Como criar uma estratégia de canais de vendas para e-commerce?

21 de Junho de 2023

As empresas usam canais de vendas para alcançar clientes em potencial e fechar negócios. São diversas opções de canais offline e online, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Neste contexto, como criar uma estratégia de canais de vendas para e-commerce?

Algumas empresas investem em vendas pelas redes sociais, enquanto outras possuem foco total no seu site. E as duas abordagens podem trazer resultados positivos. Tudo depende das características e metas de cada negócio.

Quer entender como construir uma estratégia de canais de vendas para e-commerce? Confira logo a seguir!

Como criar uma estratégia de canais de vendas para e-commerce?

O que são canais de vendas?

Um canal de vendas é o meio que uma empresa utiliza para chegar aos seus clientes finais para que possa vender-lhes um produto ou serviço. O que não faltam são exemplos de canais que podem ser usados com essa finalidade:

  • Comércio no varejo
  • Comércio atacado
  • Revendedores
  • Comércio eletrônico
  • Redes sociais
  • Aplicativos móveis
  • Marketplaces
  • Programa de afiliados

Como construir criar uma estratégia de canais de vendas para e-commerce?

Ter uma sólida estratégia de canais de vendas para e-commerce exerce um papel crucial no sucesso dos negócios. Ou seja, é preciso planejar com inteligência as iniciativas para comercializar seus produtos nos diferentes canais disponíveis.

Vamos examinar algumas das táticas mais comuns e ver como você pode usá-las para desenvolver uma forte estratégia de canais de vendas para e-commerce:

1. Considere seus clientes-alvo

Você deve considerar cuidadosamente seu público antes de criar uma estratégia de canais de vendas que beneficie sua empresa. Pergunte a si mesmo: quais são as necessidades ou expectativas de seus clientes? Como as pessoas normalmente usam seus produtos? Onde os consumidores esperam encontrar seu produto?

Considere realizar uma análise de mercado para entender melhor o comportamento de seus clientes e coletar informações sobre seus hábitos, padrões de consumo, interesse em seu produto e familiaridade com sua marca.

2. Escolha os canais certos

Quando você lançou sua empresa, provavelmente deu prioridade a um único canal de vendas (por exemplo, sua loja de roupas online). No entanto, se você deseja expandir seus negócios, implementar estratégias em vários canais de venda é essencial.

Para escolher os canais mais eficazes para o seu negócio, você deve levar em consideração onde seu público-alvo gasta seu tempo, quais canais exigirão menos investimento inicial e as áreas em que seus rivais parecem ter mais sucesso.

Por exemplo, uma loja virtual pode expandir sua atuação para as redes sociais ou criar um aplicativo próprio para se aproximar do seu público. Essas são algumas alternativas que ampliam a presença digital e podem aumentar a visibilidade da marca.

3. Crie uma estratégia diferente para cada canal

Cada novo canal de vendas que você adicionar à sua empresa precisará de uma estratégia diferente para obter sucesso. Por exemplo, enviar clientes para sua loja online exigiria uma estratégia diferente de direcionar o tráfego de pedestres para uma loja física.

Enquanto uma loja virtual depende de uma boa presença nas buscas dos mecanismos de buscas ou anúncios, um aplicativo se beneficia da App Store Optimization (ASO) e de ações que incentivam o download do app.

4. Gerencie seus canais de vendas em um só lugar

O gerenciamento eficaz dos canais de vendas é crucial quando você vende seus produtos em vários locais. A melhor maneira de conseguir isso é usando um único sistema onde todas as informações de estoque e dados da jornada do cliente podem ser reunidos – como a Mobilizei, que integra as informações da loja virtual com o app.

5. Gerencie o estoque e atendimento

Ao diversificar seus canais de vendas, você deve ter os procedimentos corretos para gerenciamento de estoque e atendimento de pedidos. Afinal, quanto mais canais você tiver para fazer vendas, mais vendas você deve fechar. Quando isso acontece, você precisa ter estoque suficiente para lidar com o crescimento.

6. Assegure um atendimento ao cliente de boa qualidade em todos os canais de vendas

À medida que sua empresa cresce, você provavelmente terá que lidar com mais reclamações de clientes, e é por isso que precisa encontrar maneiras de garantir atendimento e suporte de alta qualidade.

Pense em contratar uma empresa de suporte ao cliente ou adicionar um bate-papo ao vivo ao seu site. À medida que sua empresa cresce, essa pode ser uma boa maneira de lidar com dúvidas e reclamações de atendimento ao cliente.

7. Avalie sua estratégia de canal de vendas e ajuste

Nem é preciso dizer que alguns canais de vendas funcionarão para sua empresa, enquanto outros não. É crucial que você avalie o sucesso de cada canal para garantir que sua estratégia de vendas de canal seja eficaz.

Fique atento ao volume de vendas que cada canal gera. Se você encontrar um canal de vendas que não está gerando vendas suficientes, crie uma campanha de marketing direcionada especificamente para esse canal. Talvez tudo o que você precise seja um pouco mais de reconhecimento da marca para que seus clientes conheçam todos os seus canais de venda.

Explore diversos canais para alcançar o sucesso!

As escolhas do canal de vendas, sem dúvida, afetarão seu sucesso de vendas. Qual deles funciona melhor para você dependerá de quem é seu mercado-alvo, que tipo de produto você está vendendo e quanto dinheiro está disposto a gastar para atingir seus clientes em potencial.

Ao criar sua estratégia de canais de vendas para e-commerce, você deve basear suas decisões em fatos e métricas após examinar cuidadosamente todas as opções disponíveis. Lembre-se de que a experiência do cliente deve estar no centro de suas decisões estratégicas de negócios. Criar uma jornada de compra multicanal perfeita terá uma grande influência na percepção da sua marca e, mais importante, nas suas taxas de conversão.

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