O que é um site responsivo?

26 de Dezembro de 2022

Você já possui um site responsivo? Em um mundo com usuários cada vez mais conectados aos seus dispositivos móveis, essa é uma solução para que todos possam ter uma boa experiência ao visitar a sua loja virtual.

Na prática, o design responsivo torna o seu site compatível com dispositivos móveis e melhora a aparência de todos os elementos nos diferentes tamanhos e formatos de tela. Com isso, surgem diversos benefícios para o seu negócio.

Quer entender melhor o que é um site responsivo e a sua importância para a experiência mobile? Confira logo a seguir!

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O que é um site responsivo?

Essencialmente, um site responsivo usa um formato de design que dimensiona automaticamente seu conteúdo e elementos para corresponder ao tamanho da tela em que é visualizado. Ele evita que as imagens sejam maiores do que a largura da tela e evita que os visitantes em dispositivos móveis precisem fazer um trabalho extra para ler seu conteúdo.

O objetivo do site responsivo é evitar que os usuários tenham que redimensionar a tela, dar zoom para conseguir ler o texto ou enfrentem outros problemas de navegabilidade. Geralmente é muito difícil navegar nesses sites e pode até custar a você clientes em potencial que ficam frustrados ao tentar descobrir como fazer algo.

Além disso, a criação de um site responsivo também substitui a necessidade de criar um outro site diferente para os usuários de smartphones. Agora, em vez de criar vários sites para diferentes tamanhos de tela, você pode criar apenas um site que aumenta ou diminui automaticamente para corresponder ao dispositivo em que está sendo visualizado.

Importância do site responsivo

O site responsivo permite que uma empresa dê o melhor de si e forneça uma ótima experiência de navegação para os visitantes do site. Como resultado, são diversos os benefícios em adotar esse formato de design:

Taxas de conversão mais altas

Pesquisas apontam que a taxa média de conversão de smartphones é 64% maior do que a taxa média de conversão de desktop. Está claro por que criar um site responsivo com uma experiência de usuário positiva é a chave para aumentar as taxas de conversão.

Seus visitantes ganharão confiança à medida que dedicarem mais tempo ao seu site, o que resultará em taxas de conversão mais altas.

Taxas de rejeição mais baixas

A taxa de rejeição é uma métrica que indica a porcentagem de visitantes que saem de um site depois de visitar apenas uma única página. Geralmente, isso acontece porque a experiência desses usuários não foi satisfatória.

Os visitantes do seu site não terão problemas em permanecer no site por períodos mais longos, pois um site responsivo oferece uma experiência de usuário muito melhor. Além disso, um site responsivo os motivará a clicar e explorar os outros aspectos diferentes do seu site à medida que permanecem por mais tempo.

Nenhum conteúdo duplicado

Quando você tem duas versões do seu site, você está essencialmente criando conteúdo duplicado o tempo todo. Como os mecanismos de pesquisa não saberão qual conteúdo é relevante, ambas as versões do seu site podem ter classificações mais baixas nos mecanismos de pesquisa.

Você precisaria de duas estratégias e campanhas de SEO diferentes para ambas as versões do seu site para se classificar bem nos resultados dos mecanismos de pesquisa, o que levaria mais tempo e dinheiro. Por outro lado, crie um site responsivo e você economizará muito tempo e dinheiro.

Ganhos com SEO

Muitas empresas usam otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) para melhorar a classificação de suas páginas de pesquisa no Google. Quanto mais alto você estiver na página, mais provavelmente os clientes em potencial o encontrarão.

O design responsivo pode ajudar no SEO, pois o Google prefere sites compatíveis com dispositivos móveis. Portanto, quando combinada com outros fatores de SEO, a capacidade de resposta pode ajudá-lo a obter um aumento significativo nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Melhora da experiência do usuário

Seus visitantes terão uma ótima experiência em seu site se ele for projetado para ser responsivo, independentemente do dispositivo que estiverem usando. Os visitantes provavelmente passarão muito tempo em seu site se virem como ele é dimensionado e responde às mudanças nas escalas, bem como a facilidade com que podem acessar todos os menus e botões. No entanto, eles provavelmente sairão se acharem difícil navegar e constantemente beliscar e ampliar o conteúdo.

Otimize a experiência do cliente com a sua marca!

Acabamos de analisar os principais benefícios de ter um site responsivo. E muitos desses benefícios passam diretamente pela qualidade da experiência dos usuários, certo?

Portanto, além de criar um site responsivo também pode ser uma ótima ideia criar um aplicativo para a sua marca!

O uso de aplicativos apresentou um crescimento de 30% a 400% em alguns estados do Brasil em 2020. Além disso, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que entre julho de 2020 e julho de 2021 79% dos internautas fizeram alguma compra usando aplicativos de lojas – um aumento de 18% em comparação ao estudo realizado em 2019.

Neste contexto, não é difícil compreender toda a relevância dos aplicativos mobile, não é? E são vários os benefícios que podem ser usufruídos pelas empresas que investem no mercado mobile:

  • Maior visibilidade da marca
  • Nível mais alto de engajamento
  • Opções de comunicação direta
  • Aumento das vendas e receitas
  • Maior fidelidade dos clientes
  • Diminuição de carrinhos abandonados
  • Complemento a outras plataformas de marketing

Com a combinação entre um aplicativo próprio e um site responsivo, você garante uma ótima experiência para todos os usuários que têm contato com a sua marca. Certamente esse é um bom caminho para o sucesso!

Você já sabia o que é um site responsivo? Quer descobrir como criar um aplicativo próprio de forma rápida e simples? Então conheça a Mobilizei!