5 estratégias de mobile marketing para atrair clientes

31 de Agosto de 2022

Não é preciso de dados para comprovar que a maioria das pessoas possui smartphone e acesso aos espaços online hoje em dia. É só olhar ao redor: tudo é feito na palma da mão, desde tarefas pessoais e profissionais, até momentos de lazer. Por esse motivo, foi criado o mobile marketing.

Assim como o marketing digital, essa estratégia visa atrair clientes, engajar e vender mais. No entanto, o foco aqui é especificamente nos dispositivos móveis e nos espaços online que frequentamos.

Dessa forma, todas as ações são direcionadas para o smartphone, já que este é o principal dispositivo utilizado pelo público. Então, quer saber como o mobile marketing funciona e quais os benefícios que você pode obter ao aderir a essa prática? Continue a leitura e aproveite!

5 estratégias de mobile marketing para atrair clientes

O que é mobile marketing?

Vamos começar com o significado de mobile marketing que, como já resumimos, trata-se de um conjunto de estratégias de marketing voltadas aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Como carregamos os dispositivos móveis conosco diariamente, a finalidade do mobile marketing é justamente utilizar isso a favor de uma comunicação direta entre marca e público. Assim, é possível obter um maior engajamento com leads e clientes, aumentando também as vendas e fidelizações.

Mesmo que já existam estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo voltadas para o meio online, o mobile marketing existe para otimizar a entrega das ações para os dispositivos móveis.

Isso demanda que as campanhas sejam pensadas e produzidas exclusivamente para dispositivos móveis, considerando todas as características e funcionalidades do aparelho. Dessa forma, fica mais fácil entregar uma mensagem para o público certo, no lugar e momentos certos.

Para colocar isso em prática, veja que uma simples notificação de aplicativo em seu celular é considerada mobile marketing. Algumas delas, inclusive, já devem ter feito você tomar uma decisão, como assistir a uma música ou comprar um produto.

Benefícios do mobile marketing

Quanto mais conhecimento sobre o comportamento do consumidor, mais as estratégias de marketing dão certo. Apostar no mobile marketing é uma forma de otimizar ainda mais suas ações para que o público certo seja atingido, gerando os melhores resultados.

Veja alguns benefícios dessa prática:

As pessoas estão comprando mais pelo smartphone

Que as atividades feitas online cresceram, principalmente durante a pandemia de Covid-19, já sabemos. No entanto, as compras online feitas por dispositivos móveis aumentaram exponencialmente nos últimos anos, ainda mais que o e-commerce.

O consumidor quer cada vez mais praticidade, e todas as atividades que puderem ser feitas pelo celular serão muito bem-vindas. Por isso, o mobile marketing se faz tão necessário atualmente: atua diretamente na melhora da experiência do usuário.

A popularidade dos aplicativos é alta

Nos últimos anos, os aplicativos só cresceram em quantidade e popularidade - principalmente devido a sua praticidade e facilidade de acesso. Como já destacamos, a maioria das pessoas possui um smartphone, e os aplicativos adicionam funcionalidades ao aparelho.

Dessa forma, o número de empresas que investem em um aplicativo próprio para m-commerce (mobile commerce) também cresceu. Isso porque essa é a ação ideal para melhorar a experiência de compra do cliente, oferecendo praticidade, informação e comunicação direta com a empresa.

Comunicação direta e ágil

Essa é uma das principais vantagens, tanto para as marcas quanto para o público. Isso porque os dois saem ganhando com a agilidade e praticidade das conversas por WhatsApp, redes sociais e demais aplicativos existentes.

Dessa forma, é possível receber mensagens imediatas de uma empresa, sem ter a privacidade invadida e podendo resolver qualquer questão com rapidez e facilidade. De mesmo modo, as marcas podem utilizar comunicações não intrusas e informativas, que educam o cliente e o guiam pela plataforma de compra.

Localize as pessoas certas

Como estamos falando de smartphones, temos que considerar suas funcionalidades, como a localização do usuário. O mobile marketing possibilita utilizar isso a favor da empresa, encontrando as pessoas que estão mais próximas e que podem ser clientes em potencial.

