Tráfego pago para e-commerce: o que você precisa saber?

22 de Dezembro de 2023

Você está de olho nas tendências para o mercado de e-commerce 2024? Como vem acontecendo nos últimos anos, as perspectivas são muito positivas para os empresários - com uma expectativa de crescimento no faturamento do setor.

Somente em 2022, o e-commerce no Brasil foi responsável por aproximadamente R$ 169,6 bilhões, com crescimento de 5% em relação ao ano anterior. E em 2023, o crescimento foi ainda maior. Apenas no primeiro semestre do ano, as vendas do e-commerce atingiram R$ 80,4 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Com esses dados, já conseguimos visualizar um futuro promissor para o e-commerce em 2024.

Por isso, separamos algumas dicas e tendências do e-commerce 2024 para você se preparar a tempo de aproveitar as oportunidades desse ano. Confira!

Mercado de e-commerce 2024: como promover o crescimento do seu negócio?

8 tendências do e-commerce 2024

1. Integrar online e offline

Oferecer uma experiência de compra híbrida é uma ação importante para estar a frente dos concorrentes. Essa estratégia gira em torno de oferecer canais de compra que integrem o online e offline, de maneira dinâmica.

Essa modalidade de compra acontece, por exemplo, quando o cliente faz um pedido online pelo site da empresa e pode realizar a retirada em algum ponto físico. E também ao contrário, quando o cliente conhece o produto presencialmente, mas opta por comprar no aplicativo da loja.

A possibilidade de realizar o processo de compra dessa maneira oferece ao cliente uma experiência mais autônoma e satisfatória. Isso porque ele se sente no controle de suas decisões e pode optar pela melhor forma de compra.

2. Social Commerce

O uso de redes sociais cresce a cada dia no Brasil e, segundo um estudo da Opinion Box, 65% dos consumidores usam as redes sociais - como Instagram, Pinterest, Facebook e YouTube - como ponto de partida para a compra de algum produto.

Dessa forma, o social commerce é uma ótima alternativa para conquistar os clientes de maneira menos agressiva, criando uma relação entre marca e cliente.

Com o uso de redes sociais para venda de produtos, as marcas devem se preocupar em entender o perfil dos usuários e utilizar esses dados para direcionar sua comunicação, trabalhando para vender para quem interage com a marca.

3. Compras ao vivo

As compras ao vivo são uma nova forma de realizar vendas que utiliza dos recursos disponíveis em mídias sociais para acontecer.

As transmissões ao vivo permitem que a marca interaja em tempo real com os clientes, realizando testes e discutindo as vantagens do produto. Essa modalidade, aumenta a percepção do cliente sob a marca, proporcionando maior confiança e uma experiência mais interativa.

Com certeza, as compras ao vivo é uma das tendências para e-commerce 2024 que deve ser analisada pelo seu negócio.

4. Adoção de inteligência artificial

A inteligência artificial é uma realidade presente em diversos segmentos - e no e-commerce 2024 não será diferente. Ao utilizar inteligência artificial no seu negócio, é possível descobrir as preferências de cada cliente e ainda oferecer a eles produtos que sejam de seu interesse de maneira automática.

Por exemplo, com a inteligência artificial você pode fazer sugestões de produtos ou serviços diretamente em seus contatos de clientes, com base nas suas atividades on-line.

Dois pontos que podem ser empregados tecnologias de inteligência artificial no seu e-commerce 2024 são as áreas de personalização e busca no site.

Através da personalização, os clientes recebem e-mails com base em seus dados de navegação anteriores. Isso ajuda a atrair e reter clientes de uma maneira personalizada, sem estratégias de marketing adicionais – reduzindo custos.

A busca no site é outra forma de utilizar a inteligência artificial. Por meio dela é possível que os clientes pesquisem assuntos relevantes até mesmo com imagens.

5. Pagamento instantâneo

Quem busca realizar uma compra online geralmente está procurando por praticidade e agilidade, certo? As compras realizadas no e-commerce são vantajosas justamente porque podem ser feitas em qualquer lugar e a qualquer momento.

Oferecer o pagamento instantâneo irá chamar a tenção dos clientes e acrescentar vantagens ao seu e-commerce em 2024.

No Brasil, o Pix é uma modalidade de pagamento que ganha mais adeptos dia a dia desde o seu lançamento. Por isso, não deixe de oferecer esse tipo de pagamento em seu e-commerce.

6. Recommerce

Recommerce é um termo em inglês utilizado para designar as vendas de produtos reformados ou usados, significa “re-comercializar”. Essa é uma prática que vem de encontro com um modo de vida mais sustentável e que se preocupa com o meio ambiente.

Já existem e-commerces com grande volume de clientes que trabalham o recommerce, como a empresa Enjoei — onde você pode comercializar seus itens usados por meio de uma estrutura de e-commerce pronta.

7. Chatbots

O atendimento no e-commerce 2024 deve ser ágil, mas, ao mesmo tempo, atender ao desejo do consumidor. O uso de chatbots na sua estrutura de e-commerce irá poupar tempo da equipe, reduzir necessidade de funcionários e consequentemente gerar menos custos no negócio.

A presença de um atendimento automatizado no e-commerce pode ser decisivo na tomada de decisão do cliente. Afinal, ao ter suas principais dúvidas sanadas rapidamente, ele pode se sentir mais inclinado a finalizar a compra.

8. Vendas mobile

A última tendência do e-commerce 2024 que trazemos é as vendas mobile. Esse tipo de venda acontece através da comercialização de produtos por meio de dispositivos móveis, e vem crescendo consideravelmente desde 2021, quando representou 53% das transações do Brasil, segundo a Nielsen.

Com as vendas mobile, todo o processo de compra é feito por meio de um aparelho (smartphone ou tablet), desde a escolha até o fechamento do pedido.

Entre as possibilidades de vendas mobile está a criação de um aplicativo para seu e-commerce. O app irá tornar todo o processo de compra mais dinâmico e atrativo para o consumidor.

Em um ambiente único é possível gerar mais engajamento com seus clientes, estreitar a relação e ter ações de marketing mais efetivas.

O aplicativo para e-commerce 2024 é uma realidade que todo negócio deve buscar. E, para isso, você pode contar com a Mobilizei!

A Mobilizei proporciona a criação do aplicativo do seu e-commerce de maneira integrada e facilitada, seguindo toda a identidade visual do seu negócio. Além disso, é possível enviar notificações push para os usuários, criando um canal de contato direto com o cliente.

Você gostou das informações sobre o mercado de e-commerce 2024? Quer aumentar as suas vendas com um app próprio? Conheça as soluções da Mobilizei e tenha controle total do seu negócio!