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4 de Setembro de 2023

Receber um cliente em seu site nem sempre é uma garantia de venda. Um dos maiores problemas do e-commerce é exatamente esse — muitas visitas, mas poucas vendas. Para isso, utilizar estratégias de remarketing para e-commerce pode aumentar a conversão do seu site.

Uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil e Sebrae Nacional demonstrou que a taxa média de conversão dos e-commerces brasileiros é de apenas 1,5%. Esse não é um dado satisfatório para donos de e-commerce, certo?

Porém, essa perspectiva pode ser alterada. Nem sempre a visita daquele potencial cliente ao seu site será a última. Ou seja, você não perdeu ele para sempre. A possibilidade de fazer remarketing no e-commerce é uma das principais estratégias para converter clientes indecisos.

Não se desespere! Nesse artigo traremos estratégias de remarketing para e-commerce que podem ser empregadas em seu negócio para aumentar a conversão do seu site. Confira!

5 estratégias de remarketing para e-commerce

O que é remarketing?

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que visa impactar um lead que já demonstrou interesse por sua marca em outro momento.

Ou seja, a estratégia de marketing é voltada para pessoas que já tiveram o primeiro contato com sua marca e se interessaram. O que você irá fazer é pescar novamente essa pessoa — por isso o prefixo “re”.

Existem diversos motivos para a pessoa não finalizar uma compra. Uma pesquisa recente da Forbes sobre o comportamento de compra online demonstrou que existem alguns motivos principais para as pessoas abandonarem o carrinho. Confira no gráfico.

Por que usuários abandonam o carrinho sem finalizar a compra?

Todos esses motivos podem ser revertidos com o remarketing para e-commerce direcionado e eficaz para cada problema. E ele pode ser feito por meio de e-mails ou anúncios online.

O remarketing para e-commerce está relacionado à automação. Com o uso das ferramentas certas, é possível identificar o comportamento de quem o acessa. Dessa forma, impactá-lo novamente fica mais assertivo.

Por exemplo, é possível saber o que a pessoa pesquisou, qual a posição dela no funil de vendas, qual a etapa de compra ele parou (apenas visualizou, chegou a se cadastrar, colocou itens no carrinho, etc.).

Sabendo essas informações, você pode criar conteúdos direcionados para cada etapa que o lead está (promoções, cashback, programa de fidelização e vantagens, ofertas, entre outros) e, assim, chamar a atenção dele novamente.

5 estratégias de remarketing para e-commerce

Agora que você entendeu o que é remarketing, quais os principais motivos para as pessoas desistirem de uma compra e os benefícios do remarketing para e-commerce, vamos às estratégias.

1. Segmente suas listas

Imagine um cliente que entrou no seu site pesquisou por “calça jeans masculina”, mas não comprou. Se ele receber um remarketing de “roupas femininas da estação”, você acha que ele se sentirá impactado? Provavelmente ele ficará confuso, né?

Segmentar as listas significa exatamente evitar que situações como essa aconteçam. Dessa maneira, você poupará tempo e dinheiro do seu negócio.

Coletar dados dos acessos ao seu site é imprescindível, porém, é preciso saber trabalhar com eles. Dados coletados, mas mal interpretados, não levam a resultados e são desperdiçados.

Por esse motivo, separe os dados dos acessos em listas que proporcione um visão úncia de cada possível cliente, a fim de fazer o remarketing para e-commerce eficiente.

Você pode segmentar da seguinte maneira:

  • quem visitou o e-commerce;
  • quem visitou os itens de determinada categoria;
  • quem visitou a página de determinado produto;
  • quem colocou itens no carrinho;
  • quem foi até o checkout.

2. Crie estratégias de upsell e cross-sell

Essa estratégia de remarketing para e-commerce pode ser realizada com clientes que já compraram da sua marca ou estão em processo de compra.

O upsell consiste em convencer o cliente a adquirir um produto mais completo, no lugar do que ele estava considerando adquirir. Esse produto normalmente é mais caro - aumentando o lucro sob uma venda.

Nesse contexto, clientes podem ser impactados a mudar sua opção no momento da compra ou voltarem em outro momento para investir no produto mais caro.

O cross-sell consiste em oferecer ao cliente, no momento da compra, produtos que são complementares ao que ele está interessado. Por exemplo, se a pessoa colocou no carrinho um tênis para corrida, que tal levar também meias ou shorts apropriados?

Dessa forma, você faz a pessoa se atentar a produtos que ela pode precisar, mas talvez não havia se lembrado. Isso pode ser feito também após a finalização de uma compra. O cliente recebe um e-mail com produtos complementares que pode o interessar.

3. Ofereça descontos

O desconto pode ser um ótimo atrativo para trazer de volta ao seu e-commerce pessoas que colocaram itens no carrinho, mas não compraram.

Como observado na pesquisa feita pela Forbes que mostramos aqui, a principal razão para deixarem de finalizar uma compra são os custos extras como frete ou taxas a mais.

Uma opção de remarketing para e-commerce que pode auxiliar na conversão de pessoas que deixam de comprar por esse motivo é oferecer descontos em frete. Você pode incentivar as pessoas a comprarem até determinado valor para usufruírem do frete grátis, por exemplo.

Inclua cupons de desconto nas campanhas de remarketing para resgatar esses clientes.

4. Faça anúncios personalizados

Os anúncios pagos em redes sociais irão alavancar o alcance da sua marca. Porém é preciso saber bem quem é o público alvo daquele anúncio.

Com suas listas segmentadas em mãos, prepare anúncios personalizados para cada grupo. Quanto mais personalizado for o seu anúncio, mais identificação gerará e maior será o impacto da estratégia de remarketing para e-commerce.

5. O Inbound Marketing pode ser seu aliado

A última estratégia é utilizar o inbound marketing a seu favor. Essa alternativa de remarketing para e-commerce, além de gerar mais vendas, também gera autoridade para sua empresa.

Utilizar o inbound marketing no seu e-commerce irá sanar possíveis dúvidas dos clientes sobre seus produtos ou processo de compra, aumentar a confiabilidade das pessoas na sua marca e ainda educar seu lead.

Para isso, produza conteúdos relevantes sobre seu e-commerce e entregue aos clientes informações que os ajudam. Se você for assertivo nesse movimento, seu negócio pode se tornar a opção número um para os usuários!