5 dicas de gerenciamento de fluxo de caixa para e-commerce

27 de Setembro de 2023

Todo empreendedor visa manter um negócio que seja lucrativo. Para isso, a gestão deve ser eficiente - e o fluxo de caixa para e-commerce é uma das principais questões que irá ditar a lucratividade do negócio.

Muitos empreendedores administram sua loja online sem se preocupar com as entradas e saídas do e-commerce. Porém, essa falta de atenção com o fluxo de caixa, pode acarretar prejuízos e mau funcionamento da loja.

O gerenciamento do fluxo de caixa para e-commerce permite previsões de entradas e saídas da sua loja online, possibilitando uma visão futura, ampla e direcionada do crescimento da sua empresa.

Nesse post traremos dicas valiosas para elaborar um bom gerenciamento de fluxo de caixa para e-commerce. Continue a leitura para saber mais!

5 dicas de gerenciamento de fluxo de caixa para e-commerce

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa pode ser entendido como um relatório que evidência as entradas e saídas de um negócio. Ou seja, ele demonstra o valor gasto para manter ou investir na empresa, assim como o valor que entrou na empresa por meio das vendas.

Esse relatório pode ser analisado a partir de diferentes períodos de tempo: uma semana, quinze dias, um mês, um semestre, um ano… Tudo depende dos seus objetivos.

Controlar o fluxo de caixa para e-commerce significa ter a visão de tudo gasto durante um período e o porquê que isso aconteceu. Além disso, você tem a segurança de poder consultar informações atualizadas sobre o saldo atual do caixa para tomar medidas assertivas em busca da lucratividade.

Como realizar fluxo de caixa para e-commerce?

Realizar o fluxo de caixa do seu e-commerce pode ser uma tarefa simples seguindo as dicas que traremos logo abaixo. Confira!

1. Anote todos os seus gastos

Na correria do dia a dia de tocar um negócio online, alguns gastos que aparecem no meio do caminho podem ser esquecidos, resultando em falhas no fluxo de caixa posteriormente. Por isso, você deve anotar todos os gastos que tem com seu negócio.

Comece identificando suas despesas fixas, que são aquelas que você tem todo o mês. Exemplos são: salário de colaboradores, pagamento de fornecedores, hospedagem ou domínio do site.

Caso possua lugar físico para produção ou estoque de armazenamento das peças, anote também os gastos desses locais. Não se esqueça de colocar os gastos mensais com softwares, plataformas e meios de pagamento.

Depois, passe para os gastos variáveis, aqueles que não são os mesmos todos os meses. Ou seja, gastos com frete, emergências, manutenções ou ações de marketing. Categorize todos esses gastos para identificá-los com maior clareza.

2. Faça previsões de receita

Como o fluxo de caixa para e-commerce controla entradas e saídas da loja, é possível fazer previsões de receita. Se você nunca coletou essas dados, não se preocupe! Você consegue encontrar essas informações facilmente.

Para prever a receita, faça uma média das vendas já realizadas por sua loja. Selecione o período de um mês, por exemplo, no painel de usuário do site. Visualize as vendas realizadas no mês anterior e, através da média de vendas, é possível prever como serão os meses seguintes.

No entanto, esse cálculo é uma previsão, não uma certeza. Por isso, não superestime a previsão de receita, para evitar planejamentos equivocados.

Lembre-se que existem períodos de sazonalidade onde as vendas podem aumentar drasticamente, como, por exemplo, datas comemorativas. Considere também as vendas parceladas e à vista.

3. Registre as informações coletadas

Não tente manter tudo isso na cabeça ou somente em folhas de papel. Utilize uma planilha ou software de gestão financeira para registrar e analisar os dados coletados para o fluxo de caixa.

Assim, o fluxo de caixa do e-commerce será de fácil acesso para todos os colaboradores que necessitem acessá-lo.

Caso vá utilizar planilhas, inclua o máximo de detalhes que conseguir como:

  • Data;
  • Categoria de cada pagamento;
  • Categoria de recebimentos;
  • Tipo de venda;
  • Em vendas parceladas, inclua o número de parcelas;
  • Tipo de saída;

Ao iniciar o controle do fluxo de caixa para e-commerce, não se esqueça de incluir o saldo inicial da sua loja. À medida que novos dados são incluídos na planilha, o saldo será atualizado com as entradas e saídas do negócio.

4. Controle sua gestão de dívidas

Para tocar um negócio, seja digital ou físico, é comum fazer dívidas. Porém, para manter o fluxo de caixa positivo, procure realizar uma boa gestão de dívidas.

Como fazer isso? Crie um orçamento que defina os gastos da sua empresa. Dessa forma, você terá uma visão mais ampla de como o dinheiro está sendo gasto.

Além disso, pague os gastos do cartão de crédito ou empréstimos da empresa em dias, para evitar o acumulo de dívidas. Muitas vezes, ao deixar uma dívida em aberto, ela se acumula com a próxima e se transforma em uma gigante bola de neve.

Essa bola de neve de dívidas pode esmagar o seu negócio e deixar o fluxo de caixa para e-commerce no negativo. Sempre que possível, pague-as em dia!

5. Mantenha os dados atualizados

Agora é hora de manter os dados sempre atualizados! Não adianta coletar informações do fluxo de caixa para e-commerce e se esquecer de atualizá-los com frequência. É necessário que novos dados sejam sempre incluídos na sua planilha.

No caso de softwares de gestão integrados a sua loja, essas informações podem ser coletadas de forma automática.

Determine uma rotina de atualização, conforme as necessidades do seu negócio. O gestor responsável irá incluir os dados, revisar e corrigir para nenhum dado estar errado.

Um único erro pode comprometer todo o planejamento do seu negócio e oferecer informações falsas sobre o fluxo de caixa da sua empresa. Por isso, observe os dados coletados e a veracidade das informações.

Aproveite para analisar com atenção o resultado entregue pelos dados coletados do seu negócio. Dessa forma, você conseguirá projetar seus objetivos e metas com maior segurança e assertividade.

Prontinho! Agora você já sabe como fazer o fluxo de caixa para e-commerce. E, para impulsionar suas vendas e manter o fluxo de caixa positivo, que tal criar um aplicativo para sua loja? A Mobilizei te ajuda com isso! Saiba mais clicando aqui!