Qual o melhor canal de vendas online?

17 de Agosto de 2022

Existem muitas formas de melhorar a gestão da empresa e a experiência do usuário ao comprar seus produtos ou serviços. No cenário atual, em que recebemos ofertas o tempo todo na internet, tendo fácil acesso a informações e variedade de preços, é importante se perguntar: qual o melhor canal de vendas online?

Com uma competitividade cada vez mais alta, não é fácil se destacar e fidelizar clientes. Além disso, os consumidores estão cada vez mais exigentes, por poderem pesquisar mais opções online e encontrar o item (e a marca) que mais se encaixa em suas necessidades.

Por isso, encontrar o melhor canal de venda online e investir em mais de um é uma ótima forma de ampliar seu alcance e atender as diferentes demandas do seu público-alvo. Afinal, são muitas as alternativas de venda na internet.

Para ajudar você a encontrar os melhores canais de venda online para sua empresa, vamos apresentar os principais utilizados. Confira!

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Qual o melhor canal de vendas online?

Inicialmente, para encontrar o melhor canal de vendas online para sua empresa, é fundamental ter suas personas definidas, ou seja: um estudo sobre quem é seu público-alvo, suas necessidades, dores e preferências.

Somente assim é possível acertar na escolha dos canais, vender mais e fidelizar clientes. Portanto, tenha em mente que, se você não tiver traçado quem são suas pessoas ainda, precisará fazer isso primeiro se quiser atingir o sucesso.

Após isso, é preciso pensar nos canais que podem ser mais úteis para se comunicar com o seu público, considerando os lugares em que eles mais frequentam e por onde preferem comprar.

Agora, podemos apresentar os principais canais de vendas online utilizados no mercado, para você analisar os que mais combinam com sua marca e seu público. Confira:

Loja virtual / e-commerce

Começando com o mais óbvio, mas ainda importante, a loja virtual costuma ser o primeiro investimento de canal de venda online. Essa opção permite fazer uma apresentação completa da sua marca, com espaço para todas as informações necessárias.

Além disso, ter uma plataforma de e-commerce permite que você tenha liberdade para personalizar o site conforme a identidade visual do seu negócio. Em outros canais, é preciso se adaptar ao visual próprio da plataforma.

De mesmo modo, é possível ter uma série de vantagens, como:

  • Comunicar-se diretamente com seu cliente, apresentando seus produtos e serviços com todas as informações importantes para a consideração do cliente;
  • Automatizar sua gestão e controlar os produtos do estoque com facilidade;
  • Selecionar o modo de pagamento e de envio de produtos adequados à sua marca e suas preferências;
  • Informar os usuários e apresentar sua marca por completo, com páginas “sobre nós” e “perguntas frequentes”;
  • Fazer a integração dos outros canais de venda utilizados pela sua empresa.

Em suma, se você quiser marcar presença online e oferecer um local completo para seus consumidores, investir em uma loja online é ideal.

Além disso, uma boa estratégia é ter o e-commerce como sua principal plataforma de venda, seu “endereço principal”, por ser o local que melhor irá apresentar sua marca. Assim, você pode ter os demais canais de venda integrados em seu site, oferecendo flexibilidade de compra e alcançando mais público.

Marketplace

Os marketplaces também são ótimas opções de canal de vendas online: são plataformas de varejo que funcionam como um shopping - mostrando várias lojas online em um só espaço.

Neles, é possível comprar de várias lojas em um mesmo carrinho, o que pode ser benéfico para a experiência do cliente, por ser prático e simplificado. Inclusive, você deve conhecer algumas dos marketplaces mais utilizados: Mercado Livre, OLX, Americanas, Submarino, Walmart e Amazon.

No entanto, mesmo que essa seja uma forma de conseguir vender mais, existem algumas desvantagens. Por exemplo, sua marca estará exposta junto de todos os outros concorrentes, em um local onde o consumidor pode comparar seu produto com outros preços e qualidades.

