Como escolher uma plataforma de e-commerce?
14 de Setembro de 2022
Atualmente, é possível vender qualquer coisa online – desde livros até aulas de ioga. Porém, para colocar isso em prática é preciso criar uma loja online. E isso passa pela escolha de uma plataforma de e-commerce.
Com inúmeras plataformas de comércio eletrônico disponíveis, escolher a mais adequada para o seu negócio pode ser uma decisão difícil de tomar. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas para facilitar a escolha ideal de uma plataforma de e-commerce para sua empresa. Confira!
O que é uma plataforma de e-commerce?
Uma plataforma de e-commerce é um sistema projetado para viabilizar o processo de compra e venda pela internet. Em vez de ter que criar uma loja virtual do zero, uma plataforma de e-commerce permite que você crie, hospede e gerencie a sua loja com facilidade.
Entre os principais recursos de uma plataforma de e-commerce, estão:
- Inclusão de produtos
- Gerenciamento de estoques e preços
- Recebimento de pedidos
- Acompanhamento das vendas
- Modelos de design prontos para serem usados
- Entre outras funções
Na prática, essa é uma ótima solução para abrir uma loja virtual sem precisar se preocupar com a contratação de programadores, hospedagem e construção de todo o design. Escolher a solução certa, no entanto, pode ser difícil. Existem muitas plataformas diferentes disponíveis, algumas das quais são projetadas para pequenas empresas com catálogos de produtos relativamente pequenos. Outros oferecem flexibilidade muito maior, mas com o custo de maior complexidade.
Como não é fácil mudar mais tarde, sem causar interrupções substanciais, é importante escolher a plataforma certa desde o início. É justamente por isso que vamos conferir como acertar na escolha da plataforma de e-commerce!
6 aspectos para avaliar ao escolher uma plataforma de e-commerce
1. Possibilidade de personalização
Não existem duas lojas online exatamente iguais. Por isso, uma boa plataforma de e-commerce deve oferecer os recursos necessários para que você crie um e-commerce com a sua cara e com as funcionalidades desejadas.
Uma abordagem adotada por algumas plataformas para abrir o leque de possibilidades para os empresários é permitir o uso de plugins e complementos para integrar soluções populares de terceiros às suas próprias.
2. Escalabilidade
Qualquer empreendimento de comércio eletrônico espera ter sucesso ao ponto de poder expandir suas operações atendendo a mais clientes ou aumentando seus estoques de produtos. É essencial que você considere seus objetivos de longo prazo ao escolher uma plataforma.
As plataformas de comércio eletrônico de software como serviço (SaaS) hospedadas nativamente na nuvem permitem escalabilidade e flexibilidade para se adaptar em tempo real a qualquer volume de tráfego e demandas de clientes em constante mudança.
3. Compatibilidade com dispositivos móveis
As plataformas de e-commerce modernas não trabalham com sites apenas baseados na Web, mas também com a responsividade para que as páginas funcionem em qualquer dispositivo. Além disso, algumas delas também permitem a integração com sistemas que transformam o site em um aplicativo próprio.
4. Ferramentas de gestão
A função básica de um sistema de gerenciamento de produtos é facilitar o processo de adicionar e gerenciar listagens de produtos. Nos casos mais simples, isso envolve a importação de arquivos CSV ou Excel para a plataforma, o upload de imagens de produtos em massa e a adição de diferentes categorias de produtos. Para empresas maiores, geralmente significa ter a capacidade de sincronizar automaticamente dados de sistemas de terceiros – como sistemas de gestão de informações de produtos (PIM), gerenciamento de ativos digitais (DAM) ou ERP.
Além disso, você também precisa pensar em como o sistema gerencia estoques, pedidos e devoluções. Todos esses componentes precisam se comunicar de forma confiável uns com os outros, por isso faz sentido escolher uma plataforma que forneça tudo o que você precisa para administrar uma loja online.
5. Suporte eficiente
Muitos fornecedores de plataformas de comércio eletrônico fornecem um serviço totalmente gerenciado que inclui manutenção técnica e suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. As ofertas de software como serviço (SaaS) também fornecem visibilidade total dos custos na forma de uma taxa mensal pré-acordada. Algumas plataformas podem incluir suporte adicional na forma de workshops e outras sessões de treinamento para ajudar as equipes a se familiarizarem com o uso da plataforma.
Escolha um fornecedor de plataforma cuja visão esteja alinhada com a sua. Sempre verifique o fornecedor para garantir que ele tenha um histórico sólido de comprometimento. Afinal, quando as coisas dão errado, você precisa ser capaz de resolver o problema o mais rápido possível. Procure fornecedores que forneçam suporte de emergência 24 horas por dia por meio de vários canais, como e-mail, telefone e bate-papo na web.
6. Relatórios ricos em informações
Uma das maiores vantagens do comércio eletrônico, como qualquer outra atividade digital, é que ele gera grandes quantidades de dados valiosos. Mas, para entender esses dados, é essencial ter uma maneira fácil e intuitiva de rastrear as métricas que importam, traduzindo os dados em insights acionáveis.
A maioria das principais plataformas de e-commerce têm análises integradas, que permitem que os administradores acompanhem o desempenho de suas lojas e revelam tendências importantes.
Opções de plataformas de e-commerce
Já vimos as principais características que você deve buscar ao escolher uma plataforma de e-commerce. Mas quais são as opções que você tem para escolher?
Sem dúvidas, as principais alternativas incluem Tray e Nuvemshop – que são plataformas consolidadas no mercado:
Tray
A Tray é uma plataforma de e-commerce que permite montar uma loja virtual com ecossistema completo e integração com mais de 20 marketplaces em um único painel. Além disso, a plataforma também conta com mais de 300 recursos para vender na internet, buscar e fidelizar clientes em diversos canais com máximo gerenciamento – incluindo integração com redes sociais, opções de pagamento, frete, recuperação de carrinho abandonado e marketing 100% nativo da plataforma.
Nuvemshop
A Nuvemshop é líder no comércio digital da América Latina, contando com mais de 70 mil lojas ativas. Dentre as funcionalidades oferecidas pela plataforma, destacam-se a disponibilidade de layouts modernos, aplicativo para dispositivos móveis, integração com os maiores players do mercado nas categorias de pagamento e logística e associação com outros canais de venda.
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