Como melhorar a logística na loja virtual?
21 de Novembro de 2022
O tempo de espera para receber suas compras é um fator cada vez mais importante para os consumidores. Pesquisas apontam que 68% dos clientes esperam receber seus pedidos em até três dias – e não atender essa expectativa pode ter um impacto na sua satisfação. Nesse contexto, a logística na loja virtual se torna um aspecto determinante para o sucesso no mercado.
Para empresas de comércio eletrônico que dependem do envio para levar os pedidos aos clientes, o envio e a entrega eficazes são vitais. Mas como garantir que as entregas cheguem à porta dos clientes sem problemas? E como melhorar a logística na loja virtual sem aumentar os custos?
Neste artigo vamos conferir algumas dicas de como melhorar a logística na loja virtual. Confira!
O que é logística na loja virtual?
A logística na loja virtual refere-se a todos os processos necessários para atender aos pedidos dos clientes e entregá-los ao seu destino final.
É importante compreender que isso vai além de levar pacotes aos clientes. Uma boa estratégia de logística abrangerá o início do processo quando um pedido é feito e fluirá pelo restante do processo. Isso inclui uma variedade de fatores – como o processamento dos pedidos, armazenamento do estoque, separação de pedidos e transporte.
6 dicas para otimizar a logística na loja virtual
1. Certifique-se de prever as necessidades de estoque
O primeiro passo para uma boa logística na loja virtual é garantir que você tenha produtos em estoque para atender os seus clientes. Caso contrário, você já receberá os pedidos estando atrasado – e os resultados não tendem a ser nada positivos.
Por conta disso, o controle do estoque é essencial. O ideal é ter a capacidade de prever as necessidades de estoque. Assim, você descobre a quantidade ideal do estoque de cada produto – evitando a falta de produtos e também os altos custos de armazenar produtos em excesso.
Mas como prever as necessidades de estoque? Veja só algumas dicas:
- Conheça o tempo necessário para atender seus clientes. Calcule quanto tempo sua equipe leva para atender a um pedido após recebido. A partir disso, você consegue avaliar o tempo necessário para receber um pedido de mercadorias aos fornecedores – chegando a um tempo total para atender os clientes com eficiência.
- Analise seu histórico de vendas. Observe os registros de vendas anteriores e analise os dados para identificar as tendências de vendas. Neste momento, dê um foco especial em quais produtos você vende mais e quando os clientes têm maior probabilidade de comprá-los.
- Avalie seus níveis de estoque no passado. Use as tendências e os números de vendas anteriores para determinar quanto estoque você precisa manter disponível para atender seus pedidos diários médios.
2. Use sistemas de gestão logística
Avaliar regularmente seus dados de vendas anteriores para calcular e otimizar seu estoque é difícil e demorado. E confiar em uma única pessoa para fazer o trabalho deixa muitas oportunidades para erro humano se o planejador cometer um simples erro de cálculo.
Para evitar isso, as empresas de comércio eletrônico devem contar com sistemas de gerenciamento de logística para automatizar tarefas como gerenciamento de estoque, gerenciamento da cadeia de suprimentos e planejamento de rotas de entrega.
3. Concentre-se na entrega de last mile
Você já ouviu falar de last mile delivery ou entrega de última milha? Esse termo é usado para definir a etapa final de uma entrega: o movimento do centro de distribuição até o destinatário final
Se você envia um pedido para o outro lado do país, pode levar 2 dias para chegar ao estado de destino e outros 4 dias para ser entregue ao cliente. Pelas distâncias, esse cálculo parece não fechar, certo? O fator de complicação é que as etapas finais incluem mais paradas e rotas de entrega mais complexas.
Para melhorar a eficiência de sua entrega de última milha, será preciso trabalhar em colaboração com seus parceiros de entrega. Já se você é responsável pelas suas entregas, é uma boa ideia investir na otimização de rotas – levando em conta o número de entregas programadas, onde cada entrega está localizada, quantos pacotes cabem em um veículo e quais motoristas estão disponíveis.
4. Use os dados para entender onde sua estratégia de logística está dando errado
Obter clareza de seus esforços de logística do passado pode ajudá-lo em suas entregas futuras. Ao analisar seus dados, você consegue identificar onde estão seus maiores gastos com frete, onde estão as oportunidades de economizar dinheiro e quais esforços podem não ser tão simplificados quanto possível.
Além disso, é uma ótima ideia analisar individualmente todos os casos de atraso na entrega. O que causou a demora? E como os problemas podem ser solucionados? Esse é um ótimo exercício para melhorar a logística na loja virtual.
5. Otimize o processamento de pedidos
Quando falamos de logística na loja virtual, logo pensamos no transporte dos produtos. Porém, o gargalo pode estar antes disso: no momento de receber e processar os pedidos.
Receber, processar, escolher, embalar e enviar pedidos online exige muitos recursos. Quanto mais ágil e eficiente for esse processo, antes os pedidos podem sair da sua empresa – tornando todo o fluxo de entrega mais rápido.
6. Organize seu estoque
Já vimos que é importante antecipar as necessidades do estoque. Mas também pode ser uma boa ideia organizar melhor os produtos no armazém.
Mapeie os processos de recebimento, reabastecimento, alocação de estoque e embalagem para garantir eficiência. Quanto mais fácil for localizar e movimentar os produtos, mais rápido você conseguirá separar os produtos para o transporte ao cliente.
Você gostou das dicas para melhorar a logística na loja virtual? Como você organiza esse processo no seu negócio?