4 dicas de e-mail marketing para loja virtual

22 de Fevereiro de 2023

Você já explora uma estratégia de e-mail marketing para loja virtual? Essa é uma poderosa ferramenta para gerar mais vendas e fidelizar os seus clientes. Porém, é preciso que exista um bom planejamento para alcançar resultados consistentes.

Não basta enviar um e-mail a cada 6 meses ou, então, lotar a caixa de e-mails dos seus clientes com dezenas de ofertas todas as semanas. Uma boa estratégia de e-mail marketing para loja virtual deve manter um equilíbrio e entregar o que é esperado pelo público.

Neste artigo vamos conferir algumas dicas de e-mail marketing para loja virtual que você pode adotar. Confira!

4 dicas de e-mail marketing para loja virtual

A importância do e-mail marketing para loja virtual

O e-mail é um canal de comunicação com o público muito eficaz. Quando bem utilizada, essa estratégia contribui para que sua empresa alcance os objetivos desejados – como aumentar as vendas, aumentar o tráfego, manter relacionamentos e fidelizar clientes.

Veja só alguns dos benefícios do e-mail marketing para loja virtual:

  • Os e-mails mantêm o cliente bem informado e conectado com o seu negócio.
  • Os e-mails ajudam a construir bons relacionamentos com seus prospects, leads e clientes atuais.
  • Muitas pessoas têm o hábito de verificar seus e-mails regularmente. É por isso que eles possuem um grande potencial de gerar conversões.
  • Os e-mails podem ser personalizados facilmente – o que torna sua empresa mais acolhedora e calorosa.
  • Os e-mails aumentam o conhecimento da marca e tornam sua marca visível para o público.
  • Os e-mails são comparativamente mais econômicos do que outras formas de marketing.

4 dicas de e-mail marketing para loja virtual

Afinal, como extrair o máximo do e-mail marketing para loja virtual? Veja só as dicas que preparamos para você:

1. Crie um banco de dados para o envio de e-mails

Mesmo com um tráfego altamente segmentado, a maioria dos novos visitantes de um site não retorna. Isso pode mudar se você der a eles um motivo para voltar – como uma oferta incentivando-os a se cadastrar na lista de e-mail ou criar uma conta na sua loja.

Uma estratégia de e-mail marketing para loja virtual deve começar com a captura do endereço de e-mail dos visitantes com um formulário de inscrição online. Algumas ofertas atraentes incluem um código de desconto para a primeira compra ao se inscrever, frete grátis ou promessas de descontos e ofertas futuras.

À medida que o seu banco de dados cresce, você pode segmentar esses contatos em categorias que se alinhem com o histórico de compras ou as visitas à página. A partir disso, você pode construir uma estratégia mais assertiva e eficiente.

2. Explore diferentes tipos de e-mails

Existem muitos tipos de e-mails que podem ser enviados para aumentar as taxas de cliques (CTRs) e o envolvimento do cliente. Os e-mails devem ser atraentes, incluindo uma mistura de texto e fotos com uma chamada para ação (CTA) que prenda a atenção do leitor.

Alguns tipos de e-mails que podem fortalecer o relacionamento com o cliente e aumentar a receita são os seguintes:

  • E-mail de boas-vindas. Quando um usuário se cadastra no seu site, é importante enviar um e-mail de boas-vindas. Essas mensagens devem incluir um incentivo para retornar ao site ou fazer uma compra – como um código de desconto.
  • E-mail de abandono de carrinho. Os compradores geralmente navegam em sites, encontram algo de que gostam e adicionam aos carrinhos, mas podem se distrair e não concluir a compra. O e-mail de abandono de carrinho lembra aos usuários que seu carrinho está ativo e os incentiva a concluir a compra. Você também pode usar essa oportunidade para adicionar incentivos, como códigos de desconto ou frete grátis.
  • E-mail de aniversário. Os e-mails de aniversário criam experiências pessoais com os clientes e oferecem uma oportunidade de presenteá-los com algo, como um item grátis após um determinado valor de compra ou um desconto.
  • Oferta promocional ou e-mail de desconto. O desconto tem sido uma estratégia para incentivar as vendas – tanto online quanto offline. Portanto, é sempre uma boa ideia explorar essa ação para manter seu público interessado na sua loja.
  • Confirmação do pedido ou e-mail de agradecimento. Para manter o engajamento alto e os relacionamentos fortes, é importante enviar e-mails de acompanhamento para confirmar os pedidos. Essas mensagens podem definir expectativas com o cliente sobre prazos de entrega e detalhes de envio – mas também podem incluir indicações de outros produtos para complementar a compra.

3. Retenha os clientes existentes para compras recorrentes

Você consegue se envolver com mais facilidade com pessoas que já compraram na sua loja, certo? Por isso, você pode criar e-mails especiais para esse público. Veja algumas ideias:

  • Upsell para clientes existentes. O upselling pode aumentar o valor da vida útil do cliente e aumentar o tamanho médio do pedido. A ideia é bem simples: enviar e-mails oferecendo produtos que poderiam complementar a compra realizada – como uma oferta de mouses e teclados para alguém que comprou um notebook.
  • Incentive compras recorrentes. Você pode enviar incentivos a compras recorrentes para clientes que compram com frequência – como um cupom de desconto para comprar novas lentes de contato alguns meses após uma compra.
  • Reconquiste antigos clientes. Às vezes, um cliente compra algo uma vez em uma loja e nunca mais volta. Para reconquistá-los, você pode adotar uma estratégia mais agressiva de descontos para incentivar compras adicionais. Isso pode incluir cupons de descontos e frete grátis.

4. Personalize seus e-mails

A personalização no e-mail marketing pode aumentar as taxas de abertura e mostrar ao público que sua empresa reconheceu suas necessidades e desejos. Confira algumas maneiras de incorporar a personalização em uma estratégia de e-mail marketing para loja virtual:

  • Torne o conteúdo relevante. A segmentação permite que você se certifique de que seus e-mails são relevantes para os leitores. Para isso, é possível segmentar seus e-mails com base em diversos fatores – como hábitos de compra, gênero, idade, páginas visitadas, entre outros.
  • Acerte no timing do envio. Enviar e-mails no momento certo pode aumentar o sucesso da sua estratégia de e-mail marketing para loja virtual. Essas mensagens podem incluir e-mails de boas-vindas, e-mails de aniversário, mensagens com conteúdo relacionado a compras anteriores, ofertas de produtos relacionados ou lançamento de novos produtos que o cliente possa gostar.
  • Use assuntos personalizados. A personalização do assunto do e-mail pode capturar rapidamente a atenção de alguém e falar diretamente com esse indivíduo. Afinal, os clientes são mais propensos a abrir e-mails que incluem seu nome.

→ Confira também: 5 estratégias de mobile marketing para atrair clientes

Você gostou das dicas de e-mail marketing para loja virtual? Como você explora essa estratégia no seu negócio?