O crescimento exponencial das compras pelo celular e aplicativos
30 de Setembro de 2021
Você realizou compras pelo celular e aplicativos recentemente? Se a resposta para essa pergunta foi sim, você faz parte da grande tendência do momento: as vendas mobile.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que entre julho de 2020 e julho de 2021 79% dos internautas fizeram alguma compra usando aplicativos de lojas – um aumento de 18% em comparação ao estudo realizado em 2019.
E essa é apenas uma das evidências de que as compras pelo celular e aplicativos têm crescido significativamente nos últimos anos. Neste artigo reunimos dados de duas pesquisas da CNDL/SPC Brasil* para analisar melhor essa tendência. Confira!
Entenda a tendência das compras pelo celular e aplicativos
Os hábitos dos consumidores estão mudando ao longo dos últimos anos. Com a evolução da tecnologia e fácil acesso a meios práticos e seguros para realizar compras, grande parte dos consumidores já caíram nas graças das compras pela internet.
Mais do que isso, a pandemia do coronavírus acelerou a tendência do consumo online. Enquanto as grandes marcas investiram em aplicativos ágeis e práticos, os pequenos negócios também entraram nessa onda, inclusive por meio das redes sociais, WhatsApp e marketplaces.
Confira alguns insights importantes para compreender melhor o crescimento exponencial das compras pelo celular e aplicativos:
O “boom” dos smartphones
A Pesquisa Consumo Online no Brasil mostrou que o dispositivo mais utilizado nas compras pela internet é o celular smartphone (87%) – especialmente entre as mulheres (90%) e entre os jovens com idades entre 18 e 34 anos (93%).
Em seguida, estão os notebooks (40%). Já os computadores de mesa vêm perdendo espaço entre os consumidores – apresentando uma queda de 11% em relação à 2019 (de 39% para 28%).
O impulso do delivery de comida
De acordo com as pesquisas, ocorreu um crescimento no número de categorias de produtos e serviços que passaram a ser mais comprados com mais frequência pela internet. De 23 categorias estudadas, 12 apresentaram crescimento significativo em relação a 2019.
Entre elas, o destaque está na compra de comida por delivery, que quase dobrou os números em relação a 2019 (de 30% para 55%). Além disso, a compra de supermercado pela internet também teve um salto de 9% para 30%.
E esse é um crescimento que pode refletir diretamente em outros setores. Com consumidores mais habituados a usar aplicativos para fazer suas compras do dia a dia, é despertado o desejo das pessoas em utilizarem cada vez mais aplicativos para fazer compras – inclusive para outros segmentos.
Crescimento do uso de aplicativos
Em relação aos tipos de lojas online mais utilizados, os grandes varejistas nacionais ainda possuem a maior popularidade entre os consumidores. Entretanto, as pesquisas apontam um recuo de 11% de utilização entre o público de 2019 para 2020 (de 90% para 79%).
Isso indica que outros tipos de varejo online estão crescendo e atraindo uma parcela dos consumidores. E a tendência é que esse movimento continue ocorrendo nos próximos anos.
Sem dúvidas, os aplicativos são uma forte tendência de compras pelo celular para os próximos anos. Conforme vimos, o segmento de entrega de alimentos se mostra como um grande carro-chefe, mas o consumidor vem criando o hábito de acompanhar seus aplicativos para aproveitar boas condições de compra e deve manter essa prática para aquisições nos mais diversos segmentos.
Os principais motivos que levam os usuários a comprar usando aplicativos são:
- Praticidade e agilidade (54%)
- A ideia de não precisar sair de casa (49%)
- Facilidade de acesso do celular de qualquer lugar (47%)
- Possibilidade de encontrar os melhores preços e ofertas do mercado (41%)
- Facilidade em organizar as compras segundo interesses e gostos (31%)
- Possibilidade de usar meios de pagamento diferentes de dinheiro (25%)
- Disponibilidade de um maior acervo de produtos/ serviços (25%)
Outro ponto que chama atenção é o crescimento dos aplicativos quando falamos do tipo de loja preferida para compras. Veja uma comparação dos resultados de 2019 com 2021:
- Moda / vestuário: 16% -> 30%
- Eletrônicos / informática: 17% -> 33%
- Produtos de beleza, cosméticos, perfumes: 12% -> 25%
- Serviços de beleza e estética: 11% -> 20%
- Alimentos: 16% -> 35%
- Eletrodomésticos: 16% -> 34%
Além disso, outros produtos que não fizeram parte da pesquisa de 2019 também mostram um alto percentual de procura em apps:
- Medicamentos: 28%
- Artigos para casa e decoração: 26%
- Livros: 23%
Apps e compras pelo celular: uma combinação para o futuro
A lógica do consumidor é bem simples de ser entendida: ele deseja ter acesso a canais de compra que ofereçam conveniência, praticidade e boas condições para suas compras. E é exatamente isso que explica o crescimento exponencial das compras pelo celular e aplicativos.
Conforme vimos ao longo deste artigo, muitos dados indicam que o varejo deve continuar migrando para o mobile. Com consumidores cada vez mais habituados a fazerem tudo por meio do seu smartphone, é fundamental investir na redução da distância entre o varejo físico e comércio online.
E essa não é uma tendência apenas para grandes lojistas. É cada vez mais fácil para os varejistas transformar suas lojas em aplicativos. A Mobilizei é uma ferramenta que permite que você configure o seu próprio aplicativo de maneira rápida e simples, de acordo com a identidade visual do seu negócio – reunindo tudo que você precisa para valorizar sua marca e fidelizar seus clientes.
Você já estava por dentro do grande crescimento das compras pelo celular e aplicativos? Quer transformar de forma descomplicada seu e-commerce em um app? Então conheça a Mobilizei para ter um aplicativo próprio e estar sempre presente no bolso dos seus clientes!
* Links das pesquisas:
https://materiais.cndl.org.br/pesquisa-consumo-online-no-brasil
https://materiais.cndl.org.br/pesquisa-consumo-por-aplicativos-e-redes-sociais