Notificações Push: tudo o que você precisa saber

8 de Julho de 2021

Você já ouviu falar sobre as notificações push? Esse recurso tem sido cada vez mais explorado por empresas dos mais diversos segmentos. E certamente os comércios eletrônicos estão entre os maiores beneficiados por essa tecnologia.

Cada vez que você pega seu smartphone, se depara com diversas notificações que ficam aguardando sua atenção na barra superior, certo? Elas podem ser avisos do sistema, mensagens de amigos ou notificações de aplicativos que você tem baixado no celular. E essa mesma lógica de notificações ocorre quando você navega por páginas da internet ou utiliza outros dispositivos móveis.

Agora imagine que você pudesse informar seus clientes sobre produtos em promoção ou lançamentos do seu e-commerce. Certamente seria uma forma de comunicação eficiente, não é? Justamente por isso as notificações push são tão valorizadas pelos empreendedores.

Neste artigo vamos compreender melhor como funcionam as notificações push e como você pode explorar esse recurso. Confira!

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O que são notificações push?

Notificações push são mensagens pop-up curtas que aparecem na tela do usuário, estimulando-o a realizar alguma ação. Elas podem aparecer mesmo se você não estiver usando o aplicativo ou quando a tela estiver bloqueada. Enquanto seu aparelho estiver em execução e você estiver conectado à internet, será possível receber notificações por push.

Em primeiro lugar, elas servem como uma ótima ferramenta de comunicação entre o usuário e sua empresa. Em segundo lugar, elas não são pegas em filtros de spam e sempre chegam ao seu destino. Além disso, as taxas de cliques podem ser muito maiores do que as de um e-mail.

As notificações push podem fornecer conteúdo personalizado para cada usuário. Você pode receber uma mensagem diferente da do seu amigo, embora vocês dois estejam usando o mesmo aplicativo. Tudo depende dos seus hábitos e ações realizadas naquela empresa.

Tipos de notificações push

Os clientes adoram mensagens criadas especialmente para eles. Por esse motivo, eles são mais propensos a clicar em mensagens que despertam seu interesse e emoções. E as notificações push levam isso ao limite. Veja diversos tipos de notificação que podem ser usadas:

  • Mensagens informativas. Elas são importantes para atualizar o usuário sobre quaisquer alterações em sua conta e fornecer notícias ou mudanças relevantes dentro do sistema.
  • Mensagens de geolocalização. Essas notificações funcionam apenas em uma área específica. Os usuários receberão informações sobre eventos próximos, previsões do tempo, lojas, restaurantes ou qualquer outra atividade que possa ser realizada naquele local.
  • Mensagens promocionais. Atualizam o usuário sobre vendas, ofertas especiais ou promoções. Com isso, torna-se possível estimular compras e aumentar o número de vendas.
  • Mensagens de avaliação ou pesquisa. Essas notificações são enviadas aos usuários para coletar feedback sobre a qualidade do produto ou serviço. O objetivo é ver onde há espaço para melhorias no e-commerce.

Benefícios das notificações push

Estimativas apontam que a taxa de cliques das notificações push é de 4 a 8 vezes maior que a do e-mail. Como você pode imaginar, isso torna as notificações push um canal de comunicação extremamente poderoso para marketing e vendas. Veja os principais de seus benefícios:

1. Facilidade na comunicação com o público

Muitas empresas sofrem de baixa contagem de leads, bem como baixa qualidade de leads, porque os visitantes muitas vezes relutam em fornecer informações pessoais. Com as notificações push, você não precisa depender da captura de informações de leads, pois pode comunicar-se com os consumidores sem solicitar nenhum dado pessoal.

2. Aumente o retorno de usuários

Você conseguiu atrair clientes para seu site pela primeira vez, mas como mantê-los? Mensagens atraentes podem atrair o interesse do seu público e envolvê-lo imediatamente.

Envie mensagens clicáveis proativas direcionando-os de volta ao seu site ou aplicativo. Isso ajuda a aumentar o retorno de visitantes por meio de notificações direcionadas e mensagens personalizadas. Você pode mantê-los ligados com diferentes ofertas promocionais, artigos e muito mais para aumentar a interação do visitante com seu site.

3. Economia de tempo

Criar um e-mail e enviá-lo para sua base de contatos pode tomar um tempo precioso. Não é fácil escrever textos, ofertas e ilustrações atraentes, não é? Mas este não é o caso com notificações push, pois elas são concisas e demoram menos para escrever.

4. Conecte-se na hora certa

Com notificações push, você pode conectar-se com seus usuários na hora certa. Envie notificações push em tempo real quando estiver procurando respostas instantâneas. Além disso, você pode automatizar notificações para campanhas, configurar datas de expiração para mensagens com limite de tempo, configurar notificações com base em diferentes locais, entre outras variáveis.

Um ótimo exemplo disso é um usuário que adicionou produtos em seu carrinho mas não finalizou a compra. É possível enviar uma notificação push 1 hora depois lembrando que os produtos estão aguardando.

5. Facilidade de adesão

Com notificações push, você pode aumentar a visibilidade de sua marca entre o público de forma muito simples. E os usuários têm a opção de acessar ou negar a permissão para que seu aplicativo envie notificações. Dessa forma, você garante que não está incomodando os usuários.

6. Melhoria da retenção de clientes

Você sabia que para conquistar um novo cliente é necessários investir de 5 a 12 vezes mais do que para manter um atual? Por isso é tão importante trabalhar na fidelização dos seus clientes.

Expandir sua estratégia de mensagens com notificações push para Android e iOS pode aumentar o envolvimento do consumidor móvel e a retenção dos usuários do seu aplicativo.

Ou seja, com as notificações push, você tem mais oportunidades do que nunca para ativar seus usuários e ajudá-los a encontrar novas oportunidades de compra – fazendo com que os clientes voltem para a sua loja.

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