O que é preço dinâmico na loja virtual e qual é o seu impacto nas vendas?

14 de Outubro de 2023

Você sabia que a precificação dinâmica é uma ferramenta de negócio que pode maximizar o desempenho do seu empreendimento? O preço dinâmico na loja virtual é usado para atrair os clientes, mantendo o preço dos produtos competitivo no mercado.

O método de preço dinâmico é utilizado pela Uber, por exemplo, que varia o preço da corrida conforme a oferta de motoristas e a demanda pelos mesmos. Dessa forma, consegue manter a competitividade e lucro em um serviço.

O preço dinâmico na loja virtual permite que os lojistas possam manter os valores atualizados, alterados segundo a lei de oferta e demanda.

Continue a leitura desse artigo para entender mais sobre o preço dinâmico na loja virtual e como empregá-lo no seu e-commerce.

O que é preço dinâmico na loja virtual e qual é o seu impacto nas vendas?

O que é preço dinâmico?

Precificar um produto é um dos maiores desafios dos empreendedores. O que é um preço justo? Qual a margem em cima daquele produto? Devo precificar com base na concorrência? Todas essas dúvidas podem atormentar o empreendedor.

Muitos precificam de acordo com achismos, sentimento, concorrência, tentativa e erro ou medo de perder o cliente. Dessa forma, a precificação é feita sem análise nenhuma e pode prejudicar seu negócio.

O preço dinâmico na loja virtual é uma política de Pricing que prevê acompanhar as variáveis do mercado, a fim de ajustar os preços com frequência, para evitar prejuízos. Ele é utilizado em varejistas e, principalmente, em lojas online.

As variáveis acompanhadas são de ordem econômica. O principal fator observado é a oferta e demanda do produto. Outros fatores observados são:

  • Disponibilidade de estoque;
  • Preços da concorrência;
  • Tendências sazonais.

Utilizar essa forma de precificação no e-commerce permite que as empresas ajustem os preços conforme a realidade do mercado atual, maximizando os ganhos e mantendo-se em grau competitivo no mercado.

Imagine que você vende biquínis. Porém, o inverno chegou e a procura pelo seu produto diminuiu consideravelmente. Com o preço dinâmico na loja virtual, você pode alterar o valor do seu produto, oferecer um desconto ou diminuir o preço. Dessa forma, você continua vendendo biquínis e lucrando mesmo no inverno.

Quais os benefícios do preço dinâmico na loja virtual?

Citamos um benefício do preço dinâmico no parágrafo acima. Porém, essa modalidade de precificação carrega ainda mais vantagens. Confira abaixo!

Satisfação do cliente

Quando a demanda por um produto está baixa, você pode utilizar do preço dinâmico na loja virtual e diminuir o preço do produto.

Dessa forma, os clientes interessados, sentirão que estão em vantagem ao comprar em baixa temporada. Essa percepção pode fazer com que o cliente compra mais vezes em sua loja e até a indique para outras pessoas.

Cliente satisfeito gera boas avaliações da loja e, consequentemente, atrai mais vendas.

Ganho de lucratividade

O preço dinâmico na loja virtual permite que você altere o valor dos produtos conforme a oferta e demanda daquele período.

Dessa forma, você consegue aumentar os preços em época de grande demanda, aumentando o lucro. Ou diminuir o preço em épocas de baixa procura, mantendo-se competitivo.

Destaque-se da concorrência

Com a precificação dinâmica, sua loja irá se destacar em relação à concorrência. Muitas lojas ainda utilizam o preço estático e, como já percebemos, isso não é muito vantajoso.

O preço dinâmico irá gerar mais pessoas interessadas no seu negócio e favorecer a percepção dos clientes sobre sua loja.

Segurança na alteração de valores

Com o modelo de preço dinâmico na loja virtual, é o comerciante que determina as “travas de segurança”. Ou seja, é ele que define o preço mínimo e máximo de um produto, sempre visando a margem de lucro estipulada.

Ao observar apenas os concorrentes e precificar segundo o preço deles, o empreendedor fica passível de cometer erros. Por isso, um benefício do preço dinâmico é determinar essas “travas de segurança” do preço, onde a variação estará sempre dentro do esperado.

Flexibilidade na precificação

A precificação dinâmica proporciona flexibilidade no processo de precificação. Dessa forma, o comerciante poderá modificar os seus preços quando quiser. Essa é uma grande vantagem, por possibilitar as promoções relâmpagos, por exemplo.

A loja virtual que trabalha com o preço dinâmico consegue entregar uma experiência do cliente positiva. Através dela é possível personalizar descontos conforme o perfil do cliente ou em situações específicas, como datas comemorativas.

Também é possível acompanhar ações de concorrentes, para não perder clientes e se manter competitivo no mercado.

Como implementar o preço dinâmico na loja virtual?

Agora que você viu todos os benefícios que o preço dinâmico entrega para sua loja virtual, saiba como implementar esse tipo de precificação.

1. Escolha um modelo de preço

Os três modelos mais comuns são estes:

  • Preço com custo adicional: adicione uma porcentagem fixa de margem de lucro sobre os custos do produto.
  • Preços competitivos: fixar o preço de acordo com seus concorrentes. Requer monitoramento contínuo da concorrência.
  • Preços baseados em valor: fixar o preço segundo o valor percebido por seus clientes.

2. Defina uma faixa de preço

Determine um valor mínimo, que cubra os custos e um valor máximo que você gostaria de testar para cada produto. Comece devagar, não suba abruptamente os preços, teste e observe a demanda para fazer ajustes.

3. Implemente a tecnologia

Escolha um software que faça o ajuste de preço automaticamente com base nos indicadores básicos de desempenho da sua empresa (KPIs) e em algoritmos.

Alguns indicadores que podem ser considerados são: taxa de conversão, volume de vendas, iniciação de compra.

4. Monitore e Otimize

Um ponto necessário no uso do preço dinâmico na loja virtual é monitorar os indicadores de desempenho. São eles que irão demonstrar como está o cenário da empresa.

Monitore como as mudanças no preço afetam o seu e-commerce, as alterações no volume de vendas, para observar qual a melhor faixa de preço para seus produtos.

Otimize sempre que necessário sua estratégia. Comece com alguns produtos principais, faça os testes e observe como o cliente reage aos seus preços.

Viu como o preço dinâmico na loja virtual pode ser um aliado do faturamento do seu negócio? Outro ponto crucial para crescer sua empresa é a análise de dados, leia o conteúdo sobre esse assunto aqui: análise de dados do e-commerce: o segredo para crescer.