8 medidas para aumentar a segurança do e-commerce
18 de Abril de 2023
Os sites de comércio eletrônico estão em constante crescimento e possuem um importante papel na economia global, mas, assim como as lojas físicas, apresenta desafios únicos. Por esse motivo, é necessário possuir e aumentar a segurança do e-commerce.
Isso porque correm o risco de serem invadidos por cibercriminosos que desejam acessar dados de clientes e da própria empresa, incluindo números de cartão de crédito e outras informações confidenciais que podem ser usadas para roubo de identidade.
Além disso, esses criminosos podem usar malware em seu site para infectar os computadores dos visitantes com vírus ou ransomware, o que significa que esses visitantes terão seus arquivos bloqueados até que paguem.
Sabemos que isso causa um grande impacto em qualquer negócio, portanto, vamos entender a importância e as medidas necessárias para aumentar a segurança do e-commerce. Siga a leitura e aproveite!
Qual a importância de aumentar a segurança do seu e-commerce?
Aumentar a segurança do e-commerce é de extrema importância por diversos motivos. Em primeiro lugar, um site de comércio eletrônico é uma plataforma de negócios que lida com informações financeiras sensíveis, como números de cartões de crédito e dados pessoais dos clientes.
Dessa forma, se essas informações forem comprometidas, a reputação do site pode ser seriamente afetada e, pior ainda, os clientes podem sofrer perdas financeiras significativas.
Além disso, a segurança do site é essencial para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados dos clientes. Se os dados forem expostos ou violados, pode haver perda de confiança, levando a perdas de receita e lucros.
Outro motivo crucial para aumentar a segurança de um site e-commerce é a prevenção de ataques de hackers, como ataques de negação de serviço (DDoS) e phishing. Isso garante que o site esteja sempre disponível e seguro para uso pelos clientes.
Por fim, muitos países possuem leis de proteção de dados, como a LGPD no Brasil, que exigem que as empresas protejam os dados pessoais dos clientes. O não cumprimento dessas leis pode resultar em multas e outras sanções legais. Logo, é crucial aumentar a segurança para cumprir essas leis e evitar qualquer tipo de penalidade.
8 medidas para aumentar a segurança do e-commerce
Agora já podemos abordar as medidas necessárias para potencializar a segurança de um site e-commerce. Segue a leitura:
1. Crie senhas seguras
É muito importante que você não reutilize as mesmas senhas em seus sistemas internos, especialmente onde houver logins públicos e, principalmente, em contas administrativas.
Nesse caso, é melhor gerar uma senha exclusiva para cada um dos seus sistemas para, em seguida, configurar uma programação para atualizar essas senhas.
Além disso, você também pode usar um gerenciador de senhas para gerar elas através de um cofre criptografado, onde seus sites são acessados apenas localmente e apenas com uma senha mestra. Essa ação garante que uma senha exclusiva seja gerada para cada site.
2. Criptografia SSL
A criptografia SSL é uma medida de segurança que tem o objetivo de proteger dados confidenciais, criptografando-os antes de serem enviados pela Internet. Isso significa que, se alguém interceptar o tráfego do seu site, ele não vai conseguir ver nenhuma das informações pessoais de seus clientes.
Para implementar a criptografia, você precisará de um certificado SSL e um servidor da Web compatível com HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure). Você pode comprar o certificado de um provedor terceirizado ou criar um você mesmo usando o Let's Encrypt.
3. Autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é um método de confirmar a identidade reivindicada de um usuário, utilizando uma combinação de dois fatores diferentes. O primeiro fator é algo que o usuário sabe, como uma senha ou número PIN. O segundo é algo que eles têm, como smartphone ou smartwatch.
Dessa forma, a autenticação de dois fatores pode ser feita de duas maneiras:
- Mensagens de texto por SMS, enviadas para o seu dispositivo móvel e contendo códigos que você deve inserir antes de prosseguir com determinadas ações em sua conta, como fazer o login.
- Um aplicativo em seu smartphone que gera senhas únicas para você usar ao fazer login em sites ou aplicativos, como o Google Authenticator ou Authy.
4. Atualizações e patches regulares
Para manter seu site seguro, é importante manter-se atualizado com os últimos patches e atualizações de segurança. Eles podem ser encontrados no site oficial da sua plataforma de comércio eletrônico ou entrando em contato diretamente com a equipe de suporte.
Se você estiver usando uma solução de terceiros, você pode fazer isso automaticamente, por padrão. Porém, se estiver executando sua própria base de código personalizada (ou seja, PHP), é melhor atualizar de forma manual e regularmente, para que não haja surpresas quando alguém tentar invadir seu site.
5. Proteção por firewall
Um firewall é um sistema de software ou hardware que monitora o tráfego de rede e bloqueia o acesso não autorizado, permitindo a passagem de comunicações legítimas. Um firewall pode ser implementado em várias camadas diferentes do seu site de comércio eletrônico, como:
- Servidor Web (HTTP)
- Servidor de banco de dados (SQL)
- Servidor de aplicativos (plataforma de comércio eletrônico)
6. Conformidade PCI
O PCI DSS é um conjunto de padrões que tem o objetivo de proteger dados de cartão de crédito. É considerado um requisito para qualquer organização que lide com informações financeiras, porque ajuda a garantir a segurança dos sites de comércio eletrônico.
Além disso, ele se aplica a todas as organizações que armazenam, processam ou transmitem dados do titular do cartão de pagamento em nome de seus clientes. Isso inclui comerciantes, processadores, adquirentes e prestadores de serviços que armazenam ou transmitem esses dados pessoais (por exemplo, sistemas POS).
7. Backup e recuperação de dados
A melhor maneira de garantir a continuidade dos negócios é ter um plano confiável de backup e recuperação. Um bom plano deve ser capaz de recuperar seus dados após um desastre, seja um incêndio ou outra situação natural, roubo e até mesmo erro humano.
O sistema de backup ideal manterá seu site sempre atualizado com a versão mais recente dele. Se o seu e-commerce permite a venda dos produtos online para seus clientes, isso é especialmente importante, porque se algo der errado com o pedido, eles vão querer o dinheiro de volta rapidamente.
8. Detecção e prevenção de fraudes
Por fim, as medidas de detecção e prevenção de fraude são usadas para identificar transações fraudulentas e impedir que elas ocorram. Existem três métodos principais de detecção de fraude:
- Monitoramento de transações: envolve a análise de dados de transações anteriores para identificar atividades suspeitas, como várias compras feitas em um curto período de tempo ou compras feitas por clientes que nunca fizeram compras anteriores.
- Autenticação baseada em risco: esse método usa informações sobre a identidade e o comportamento de seus clientes para determinar se eles provavelmente cometerão fraudes. Por exemplo, se alguém tentar fazer uma compra online com um número de cartão de crédito desconhecido, pode ser sinalizado como suspeito porque não corresponde a nenhuma transação anterior em seu banco de dados (ou qualquer outro banco de dados).
- Algoritmos de aprendizado de máquina: esses softwares podem analisar grandes quantidades de dados rapidamente - tornando-os ideais para identificar padrões que os humanos podem perder e, em seguida, usar esses padrões como parte de seu processo de tomada de decisão, quando precisar escolher se algo é fraudulento ou não.
Para concluir, lembre-se que aumentar a segurança do e-commerce é algo que evita prejuízos enormes, além de não ser uma ação que envolve muito esforço de trabalho. Uma vez que as medidas forem instaladas, é preciso somente monitorar de forma recorrente, para que a proteção continue ativa e eficiente.
E você, já possui uma proteção de qualidade no seu e-commerce? Quais estratégias utiliza?