Esse tipo de segmentação ajuda muitas empresas a localizarem seu público para interação e atração.

Até porque, de que adianta divulgar seu trabalho para pessoas que não podem comprar ou não possuem interesse na sua marca e serviços? Essa é uma grande vantagem, principalmente se o seu negócio é local.

5 estratégias de mobile marketing para atrair clientes

Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens do mobile marketing, vamos apresentar algumas das melhores estratégias dessa prática. Mas, não esqueça que parte do processo é organizar os conteúdos para as pessoas certas e, para isso, é fundamental ter as personas da sua empresa bem definidas.

Com isso, podemos partir para as estratégias, confira!

1. Site responsivo

O principal cuidado quando falamos em mobile marketing é ter um site responsivo à tela dos smartphones, ou seja: a tela do site precisa se adaptar ao tamanho do celular. Esse fator é fundamental, pois impacta diretamente na experiência do cliente.

Já entrou em um site que ficava todo desconfigurado quando acessado pelo celular? Pois é, esse tipo de erro pode afastar qualquer lead com intenção de compra. Então, é essencial cuidar desse detalhe para não ter prejuízos. Aplique isso não só ao site, mas também em landing pages e demais materiais disponibilizados de forma online.

2. SMS

Mesmo que seja um método já considerado antigo, as mensagens SMS ou torpedos, como também é chamado, podem ser bastante eficazes na comunicação de uma empresa.

Isso porque, além de ser um recurso barato, é um meio de avisar clientes sobre produtos e promoções sem abusar de sua privacidade. Além disso, também é um meio bastante rápido de comunicação, o que beneficia ambos cliente e empresa.

3. WhatsApp

O WhatsApp também é bastante popular e ideal para a conexão de empresas com clientes, pois revolucionou a maneira com que nos comunicamos. O que antes eram ligações indesejadas agora podem ser uma simples e breve mensagem avisando de uma promoção imperdível.

No entanto, como essa também é uma plataforma de comunicação privada e pessoal para muitas pessoas, as mensagens devem ser bem pensadas para não gerar o efeito contrário.

Sendo assim, envie somente mensagens com o consentimento do cliente e certifique-se de entregar um conteúdo breve e relevante.

4. QR Codes

Uma ótima maneira de facilitar o acesso do seu público ao seu site ou app é através dos QR Codes. Você já deve ter visto um desses por aí, pois hoje são comumente utilizados em embalagens, restaurantes e diversos estabelecimentos.

Assim, você pode adicionar esses códigos nos materiais que produzir, para que o cliente consiga escanear e ir diretamente à página desejada: uma landing page, seu aplicativo, sua loja online, um vídeo da sua página, suas redes sociais, etc.

5. Aplicativo próprio e notificações push

Para oferecer uma experiência completa para o seu cliente, com todas as informações e recursos dos quais ele precisa, criar um aplicativo da sua loja é ideal. Ele funciona como um serviço para seu cliente, que poderá fazer tudo em um só lugar, de forma rápida e facilitada.

Além disso, é um canal direto com o cliente, oferecendo um espaço único e personalizado para o marketing da sua empresa. Você poderá postar conteúdos e utilizar das notificações push para atrair clientes que já compraram, fidelizando-os.

Essa estratégia também funciona em conjunto com descontos exclusivos direcionados só para quem possui o app. Assim, você consegue aumentar o número de vendas enquanto oferece benefícios reais ao seu público - além de convencer o usuário a continuar comprando.

Crie seu próprio aplicativo de forma descomplicada!

Como você viu até aqui, as estratégias de mobile marketing são muito eficazes para atingir melhores resultados em suas campanhas. Se você ficou interessado nesse processo e quer investir no sucesso do seu negócio, que tal criar o próprio aplicativo da sua empresa?

Ter o próprio aplicativo vai permitir que você garanta a melhor experiência ao usuário, e na Mobilizei você pode criar o seu com muita facilidade.

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