O que leva o consumidor a desistir da compra online?
20 de Fevereiro de 2024
O consumidor desistir da compra online é uma das maiores frustrações para os empreendedores. E, no mundo do comércio eletrônico, isso infelizmente acontece com bastante frequência.
Tudo deve ser pensado para que o consumidor seja convencido de que sua empresa é a melhor entre tantas opções, certo? Neste contexto, chamar a atenção do cliente já é um grande desafio.
Porém, proporcionar uma boa experiência de compra e conquistar a confiança do cliente para que ele finalize a compra é outro desafio ainda maior. Em meio a tudo isso, é essencial compreender em que momentos o seu empreendimento está pecando e perdendo este consumidor.
Por isso, neste artigo vamos explorar o que leva o consumidor a desistir da compra online. Boa leitura!
O que leva o consumidor a desistir da compra online?
O comércio eletrônico tornou-se uma parte fundamental da vida cotidiana de muitas pessoas em todo o mundo. A conveniência de não sair de casa e em poucos cliques finalizar uma compra é fantástica.
No entanto, apesar de na teoria ser muito simples, ao longo da jornada de compra o consumidor se questiona sobre alguns pontos. É exatamente nesses momentos de dúvida que a empresa precisa entregar soluções que cumpram com as expectativas do cliente.
É bom ressaltar que isso é válido para todos os clientes e não apenas para aqueles que estão comprando pela primeira vez. Lembre-se: o consumidor precisa passar por diversas boas experiências de compra para que se torne um cliente fiel.
Vamos entender melhor o que leva o consumidor a desistir da compra online:
Problemas de segurança e confiança
A segurança é um ponto muito importante para conquistar a confiança do consumidor. Se um site não parece seguro ou se não houver informações claras sobre as políticas de segurança e privacidade, os consumidores podem hesitar em concluir a compra.
Além disso, ele deve ser seguro e parecer seguro. Isso quer dizer que sites, aplicativos e qualquer outra plataforma que a empresa invista para atrair clientes precisa passar credibilidade.
O layout do e-commerce corresponde ao espaço físico de uma loja. Dessa forma, ele causa impressões aos consumidores da mesma forma e precisa ter uma boa apresentação e ser intuitivo.
Ou seja, aumentar a segurança do e-commerce é o primeiro passo para fazer o consumidor não desistir da compra online.
Atendimento ruim
Vamos seguir relacionado o processo de compra online com o de compra física. Após entrar em uma loja você espera ser bem atendido, não é mesmo? O mesmo acontece no e-commerce.
É fato que os consumidores querem ser bem atendidos. Eles possuem uma gama gigantesca de opções para escolher onde desejam comprar. E, por isso, estão mais exigentes e não toleram atendimento ruim.
Este atendimento não é só no momento da comunicação direta - que deve ser excepcional. É preciso entender que desde que o usuário entra em um site ou aplicativo ele já está sendo atendido.
Ou seja, a interface intuitiva, a facilidade de encontrar os produtos, imagens de boa qualidade e informações completas já fazem parte do atendimento.
A compra online é um procedimento em que o consumidor tem mais autonomia, em muitos casos não precisa nem entrar em contato com a empresa. Porém, quando isso for necessário, a comunicação deve ser simples, rápida e coerente em todos os canais de comunicação.
Experiência do usuário insatisfatória
Como dito anteriormente, o consumidor está mais exigente e busca constantemente uma loja que ofereça a melhor experiência do usuário possível.
As questões de segurança e qualidade no e-commerce também fazem parte da experiência. No entanto, existem diversos outros fatores dentro da experiência do usuário que levam o consumidor a desistir da compra online.
Um processo de checkout complicado, por exemplo, com muitas etapas ou formulários longos para preencher, pode frustrar os consumidores e levá-los a abandonar a compra.
Os consumidores valorizam a conveniência e esperam que o processo de compra seja rápido e intuitivo. O crescimento do negócio como um todo depende da aprovação do cliente e por isso deve receber muita atenção e investimentos.
Descontentamento com o pagamento
O pagamento é um fator decisivo que leva o consumidor a desistir da compra online. Este contexto, em especial, envolve diversas questões.
Em muitos casos, o preço do produto pode até ser vantajoso, mas no processo de finalização da compra o consumidor se depara com valor de frete elevado ou taxas extras adicionadas.
Com essas condições, o consumidor é levado a desistir da compra online. Dessa forma, a empresa não efetiva a venda e ainda decepciona o consumidor que sai do site sem o produto que desejava.
Além disso, a diversidade de opções de pagamento é fundamental para atender às preferências dos consumidores. Se um site não oferece métodos de pagamento diversos, convenientes e seguros, os consumidores podem desistir da compra em busca de alternativas mais adequadas às suas necessidades.
Não desista do e-commerce, encontre soluções!
Quando os consumidores completam a jornada de compra no e-commerce com sucesso, estão demonstrando confiança na marca e satisfação com a experiência que tiveram. Ou seja, finalizar a compra online não é apenas uma transação comercial, mas também uma oportunidade de construir relacionamentos duradouros com os clientes.
Cada transação concluída contribui para o crescimento e a sustentabilidade do negócio, gerando receita e fortalecendo a reputação da marca no mercado. Por isso, é muito importante entender esses problemas que levam o consumidor a desistir da compra online.
Quanto mais eficiência nesse processo de venda, mais conversão. E, claro, o aumento dos rendimentos também é significativo. Entretanto, sabemos como pode ser difícil resolver essas questões de logística e atendimento sem as ferramentas adequadas.
Mesmo sendo desafiador, não desista do e-commerce, encontre soluções!
O aplicativo para loja virtual facilita a criação de uma experiência de compra envolvente e conveniente para os consumidores. Com recursos avançados, eles ajudam a reverter a situação de desistências e estimulam a compra online.
Além disso, os aplicativos de e-commerce oferecem ferramentas de personalização, integração de métodos de pagamento, interfaces intuitivas, análises avançadas e muito mais. Tudo isso ajuda a diminuir os índices de desistência e a implementar estratégias para melhorar a jornada de compra.
Pensando em tudo isso, a Mobilizei criou suas soluções para ajudar a resolver cada um dos problemas citados acima. Confira:
- Veja antes de publicar: o aplicativo pode ser testado no celular antes de ser publicado, assim é possível conferir se está tudo de acordo com o que a empresa deseja oferecer.
- Navegação simplificada: a empresa é capaz de escolher como prefere que o cliente navegue pelas suas categorias.
- Elementos de layout: diversos elementos são disponibilizados para tornar o aplicativo atrativo e funcional aos clientes.
- Notificações push ilimitadas: disponibiliza um canal de contato direto entre cliente e empresa por meio de notificações push.
- Customize suas notificações: o empreendedor pode adicionar imagens e incluir links para produtos e categorias nas suas mensagens.
- Busca otimizada: proporciona uma maneira rápida e fácil dos clientes encontrarem os produtos disponíveis.
- Personalização total: utilize o nosso editor e personalize o aplicativo de forma fácil e descomplicada.
Essas e outras soluções da Mobilizei ajudam a criar e-commerces que não apenas atraem os consumidores, mas também os mantêm engajados e satisfeitos durante todo o processo de compra online.
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