9 passos para otimizar a gestão financeira de loja virtual
2 de Janeiro de 2023
Você dedica a atenção necessária para a gestão financeira de loja virtual? É inegável que são as finanças que garantem a continuidade e o crescimento de qualquer negócio. Afinal, você precisa de dinheiro para pagar as contas básicas, fornecedores e planos de expansão.
Apesar disso, muitos gestores ainda negligenciam a gestão financeira de loja virtual. Por estarmos falando de um setor muito promissor e repleto de oportunidades, o foco fica nas atividades de marketing, vendas e operações. E é justamente esse erro que faz com que muitas empresas não consigam se manter no mercado.
Administrar corretamente as finanças da empresa permite que você mantenha as operações em funcionamento e fique longe do endividamento. Mais do que isso, também auxilia na hora de colocar seus planos de crescimento em prática.
Mas como otimizar a gestão financeira de loja virtual? Confira logo a seguir!
Como otimizar a gestão financeira de loja virtual?
O mercado de comércio eletrônico é altamente competitivo e imprevisível, certo? O mesmo pode acontecer com as finanças desses negócios. Mas não desanime. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar com a gestão financeira de loja virtual de forma eficaz:
1. Mantenha suas finanças atualizadas
O primeiro passo para otimizar a gestão financeira de loja virtual é muito lógico: manter um registro sempre atualizado das suas finanças. Ou seja, é fundamental fazer um registro de todas as entradas e saídas de recursos para que você possa fazer análises aprofundadas.
2. Gerencie as necessidades de caixa de curto prazo com sabedoria
Frequentemente, uma empresa precisa de dinheiro de curto prazo para suas operações básicas. Mas pode haver cenários em que você pode ficar aquém desse capital de giro - gerando a necessidade de buscar alternativas emergenciais, como empréstimos.
Para evitar ter que lidar com atrasos em pagamentos, juros de empréstimos ou multas, é importante se antecipar e planejar a necessidade de capital que você tem mensalmente.
3. Automatize pagamentos regulares
Um pequeno vacilo como o esquecimento de pagar uma fatura pode gerar um grande prejuízo com juros e multas, não é? Para evitar isso, certifique-se de automatizar todos os seus pagamentos recorrentes. Assim, você acaba com os esquecimentos e pode focar no seu trabalho com mais tranquilidade.
4. Execute campanhas promocionais para aumentar o fluxo de caixa
As ações de marketing e vendas podem ter uma relação direta com a gestão financeira de loja virtual. Você identificou que vai ficar sem dinheiro em caixa no próximo mês? Faça campanhas promocionais que possam gerar uma renda extra a curto prazo.
5. Aumente o valor médio do pedido para o seu negócio
Uma dica para reforçar o seu caixa é estimular os clientes a aumentar o valor médio de compra. Para isso, você pode usar uma tática simples como oferecer frete grátis por um valor mínimo de compra. Por exemplo, se os clientes comprarem produtos no valor de R$ 75, ofereça a eles frete grátis no valor do carrinho de R$ 100 - incentivando a compra de um produto extra.
6. Acompanhe seus ganhos
Acompanhe regularmente suas vendas e despesas para ter uma visão clara de seus ganhos. Depois disso, se você encontrar períodos de baixa nas vendas ou produtos que não estão vendendo bem, poderá tomar decisões inteligentes sobre o que fazer a seguir.
Além disso, é importante compreender que o seu lucro é diferente da receita obtida. Se você faz muitas vendas parceladas, pode ter uma grande lucratividade, mas ficar sem dinheiro em caixa para pagar as contas a curto prazo.
7. Calcule o custo dos produtos vendidos
O custo dos produtos vendidos inclui os custos de fabricação, compra e envio. Também consiste nos custos incorridos para embalar os produtos, armazená-los e os salários que você pagou aos seus funcionários. Com um cálculo explícito do custo dos produtos vendidos, você terá mais informações para planejar o fluxo de caixa para o seu negócio.
→ Veja também: Como planejar os custos de frete no e-commerce?
8. Encontre o seu ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o valor de vendas que você precisa fechar para pagar todas suas despesas do seu negócio. Neste ponto, você não está obtendo lucro, mas também está evitando perdas. A partir disso, todas suas vendas passam a gerar lucro.
9. Faça uma gestão eficiente do estoque
Você sabia que o controle de estoque impacta diretamente na gestão financeira de loja virtual?
A lógica é simples: quanto mais você investir em estoque, menos dinheiro terá no seu caixa para pagar outras despesas. Por outro lado, um estoque muito baixo de produtos pode significar a perda de boas vendas - reduzindo sua receita.
Isso significa que você deve ter a quantidade ideal de estoque necessária para administrar seus negócios. Não muito e nem muito pouco.
Manter um estoque eficiente permitirá que você minimize seu capital investido em estoque para que possa usá-lo em outras áreas do negócio e evitar a necessidade de financiamento externo.