Programa de fidelidade para e-commerce: como criar o seu?
16 de Agosto de 2023
Gerenciar um e-commerce passa por diversas etapas - e proporcionar uma experiência positiva ao cliente é uma das mais importantes. O programa de fidelidade para e-commerce é uma alternativa para tornar ainda mais atrativa a experiência do cliente na sua empresa.
Segundo uma pesquisa realizada pelo NielsenIQ, 84% das pessoas se sentem mais inclinados a comprar de uma marca quando ela oferece um programa de fidelidade. Ou seja, fazer uso de alternativas como essa aumentam a conexão do cliente com a marca.
A construção de uma relação estável com o cliente proporciona um maior tempo de permanência dele com a sua empresa. Em vez de comprar apenas uma vez, esse cliente faz compras recorrentes e aumenta seu valor com o tempo.
Quer entender melhor como funciona um programa de fidelidade e como explorar essa estratégia? Confira logo a seguir!
O que é um programa de fidelidade?
Um programa de fidelidade para e-commerce é um conjunto de pequenas ações que o cliente pode tomar e colher benefícios com elas. Trata-se de uma estratégia para a retenção de clientes. Assim, a empresa consegue manter por mais tempo aquele cliente fazendo compras em sua loja virtual.
Se você já realizou compra em e-commerce, com certeza já teve contato com algum programa de fidelidade oferecido por aquela empresa.
Normalmente, os programas de fidelidade para e-commerce envolvem sistema de pontos em que o cliente, a cada compra, acumula uma quantidade determinada de pontos e pode trocar por produtos, ou garantir descontos na próxima compra.
O objetivo principal é recompensar os clientes com alguns benefícios e influenciá-los a comprar ainda mais, mantendo o cliente dentro do seu negócio.
Como funciona um programa de fidelidade para e-commerce?
O programa de fidelidade para e-commerce funciona oferecendo aos clientes benefícios para sua próxima compra assim que ele finaliza um pedido. Dessa forma, para alcançar os benefícios, o cliente é incentivado a fazer mais compras ao longo do tempo.
Para isso, o cliente realiza um cadastro no momento da compra, onde tem os seus dados pessoais e de contato, como telefone e e-mail.
Outra funcionalidade do programa de fidelidade para e-commerce é identificar clientes que já são compradores assíduos da sua loja e oferecer a eles vantagens exclusivas - como a antecipação de lançamentos e condições de compras diferenciadas.
Dessa forma, a experiência do cliente é positivamente intensificada e sua marca é vista com bons olhos pela clientela. Mais do que isso, você consegue oferecer ao cliente mais um motivo para voltar ao seu e-commerce.
As vantagens de criar um programa de fidelidade para e-commerce
Se você é um empresário ou simplesmente um observador do comportamento humano, já deve ter percebido que as pessoas gostam de sentir que estão em vantagem. A sensação de estarem sendo beneficiados é algo atrativo e influência até no valor da compra.
Imagine, você entrou em uma loja online decidido a comprar apenas uma peça de roupa de R$ 70,00. Porém, ao navegar pelo site, uma mensagem apareceu e dizia que, caso seu pedido fosse de R$ 100,00 você ganharia, além de frete grátis, 10% de desconto na próxima compra.
Bom, levando em conta que só o frete para seu endereço ficaria R$ 25,00, as vantagens de fazer um pedido maior são bastante atrativas, não é?
Agora, imagine que você é o dono desse e-commerce e que, a cada 10 pedidos, 7 possuem um ticket médio elevado por conta do programa de fidelidade. Ótima estratégia, né?!
Confira abaixo algumas vantagens ao implantar um programa de fidelidade no seu e-commerce:
- Mais avaliações positivas — clientes satisfeitos irão avaliar positivamente o seu negócio nas plataformas;
- Maior indicação — ao oferecer um programa de fidelidade, os clientes podem se sentir mais motivados a indicar seu negócio para conhecidos;
- Retenção de clientes — os clientes que se conectarem e perceberem os benefícios do seu programa estarão sempre procurando o seu negócio para comprar novamente;
- Mais vendas — consequentemente, a quantidade de vendas aumentará.
Como montar seu programa de fidelidade para e-commerce?
Montar um programa de fidelidade para e-commerce que seja atrativo e vantajoso requer atenção e cuidado. Afinal, a vantagem precisa estar presente nos dois lados — empresa e cliente.
Veja só algumas dicas para colocar isso em prática:
Defina as regras e objetivos
Defina o objetivo principal do seu programa de fidelidade, além das regras de participação no programa. Todas essas informações devem ser estabelecidas com clareza e de forma concisa. O cliente precisa entender todos os passos e informações necessárias para participar.
Leve um tempo para estabelecer essas regras e escrevê-las de forma descomplicada. Depois disso, garanta que essas instruções sejam inseridas em um local de rápida consulta e visibilidade no seu site. Assim, em caso de dúvida, o cliente consegue facilmente encontrar as informações.
Estude o seu público
Conhecer o público da sua marca irá ajudar a compreender quais benefícios serão atrativos no seu programa de fidelidade. Não adiantar montar um programa bem estruturado se o principal ponto foi negligenciado: os desejos do cliente.
Ao montar um programa de fidelidade para e-commerce você busca um engajamento genuíno e a retenção da clientela. Portanto, é fundamental entender o que atrai seus clientes.
Defina o prazo de validade do programa
O prazo de validade do benefício deve ser definido com base no objetivo que você quer alcançar. Você quer incentivar seus clientes a comprarem no curto ou no médio prazo?
Defina um período de vigência ideal para seu programa de fidelidade e deixe essa informação clara para o cliente ao aderir o programa.
Além disso, você pode enviar um alerta avisando sobre o prazo dos benefícios para incentivar que o cliente realize uma nova compra e utilize suas vantagens antes que expirem.
Monitore os resultados
Esteja atento aos resultados gerados pelo programa de fidelidade para e-commerce que você implementou no seu negócio. Os indicadores devem ser analisados com frequência e, caso o programa não esteja gerando o resultado esperado, será necessário reformular e entender o que pode errado.
Vale ressaltar que, o programa de fidelidade deve oferecer benefícios tanto para o cliente, quanto para a empresa. Manter uma ação como essa irá gerar custos para a empresa - mas o objetivo é justamente garantir que o aumento da receita seja ainda maior.