Order bump: como usar essa estratégia para vender mais?
25 de Outubro de 2023
Você já ouviu falar de order bump? Se você ainda não conhece essa estratégia, saiba que ela pode representar um aumento nas vendas da sua empresa por meio de um incremento no carrinho de compras do seu cliente.
A estratégia de order bump, além de representar um aumento no valor das vendas do seu e-commerce, também pode auxiliar na saída de diversos produtos do estoque.
Para conhecer melhor essa estratégia e saber como empregá-la no seu negócio online, continue a leitura desse artigo!
O que é e para o que serve o order bump?
Imagine a seguinte situação: você vai comprar um lanche e, no momento de finalizar seu pedido, a atendente sugere que você inclua batata frita e refrigerante. Você pensa “por que não? Preciso mesmo beber algo!” e aceita a oferta. Nesse momento, você acabou de ser impactado por uma estratégia de order bump!
Isso pode acontecer tanto no mundo desconectado quanto no mundo virtual. Oferecer um complemento ao pedido inicial é o que chamamos de order bump.
Essa estratégia consiste em oferecer ao cliente produtos relacionados ao que ele está comprando. Dessa forma ele passa a ter uma experiência mais completa e acaba considerando incluir outros produtos ao carrinho.
Essa ação fará com que a compra dele, que antes iria custar um valor X, fique um pouco maior, significando aumento na lucratividade do seu negócio.
Quais as vantagens de utilizar essa estratégia?
Como podemos ver até aqui, o order bump é uma estratégia valiosa para aumentar a lucratividade da sua empresa. Além desse ponto, utilizar essa estratégia proporciona para o cliente uma experiência mais ampla e satisfatória.
Utilizar o order bump é simples, de baixo custo e oferece bons resultados de venda da sua loja online. Outros benefícios além das vendas também são alcançadas ao utilizar essa estratégia, confira só:
- Intensifica a experiência do cliente positivamente ao oferecer para ele produtos que também está precisando;
- Fidelização de clientes ao oferecer uma oferta exclusiva de desconto;
- Aumento do LTV (Lifetime Value), ou seja, o tempo de receita que cada cliente gera para sua empresa;
- Diminuição do Custo de Aquisição por Cliente (CAC) nas estratégias de marketing digital;
- Maior rotatividade do estoque de produtos ao conseguir vender mais produtos armazenados.
Deu para ver que a estratégia de order bump pode levar seu negócio a lucrar mais em cada venda, não é? Por ser uma estratégia simples e altamente vantajosa, você deve incluí-la no seu e-commerce.
Entenda como aplicar o order bump na sua loja online, continue a leitura.
Como aplicar o order bump no seu e-commerce?
No e-commerce, o order bump pode ser inserido na página de checkout do produto, quando o cliente já está quase finalizando a compra. Nesse momento, é ofertado um produto complementar ao que ele está adquirindo, para que ele inclua no carrinho e assim aumente o ticket médio da sua loja.
Além da página do checkout você pode oferecer o order bump em toda jornada de compra do cliente em sua loja - seja no carrinho ou mesmo logo abaixo da descrição do produto. Uma prática muito realizada pelos e-commerces é criar “combos” com produtos complementares.
Por exemplo, se o cliente está em busca de uma cadeira ergonômica para home office, logo abaixo da descrição do produto pode ser incluída uma sugestão de cadeira + mouse + suporte para notebook com um preço atrativo. Ou seja, um combo com produtos relacionados que podem fazer sentido para aquele cliente.
Assim, você contribui para que ele tenha uma experiência completa em sua loja, mostrando produtos que irão ajudá-lo em seu trabalho home office e aumenta as chances de que ele compre mais de um produto na sua loja.
Caso o cliente não se interesse pelos produtos complementares, ele pode simplesmente ignorá-los e prosseguir com a compra facilmente.
Abaixo traremos algumas dicas práticas para implementar o order bump no seu e-commerce.
5 passos para aplicar o order bump no seu negócio
1. Selecione os produtos
Escolha com atenção os produtos que serão oferecidos como order bump. Eles precisam ter preços atrativos e ser complementares.
2. Crie ofertas irrecusáveis
Capriche nas ofertas! O segredo para um bom order bump é também possuir uma oferta irrecusável. Ofereça descontos, cupons ou benefícios exclusivos, pois o cliente já está adquirindo algo e a meta é que ele aumente o pedido original.
3. Teste o fluxo de compra
Testes posições diferentes do order bump no processo de compra para verificar qual a melhor opção para seu negócio.
Adicione os produtos na página inicial, no meio da compra ou na página de checkout para entender qual irá atrair mais os clientes.
4. Utilize boas fotos e descrição dos produtos
As fotos precisam ser atrativas, destacando bem o produto para chamar a atenção do cliente e fazê-lo sentir vontade de também adquirir aquele produto.
5. Faça testes
Analise os dados por meio de testes A/B para compreender qual oferta tem mais sucesso e quais produtos estão tendo mais saída. Os testes ajudam a compreender quais são os produtos mais desejados por seus clientes e permite que você foque em intensificar a oferta deles.
O order bump é uma estratégia que, quando aplicada corretamente, pode significar um aumento significativo da lucratividade do e-commerce. Além da lucratividade, utilizar a estratégia de order bump permite que seu cliente tenha uma percepção diferente da sua empresa, cooperando para fidelização do mesmo.