, incentive os clientes a baixarem seu app ou se registrarem na sua lista de e-mails
  • Planeje ações específicas para os novos canais ou para aqueles que você deseja explorar com maior ênfase

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