Benefícios da categorização de produtos no comércio eletrônico
27 de Junho de 2023
A categorização de produtos no comércio eletrônico é essencial para ajudar os clientes a navegar pelo site com facilidade. Trata-se de um mecanismo usado para replicar uma experiência na loja física, criando um corredor virtual que leva os clientes ao produto que desejam comprar.
Pensando na categorização de produtos dessa forma, toda loja de comércio eletrônico deveria se esforçar para priorizar essa estrutura, certo? Porém, esse não é o caso de muitas empresas.
Quer entender melhor por quais motivos é importante dedicar sua atenção à categorização de produtos no comércio eletrônico? Confira logo a seguir!
O que é categorização de produtos?
Ao navegar em um site de comércio eletrônico, por onde você começa?
Imagine que você quer comprar um novo par de tênis de corrida. Ao entrar no site, você pode começar por diferentes categorias: roupas, acessórios, calçados, entre outras. Depois disso, você pode limitar os resultados apenas para homens, mulheres ou crianças. Por fim, você ainda pode selecionar se deseja ver chinelos, botas, calçados esportivos, entre outras categorias.
Toda essa jornada do cliente ilustra como funciona a categorização de produtos no comércio eletrônico. Na prática, estamos falando da classificação de produtos em categorias distintas e hierárquicas – geralmente baseadas em suas características, recursos e atributos.
Embora esse processo possa parecer simples, um produto pode se enquadrar em várias categorias, dependendo de quantas variações existem. Eles podem ser divididos em categorias amplas que se ramificam em subcategorias mais específicas.
Categorização de produtos no comércio eletrônico: muito mais que uma boa experiência do cliente
Sim, uma boa experiência do cliente é crucial ao vender online. Não é por acaso que um estudo mostrou que um total de 75% dos visitantes on-line saem em 15 segundos após não encontrarem o que procuram.
Apesar disso, proporcionar uma boa experiência do cliente não é a única razão pela qual a categorização de produtos é importante. Veja só alguns de seus outros benefícios:
1. Acesso a melhores relatórios e tomada de decisões
Os dados nunca foram tão importantes no mundo dos negócios. E para as lojas virtuais isso não é diferente. Ter acesso a informações úteis é uma maneira segura de saber o que funciona e o que não funciona.
Por isso, ter seus produtos bem categorizados e organizados contribui diretamente para que você entenda melhor o que está acontecendo com suas vendas. Quais produtos são mais vendidos? E quais categorias recebem menos acessos? Identificar informações como essas permite a realização de análises profundas sobre o desempenho do seu e-commerce.
2. Melhoria da produtividade e da comunicação entre as equipes
Todo mundo adora uma boa organização, não é? Esse é um atributo que dá a todos clareza sobre o que está acontecendo e, como resultado, torna todos produtivos. E isso também vale para a organização dos produtos.
A equipe da sua loja virtual lida com seu site e produtos tanto quanto seus clientes. Por exemplo, quando um cliente liga para o departamento de vendas com uma dúvida, como um representante de vendas poderá responder rapidamente sem terminologia e estrutura comuns?
Isso não apenas afeta a experiência do cliente, mas também impede que seus funcionários façam o trabalho da melhor maneira possível. Com categorias de produtos, todos ficam na mesma página.
3. Mais visibilidade nos mecanismos de busca
A otimização para mecanismo de busca (SEO) é uma grande aliada de qualquer e-commerce. Afinal, ter sua loja notada nos mecanismos de busca aumenta o número de visitantes navegando pelos seus produtos.
Embora existam muitas táticas que você pode usar para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, a categorização de produtos pode ser uma delas.
Categorizar seus produtos afeta a arquitetura do seu site, o que é importante quando falamos de SEO. Isso ajuda a tornar mais fácil para os mecanismos de pesquisa rastrear seu site e indexar páginas mais rapidamente. Esses vários pontos de entrada (suas categorias) também podem trazer mais tráfego para seu site, especialmente se você usar as palavras-chave corretamente nas suas páginas de produtos.
4. Aumento de conversões e vendas
Você sabia que estudos mostram que um site mal arquitetado vende 50% menos que um organizado e 75% dos usuários julgam a credibilidade de um site puramente pela estética? Ou seja, para fechar uma venda, os clientes esperam uma interface de compra clara que seja visualmente atraente. E tudo isso pode ser alcançado quando seus produtos são bem organizados.
Sem categorização de produtos, você está falhando com muitos clientes e não atendendo suas expectativas – o que muitas vezes leva a uma queda nas vendas. A verdade é que algo tão simples quanto categorizar seus produtos pode ajudar a melhorar a experiência de compra dos usuários, resultando em mais vendas.
As categorias de produtos são essenciais para o seu site de comércio eletrônico!
Imagine se um cliente entrasse em uma loja física e descobrisse que não havia placas nos corredores? Isso seria caótico. Portanto, não permita que isso aconteça na sua loja virtual.
A categorização de produtos no comércio eletrônico é um passo essencial para levar o seu negócio ao
sucesso. Coloque isso em prática quanto antes para aumentar os resultados conquistados.
Você já conhecia todos os benefícios da categorização de produtos no comércio eletrônico? Você já utiliza essa estratégia na sua empresa?