User-Generated Content (UGC): como explorar essa estratégia?

14 de Junho de 2022

Você já reparou como os conteúdos gerados espontaneamente pelos clientes podem gerar vários benefícios para o marketing do seu e-commerce? O User-Generated Content (UGC) refere-se ao conteúdo relacionado à sua marca que é criado por alguém não oficialmente filiado à sua empresa. E explorar essa estratégia corretamente pode gerar ótimos resultados.

O conteúdo gerado pelo usuário – como análises de produtos, publicações em redes sociais ou depoimentos – conecta sua marca diretamente aos clientes. Trata-se de um conteúdo autêntico, personalizado, socialmente integrado, perspicaz e transparente.

Em um mercado repleto de concorrentes, ganhar credibilidade é fundamental para criar a confiança do consumidor. As marcas que utilizam User-Generated Content saem na frente para conquistar esse objetivo.

Mas como explorar o User-Generated Content? Confira logo a seguir!

User Generated Content

Benefícios do User-Generated Content

Então, por que seu e-commerce deve dedicar tempo e esforço para gerar e utilizar o UGC? O conteúdo gerado pelo usuário é tão útil para empresas de comércio eletrônico por vários motivos principais:

  • Prova social. Ao inserir conteúdos gerados pelos usuários em seu site e perfis de mídia social, você oferece uma prova social de que outros clientes amam e valorizam seus produtos.
  • Conteúdo real. Grande parte dos seus consumidores está nas redes sociais, certo? Essas plataformas são uma ótima maneira de se conectar com clientes em potencial. Mas é preciso reconhecer que os usuários das redes sociais querem se conectar com pessoas reais. O UGC permite que você faça isso sem investir em toda a criação de conteúdo.
  • Relacionamento com o cliente. Quando os clientes publicam fotos de seus produtos, eles se sentem mais conectados à sua marca.
  • Engajamento nas redes sociais. O UGC não apenas ajuda você a economizar dinheiro na criação de conteúdo de mídia social, mas também oferece maior engajamento e alcance, já que seus seguidores interagem mais com imagens da vida real do que com sessões de fotos.

Como explorar o User-Generated Content?

Você quer aproveitar os benefícios do UGC no seu e-commerce? Veja só algumas formas de colocar isso em prática:

Exponha a opinião dos consumidores

As avaliações de clientes certamente oferecem um potencial significativo para empresas que desejam causar impacto online. Não é por acaso que a maioria dos consumidores consideram as avaliações de produtos geradas por usuários extremamente valiosas e usam isso como base antes de tomar qualquer decisão de compra.

Como resultado, as marcas que incorporam avaliações nas páginas dos produtos podem reforçar sua credibilidade e incentivar os consumidores a comprar. A Amazon é um ótimo case disso. A gigante do varejo faz um trabalho fantástico, incluindo análises de produtos em sua estratégia. Os compradores em potencial podem não apenas avaliar os produtos com estrelas, mas também interagir com outros compradores por meio das perguntas e respostas.

Esse nível de comunicação bidirecional ajuda as marcas a se relacionarem pessoalmente com os consumidores e a construir confiança. Por isso, adicionar a possibilidade de avaliações de clientes ao seu site é uma ótima tática.

Conteúdos em redes sociais e influenciadores

As redes sociais e o marketing de influenciadores são formas muito eficientes de explorar o conteúdo gerado pelo usuário. Isso acontece porque eles mostram os produtos e serviços na vida real por meio de imagens e vídeos. Além disso, eles estendem o alcance do conteúdo para novas redes e ajudam as marcas a se envolverem com novos clientes em potencial.

Por exemplo, digamos que você administra uma loja de móveis e deseja mostrar os produtos para seus clientes. Integrar fotos da sua conta do Instagram nas páginas dos produtos pode mostrar aos potenciais compradores como os móveis podem ser usados em ambientes reais. Esse tipo de postagem conta uma história de experiências positivas do cliente, o que ajuda os compradores a se imaginarem usando seus produtos.

Dê aos seus clientes um motivo para criar conteúdo para você

Para gerar User-Generated Content, você precisa incentivar os consumidores. Aqui estão alguns motivos pelos quais o cliente pode querer criar conteúdo sobre sua marca:

  • Gratificação instantânea. Recompensar um cliente com palavras gentis ou um gif positivo cria uma sensação de prazer que é poderosa o suficiente para provocar uma atividade específica. Só não exagere ou você pode parecer carente e assustá-los.
  • Crescimento de mídia social. Se falar sobre seu produto resultar em destaque ao lado de um tópico de 'tendência', ganho de engajamento e aumento na contagem de seguidores para os usuários, é mais provável que um cliente fale sobre seu produto para obter esses benefícios.
  • Embora o UGC seja uma tática de marketing de baixo custo, há muitos benefícios monetários e não monetários que você pode fornecer aos clientes para incentivar a criação de conteúdo. Os exemplos incluem descontos em compras futuras ou acesso a conteúdo, produtos ou eventos exclusivos.
  • Valor associado. Os clientes geralmente compram produtos pelos valores associados que ganham. Esses valores podem ser características positivas valorizadas – como origem ética, respeito ao meio ambiente ou luxo.

Peça avaliações quando for oportuno e relevante

Uma pesquisa da Trustpilot descobriu que as empresas que não coletavam avaliações proativamente recebiam uma média de 50% de avaliações negativas e 50% positivas. Já as empresas que solicitaram avaliações ativamente receberam, em média, 83% de avaliações positivas e apenas 17% de críticas negativas.

Você deve procurar ativamente clientes satisfeitos em momentos oportunos para eles. A melhor maneira de fazer isso é por meio do reengajamento por e-mail. Fazer uma avaliação deve ser rápido e fácil para os clientes, pois a criação de conta demorada ou os formulários de feedback superam o benefício de deixar uma avaliação.

 

Você gostou das dicas para explorar a estratégia de User-Generated Content? Aproveite esta estratégia para conectar sua marca ainda mais com os seus clientes!