22 melhores ideias de promoção de vendas

30 de Julho de 2021

Encontrar ideias de promoção é um exercício constante para os gestores do varejo – seja presencial ou online. Afinal, essas ações são ótimas maneiras de movimentar os negócios, atrair novos consumidores e ampliar a visibilidade sobre a marca.

O grande desafio está justamente em obter ideias eficientes. Felizmente, não faltam exemplos de promoção de vendas para se inspirar – trabalhando desde o tradicional desconto até explorando os canais digitais.

Para ajudá-lo neste desafio, vamos conferir algumas das melhores ideias de promoção de vendas. Confira!

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1. Oferta de pacote

Uma maneira confiável de estimular os clientes a gastar mais do que o planejado inicialmente é combinar vários produtos em uma oferta de pacote e vendê-la mais barato do que se os itens fossem comprados separadamente.

2. Sensação de escassez

Crie uma oferta especial válida apenas por tempo limitado – como durante uma semana ou nos próximos três dias. Faça as pessoas sentirem que perderão seu dinheiro se não fizerem algo agora. Essa sensação de escassez pode levar mais consumidores às compras.

3. Ofertas de fim de semana

Outra das ideias de promoção muito explorada é a oferta de fim de semana. A ideia é bem simples: criar estímulos – como promoções especiais – nos fins de semana para gerar o interesse do público. Trata-se de uma estratégia muito usada pelos supermercados.

4. Crie seleções pessoais

Divida seus clientes em grupos e ofereça a cada um deles um conjunto de produtos que podem interessá-los com base no seu histórico de compra. Isso pode gerar várias vendas recorrentes.

5. Faça descontos progressivos

Esse tipo de oferta parece atraente para os clientes, pois dá aos compradores a sensação de benefício ganho, apesar do fato de que o ticket médio fica mais alto. Você não deve dar grandes descontos, apenas certifique-se de que eles são atraentes o suficiente para incentivar os clientes a comprarem mais produtos em uma única compra.

6. Dê pequenos presentes

Vamos ser honestos: todo mundo adora brindes. É o suficiente para apresentar apenas uma bagatela agradável, de preferência lembrando uma pessoa de sua marca. Pode ser uma caneca, um chaveiro, uma capa de celular, etc. Isso parece ser um pequeno bônus, mas muitas pessoas vão realmente gostar.

7. Crie um sistema de pontos de fidelidade

Cada vez que os clientes compram algo, eles recebem pontos de bônus que podem ser trocados por um desconto na próxima compra ou um brinde. Dessa forma, você estimula a fidelidade dos seus clientes e gera mais vendas.

8. Estimule indicações

Uma das melhores ideias de promoção é estimular indicações. Você pode oferecer um desconto ou um brinde para seus clientes se eles indicarem outras pessoas para comprar na sua loja. Assim, você pode aumentar a base de clientes e ainda manter seus clientes atuais felizes.

9. Presente de aniversário

Se seus clientes fornecerem detalhes suficientes para monitorar esse tipo de informação pessoal, você pode configurar um envio automático de ofertas especiais para clientes cujos aniversários estão chegando. Todos ficarão felizes em receber essa atenção (e condições especiais).

10. Faça cashbacks

Os consumidores concordariam que não é tão ruim gastar dinheiro quando você recebe crédito em troca. É quase como pagar menos desde o início e depois ter dinheiro extra para obter outros produtos desejáveis. Essa é a lógica do cashback: devolver uma parte do valor da compra em créditos para a próxima compra.

11. Concursos e brindes nas redes sociais

Um concurso ou sorteio no Facebook, Instagram ou plataforma social de escolha do seu público-alvo é uma ótima maneira de fazer com que novos clientes se interessem pelo seu negócio e você ganhe mais seguidores de qualidade.

Por exemplo, um método comum é exigir que os seguidores marquem um determinado número de pessoas nos comentários ou publiquem em seus Stories para garantir sua inscrição.

12. Dê o velho, leve o novo

Esse método é chamado de troca – e a oportunidade de trocar um iPhone antigo por um novo modelo nas lojas da Apple é o exemplo mais brilhante de seu uso no varejo. Você pode oferecer a seus clientes regulares a compra de um novo item em vez de um antigo, pedindo-lhes para cobrir uma pequena diferença no preço.

13. Venda voucher de presente

Este tipo de promoção pode ser usado em nichos de alta demanda – como roupas, acessórios, joias, tecnologia digital, livros, etc. Muitas vezes queremos dar um presente para alguém especial, mas ainda não sabemos o que escolher ao passo que dar dinheiro parece uma má ideia. Para tais ocasiões, um voucher de oferta com um determinado valor nominal será muito pertinente.

14. Compra da família

Para quem compra produtos não só para si, mas também para os filhos, por exemplo, você pode oferecer um desconto ou um brinde. Assim, quando os clientes encomendam simultaneamente produtos em maior quantidade, você pode fazer um desconto, oferecer frete grátis ou até mesmo dar um brinde.

15. Serviços de bônus

Você vende um produto que demanda instalação, montagem ou transporte? Você pode oferecer esses serviços como bônus nas compras acima de um determinado valor. Isso pode ajudá-lo a se diferenciar dos concorrentes e conquistar clientes fiéis.

16. Adivinhe o resultado

À medida que um determinado evento importante se aproxima e as pessoas ficam intrigadas em saber como ele terminará, você pode oferecer um prêmio aos clientes que adivinhem. Por exemplo, você pode oferecer um cupom de R$ 50 para quem acertar o resultado da final da Copa do Mundo de futebol.

18. Bônus por uma avaliação

Você pode oferecer um bônus (cupom, desconto, pontos no programa de fidelidade, etc.) aos seus clientes quando eles avaliarem um produto após a compra. Mais tarde, eles podem usá-lo para obter um desconto no próximo pedido.

19. Apresse-se para ser o primeiro

Essa é uma das ideias de promoção que deve ser considerada quando você promove um novo produto ou uma categoria de mercadorias. Ofereça um desconto, um presente ou frete grátis para os primeiros 10 compradores – ou algum outro número de pessoas que você determinar.

20. Datas especiais

Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Black Friday, Páscoa… O que não faltam são datas especiais que podem ser exploradas para reproduzir os melhores exemplos de promoção de vendas.

21. Frete grátis ou dividido

Para as lojas que vendem pela internet, o frete grátis é uma das ideias de promoção mais eficientes. Com pouco esforço você pode atrair a atenção de um número muito grande de clientes. Se oferecer o frete grátis seja inviável para o seu negócio, experimente dividir o frete com seu cliente, ou seja, você paga 60%, 50%, 40% do frete e o cliente o restante.

22. Leve 3, pague 2

Por fim, a última das ideias de promoção de vendas que vamos destacar é a famosa “leve 3, pague 2”, que serve para a venda de produtos de baixo valor – como pacotes de bolacha, potes de plástico ou pasta de dente.

 

Você gostou das ideias de promoção de vendas? Mais do que ter ótimas inspirações, é importantíssimo saber como notificar as pessoas sobre elas, não é mesmo? Pois nada adianta sua loja ter as melhores promoções e ninguém ficar sabendo dela e uma das melhores maneira de notificar seus clientes sobre todas suas ofertas é com notificações push!