Como usar o pós-venda para fidelização de clientes
6 de Dezembro de 2021
A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que busca sucesso em longo prazo. Afinal, construir uma legião de fãs que compram da sua marca de forma recorrente é melhor do que estar constantemente correndo atrás de novos consumidores que compram somente uma vez, não é?
Neste contexto, um bom pós-venda pode exercer um papel importante para perpetuar o ciclo de vida de um cliente. Trata-se de uma oportunidade de mostrar aos consumidores que você ainda se importa com eles – mesmo depois de fechar a venda.
Embora a retenção de clientes forneça uma vantagem para as empresas, nem todas as organizações entendem a necessidade de reter clientes e nem sabem como colocar isso em prática. Mas com as ações corretas é possível promover a fidelização de clientes e obter uma vantagem competitiva sustentável.
Neste artigo vamos compreender melhor como explorar o pós-venda para fidelizar mais clientes. Confira!
O que é pós-venda?
Antes de falarmos da fidelização de clientes, é importante compreender melhor como funciona o pós-venda, certo?
Na prática, o pós-venda representa as estratégias executadas após o ato da compra. Isso pode incluir atualizações sobre o pedido, contato por e-mail, pedido de feedback, desconto para a segunda compra, aviso de promoção, entre outras ações. O principal objetivo disso é garantir que o cliente se sinta especial e volte a comprar da sua marca.
7 dicas para usar o pós-venda na fidelização de clientes
Por mais importante que seja, muitos empresários não dão a atenção necessária ao consumidor depois que a operação de venda é concluída. Segundo uma pesquisa do Sebrae, 85% das empresas brasileiras nunca realizaram uma ação de pós-venda. E essa pode ser uma falha que impacta diretamente na fidelização de clientes.
Quer entender como você pode usar o pós-venda para fidelizar mais clientes? Veja só as dicas que preparamos para você:
1. Mantenha os clientes sempre bem informados
Se a sua empresa realiza vendas pela internet, manter seus clientes informados sobre o status de seus pedidos é fundamental. Isso ajuda a eliminar a incerteza e estabelece confiança e segurança em sua marca.
Para isso, você pode adotar medidas simples:
- Mantenha os clientes atualizados sobre todo o progresso – incluindo processamento, envio, datas de entrega estimadas e notificação de atrasos.
- Forneça um número de rastreamento
- Notifique os clientes um dia antes da entrega
- Informe o cliente quando o pedido for entregue
2. Responda prontamente
Responder prontamente às dúvidas, preocupações ou problemas dos clientes é tão importante depois de uma venda quanto antes.
Quanto melhor sua marca responder a perguntas e resolver problemas, maior será a probabilidade de o cliente querer comprar de você novamente no futuro. Afinal, é menos provável que um cliente procure um concorrente se sentir que sua marca já provou ser confiável, mesmo quando enfrenta problemas.
As pessoas vão entender que nem tudo pode ser perfeito o tempo todo, mas ninguém gosta de se sentir ignorado ou como se seus problemas não importassem. Uma resposta imediata e uma resolução rápida de problemas mostram aos clientes que você considera os interesses deles.
3. Ofereça pequenos gestos que causem um grande impacto
Às vezes, podem ser os menores gestos que têm o maior impacto.
Coisas tão pequenas como embalagens personalizadas e brindes gratuitos podem realmente ajudar muito a humanizar sua marca e fazer seus clientes se sentirem apreciados. Incluir pequenos toques pessoais – como notas de agradecimento, cartões e descontos futuros – pode realmente elevar a experiência do cliente com sua marca.
4. Faça um acompanhamento após as vendas
Seja proativo ao verificar com seus clientes como eles estão se sentindo após fazer suas compras.
Um cliente que não está totalmente satisfeito pode não necessariamente reservar um tempo para entrar em contato com sua marca para expressar suas preocupações. Por isso, entrar em contato com seus clientes após a entrega é uma ótima forma de garantir a satisfação do cliente. Também pode ajudá-lo a encontrar maneiras de melhorar seus serviços no futuro.
Ao garantir que seu cliente está feliz com a compra – e lembrá-los de que você está aqui para ajudá-lo – você pode ajudar a construir relacionamentos que impulsionam as vendas no futuro.
5. Peça feedbacks
Pedir feedback aos clientes não só ajuda a mostrar a seus clientes que a opinião deles é importante, mas também é uma excelente estratégia para fidelização de clientes!
Além disso, você pode usar as avaliações positivas para fechar novas vendas. Afinal, as avaliações e recomendações são fatores decisivos para dar a confiança necessária para que um novo cliente feche sua compra.
6. Simplifique o processo de devoluções e cancelamentos
Nem sempre as vendas ocorrem de forma tranquila, não é? Você está fadado a encontrar alguns empecilhos ao longo do caminho – e devoluções e cancelamentos são uma parte inevitável de gerenciar um negócio.
Para incentivar a fidelidade à marca e desenvolver o melhor relacionamento de longo prazo com o cliente, você precisa tornar o processo de devolução o mais fácil, simplificado e eficiente possível.
Embora possa ser decepcionante receber um pedido de devolução, é melhor ser cortês e prestativo quando isso acontecer. Ao abrir um diálogo com seus clientes sobre os problemas que eles enfrentaram, você poderá aprender com a experiência e melhorar seus serviços no futuro.
Lembre-se de que é melhor você perder uma única venda e reter o cliente do que manter a venda e os clientes perderem a afinidade com sua marca.
7. Mantenha o relacionamento
Por fim, é importante trabalhar para manter um bom relacionamento em longo prazo com os seus clientes. Para garantir a fidelização de clientes, você precisa manter sua marca como uma prioridade. Afinal, se seus clientes nem mesmo se lembram de sua marca depois de fazer uma compra, eles dificilmente voltarão para você no futuro.
Seus esforços de marketing não devem parar depois de fazer a primeira venda. Em vez disso, você deve continuar a incentivar seus clientes a se envolver com sua marca, compartilhar suas impressões sobre seus produtos com outras pessoas e continuar fazendo novas compras.
Você gostou das dicas para usar o pós-venda na fidelização de clientes? Confira também: como aumentar a retenção de clientes com seu aplicativo!