Como criar um aplicativo para loja virtual eficiente?
13 de Março de 2023
Você quer saber como criar um aplicativo para loja virtual que realmente gera resultados de vendas? Sabemos que as compras mobile estão crescendo cada vez mais. Porém, não basta criar um app e esperar pelo “boom” no faturamento. É fundamental garantir que o aplicativo entregue uma experiência satisfatória para os usuários.
De acordo com um relatório da Business Insider, espera-se que o comércio móvel gere 44% de todas as vendas de comércio eletrônico até 2024. Portanto, o objetivo de qualquer loja virtual é se aproveitar dessa tendência da melhor forma possível.
Mas, afinal, como criar um aplicativo para loja virtual eficiente? Descubra ao longo deste artigo
Como criar um aplicativo para loja virtual que gera resultados?
Aplicativos de compras online são o caminho do futuro. Na verdade, 85% dos usuários de smartphones preferem comprar por meio de um aplicativo de loja online do que por um site móvel. Agora é o momento perfeito para sua startup entrar no trem do comércio eletrônico.
O aplicativo de loja online certo pode gerar milhares em vendas. Você só precisa garantir que ele tenha os recursos certos.
Não sabe por onde começar? Aqui estão algumas dicas de como criar um aplicativo para loja virtual:
Mantenha a simplicidade ao criar seu app
As telas dos telefones celulares possuem um tamanho cada vez maior, mas ainda estamos falando de apenas alguns centímetros para visualizar todas as informações. É por isso que seu aplicativo móvel precisa ter o seguinte:
- Um layout simples e organizado
- Navegação fácil de encontrar
- Uma função de pesquisa simples e eficaz
- Uma página inicial limpa e organizada que destaca suas promoções e/ou produtos populares
- Um gateway de pagamento com opções de pagamento seguras
- Notificações push para atualizações de promoções e mensagens personalizadas
- Um carrinho de compras e um recurso de checkout
- Um recurso de suporte ao cliente para responder rapidamente às perguntas dos clientes
Os usuários não vão adotar um aplicativo complicado e confuso de usar. Você gerará muito mais vendas com uma interface de usuário simples e um sistema de pesquisa e navegação fácil que leva os usuários aos produtos que desejam ver.
Facilite os processos de registro e checkout
Você sabe o que atrai novos clientes? Compra por impulso. Não faça seus clientes passarem por um processo de registro difícil e irritante quando eles querem apenas comprar um único produto.
Quanto mais tempo um cliente inseguro tiver que gastar para fazer o checkout, menor será a probabilidade de comprar. Além disso, se um cliente guarda o item para mais tarde porque tem apenas alguns minutos, é provável que não volte mais para a sua loja.
Se você deseja economizar tempo para seus clientes e acelerar o processo de checkout, considere o seguinte:
- Permita que os clientes usem métodos de pagamentos integrados, em vez de digitar as informações do cartão de crédito
- Permita que os usuários se registrem usando o Facebook ou Google
- Não exija que os usuários criem uma conta
- Armazene as informações do usuário para preencher automaticamente a tela de checkout no futuro
Permita que os usuários vejam seus produtos favoritos
A maioria dos clientes em potencial gosta de navegar em seus telefones quando estão entediados. Eles não estão necessariamente em posição de fazer uma compra imediata.
Se você não oferecer aos clientes em potencial uma maneira de voltar aos produtos que adoram quando estiverem navegando por diversão, perderá muitas vendas em potencial. Por isso é extremamente importante permitir que os usuários criem uma lista de desejos ou favoritem produtos no app da sua loja.
Torne os botões de compras visíveis e facilmente acessíveis
Provavelmente é bastante óbvio dizer que você deve permitir que os usuários adicionem facilmente itens ao carrinho e façam o checkout rapidamente. O que você pode não perceber é que muito disso tem a ver com design. Seu aplicativo deve:
- Ter um grande botão “Compre agora” ou “Adicionar ao carrinho” em destaque em cada página do produto
- Ter os botões “Ver carrinho” e “Checkout” proeminentes na navegação superior ou inferior
Se os usuários não virem claramente o botão “Comprar agora”, eles podem nem clicar. Além disso, se eles tiverem que pular obstáculos e passar por várias opções apenas para chegar à página de checkout, eles nunca finalizarão a venda.
Também é muito importante considerar a zona de polegar de um smartphone. A maioria dos usuários é destra e as opções de navegação importantes (incluindo “Compre agora”, “Checkout” e botões de voltar) devem ser facilmente acessíveis com o polegar do usuário.
Torne os dados do usuário seguros
Esta é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por seus clientes. Se o pagamento e as informações não forem seguras, os usuários ficam extremamente apreensivos para fazer compras. Além disso, falhas de segurança podem comprometer a reputação da sua marca no mercado.
Por isso, invista na segurança dos dados dos usuários que usam o aplicativo da sua empresa. Certamente essa é uma decisão que vai ajudá-lo a prosperar a longo prazo.
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Você gostou das dicas de como criar um aplicativo para loja virtual? Agora que você já sabe como construir uma experiência satisfatória para os usuários, é hora de colocar a mão na massa!
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