Portanto, esteja atento a isso e aos movimentos dos seus concorrentes. Além disso, uma boa forma de se destacar nesses espaços é apostando em preços competitivos, em descrições bem detalhadas do produto/serviço e respondendo os feedbacks que os consumidores deixam na plataforma.

Instagram

Como você deve imaginar, o Instagram é uma das principais redes sociais utilizadas para dar mais visibilidade às marcas e entrar em contato com consumidores. A maioria das pessoas está ali, seja para socializar, seja para conhecer empresas que combinam com seus interesses.

Felizmente para as empresas, as pessoas estão acostumadas a seguir as marcas que consomem, para receber avisos de novidades, promoções e entrar em contato quando algo não deu certo.

Também por isso, é importante estar atento ao feedback que as pessoas deixam nas redes, porque é o principal canal utilizado para reclamações e pedidos de ajuda. Ignorar os comentários só irá pegar mal para sua marca, portanto, aproveite para engajar com seu público e mostre disponibilidade para resolver as questões apontadas.

Assim, as pessoas verão que sua marca mantém um bom relacionamento com o público, com atendimento de qualidade. Esse também é o canal ideal para entregar conteúdos relevantes que aumentam a autoridade e credibilidade do seu negócio.

Inclusive, investir em influencers ou utilizar depoimentos de clientes nessa plataforma é uma ótima forma de chamar atenção das pessoas e convencê-las a comprar da sua empresa. Também é um espaço para conhecer melhor as preferências do seu público e se destacar da concorrência.

Facebook

O Facebook também traz diversos benefícios como canal de vendas online, mesmo que sua popularidade não seja mais a mesma. Para alguns segmentos, pode ser um ótimo local para entregar conteúdos mais completos, com maior espaço para texto, links e com diversas ferramentas para anunciar sua marca e produtos.

Além disso, o próprio Facebook possui um marketplace, local em que você pode anunciar seu serviço e atingir seu público-alvo diretamente. Isso acontece devido à possibilidade de segmentar sua publicação a partir da idade, gênero, localização, interesses, etc.

WhatsApp

Muito utilizado por todos, o WhatsApp é uma ferramenta completa para entrar em contato e manter o relacionamento com o cliente. Porém, ela também pode ser utilizada como canal de vendas online.

Você pode criar uma conta comercial e aproveitar os benefícios disso, como: comunicação direta com o cliente, possibilidade de adicionar catálogos de produtos, criar mensagens automáticas, dar respostas e fazer negociações mais rápidas, organizar diferentes categorias de clientes a partir das “etiquetas” e muito mais.

Aplicativo móvel

Para aproveitar todo o crescimento das vendas em dispositivos móveis, muitas empresas estão apostando na criação de um aplicativo próprio. Esse é, sem dúvidas, um ótimo canal de vendas online para estreitar o relacionamento com o cliente e fornecer uma experiência completa.

Um aplicativo pode representar um diferencial competitivo para que a sua empresa se destaque em relação aos concorrentes. Além disso, o app possui recursos únicos que podem ser explorados para aumentar o volume de vendas - como as notificações push.

Como escolher o melhor canal de vendas online para sua empresa?

Agora que você conhece os principais canais de vendas online, pode escolher o que melhor se encaixa nas suas preferências e necessidades. Como falamos no artigo, a melhor forma de fazer isso é definindo suas personas, entendendo suas dores, necessidades e preferências de compra.

Dessa forma, não existe um canal que seja o melhor. Na verdade, fazer uma combinação entre eles é a melhor aposta para prosperar e vender mais!

Agora, se você já possui um e-commerce e quer ampliar ainda mais a visibilidade da sua marca e a acessibilidade de compra do seu público, investir em um aplicativo da sua loja online pode ser o ideal!

Nós da Mobilizei podemos ajudar você com isso: crie um aplicativo da sua loja, impulsione suas estratégias com facilidade e tenha seu próprio canal de marketing.

Assim, você terá contato direto com o cliente, oferecendo informação, anúncios e promoções, além de mais facilidade para as pessoas comprarem direto do smartphone. É só vantagens! Entre em contato conosco e saiba mais!!