CRO: aprenda a otimizar a taxa de conversão no e-commerce

29 de Novembro de 2023

Ao analisar as métricas do seu e-commerce, você com certeza já esbarrou com o CRO, não é? O mercado de marketing digital e vendas online possui muitas métricas e siglas diferentes, por isso nesse artigo explicaremos uma delas: o CRO.

O CRO é a abreviação de Conversion Rate Optimization, que é uma estratégia para aumentar o número de conversões que seu negócio tem gerado.

Para aprender como otimizar a taxa de conversão do seu e-commerce, fique atento ao conteúdo que preparamos para você. Continue a leitura!

CRO: aprenda a otimizar a taxa de conversão no e-commerce

O que é CRO no e-commerce?

A Otimização da Taxa de Conversão (CRO) no contexto do e-commerce refere-se a um conjunto de práticas e estratégias projetadas para melhorar a porcentagem de visitantes de um site de comércio eletrônico que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra, preencher um formulário ou assinar uma newsletter. O objetivo principal da CRO é maximizar o valor que cada visitante representa para o negócio.

A CRO envolve a análise e otimização de elementos específicos do site para criar uma experiência mais eficiente e persuasiva para os usuários. Isso pode incluir ajustes nas páginas de produtos, páginas de checkout, chamadas para ação, design geral do site, entre outros.

O processo muitas vezes envolve testes e ferramentas como testes A/B, análise de dados e ajustes na usabilidade do site. Ao combinar esses mecanismos, você consegue maximizar os resultados do seu e-commerce.

Por que o CRO é importante no seu e-commerce?

Para te convencer que o CRO é realmente importante, separamos algumas vantagens de investir nesta estratégia no seu e-commerce.

Os benefícios não são só na taxa de conversão, mas também refletem em outras questões como:

Redução de custos

Ao investir em CRO, você também terá um benefício na redução do CAC, ou seja, Custo de Aquisição de Cliente. Mas como isso é possível?

O que acontece é que sua empresa irá gerar mais vendas com o investimento em campanhas de atração e marketing. Ou seja, os investimentos para atrair clientes devem gerar mais conversões.

A fórmula para calcular o CAC é: CAC = Total do investimento / Número de novos clientes

Experiência do cliente otimizada

As mudanças propostas na estratégia de CRO irão proporcionar maior usabilidade no seu e-commerce. Dessa forma seus clientes se sentirão mais a vontade ao navegar pelo seu site e terão uma melhor experiência com sua empresa.

Mudanças pequenas, como um layout mais limpo e intuitivo, como uma aba com dúvidas frequentes, já otimizam a experiência do cliente com o seu negócio.

Aumento a competitividade de mercado

Clientes mais satisfeitos, site responsivo, diferentes canais de vendas, suporte para dúvidas… Todos são aspectos que aumentam a competitividade do seu negócio no mercado.

Por isso, as estratégias de CRO aumentam a vantagem competitiva da sua empresa em relação às outras empresas do mercado.

ROI positivo

ROI significa Retorno Sobre Investimento e demonstra o quando tivemos de resultados com base no valor que investimos.

Conforme o estudo divulgado pela Statista, 90% dos esforços em investimento para otimização resultam em ROI positivo.

Mas, afinal, como otimizar a taxa de conversão com o CRO?

3 dicas para otimizar a taxa de conversão com o CRO

Faça teste A/B

O teste A/B é uma técnica que pode ser utilizada na estratégia de CRO. Ela permite comparar duas versões de uma mesma página para verificar qual delas produz melhores resultados.

Ao realizar o teste A/B, utilizam-se duas páginas com características diferentes para dois grupos de visitantes semelhantes. Com isso é possível verificar qual das páginas tem o melhor desempenho.

O que deve ser feito é escolher entre uma variável que você queira testar, por exemplo, a cor e posição do botão de “adicionar ao carrinho”. Assim, você cria duas ou mais páginas com essa variável diferente entre si e, divulgando para o público semelhante, testará a melhor opção.

É importante lembrar que o teste A/B deve ser realizado com apenas uma variável de cada vez para que você possa identificar qual delas tem um impacto positivo ou negativo na conversão.

Evite que os usuários saiam do seu site

É preciso estabelecer estratégias para os usuários evitarem deixar seu site. Afinal, manter as pessoas dentro do seu e-commerce aumenta as chances de conversão.

Uma boa estratégia para colocar isso em prática é incluir um pop-up de retenção que apareça na tela do usuário quando o visitante direcionar o cursor para o navegador com a intenção de fechar a aba ou mudar de janela.

Isso fará com que ele se mantenha por mais tempo em seu site. No pop-up você pode oferecer promoções ou ofertas relâmpagos para atrair seu cliente.

Crie um aplicativo para seu e-commerce

Já considerou criar um aplicativo para seu e-commerce? Os aplicativos mobiles são ótimas opções de CRO para aumentar sua taxa de conversão.

Os aplicativos proporcionam um impacto positivo na jornada do cliente no e-commerce, pois são uma forma prática de comprar online e oferecem maior segurança e confiabilidade ao cliente.

Além disso, o aplicativo permite que você envie notificações push para seu cliente com lembretes, ofertas e notificações de carrinho abandonado. Os aplicativos são uma forma de comunicação direta com o seu cliente, que proporciona uma experiência maior fidelidade do cliente.

Para utilizar o CRO e otimizar a taxa de conversão, estabeleça estratégias que maximize a experiência do cliente em seu e-commerce. Crie seu aplicativo coma Mobilizei para aumentar a taxa de conversão com seu negócio!