Como usar o pós-venda para fidelização de clientes

23 de Junho de 2022

É cada vez maior o número de consumidores que fazem compras por meio de dispositivos móveis. Com a evolução de páginas e aplicativos, são muitos os canais que podem ser explorados. Mas você já parou para refletir sobre a diferença no comportamento de compra do consumidor mobile e desktop?

Qualquer pessoa que comprou algo em um celular pode dizer que é uma experiência única – nada como fazer compras em um laptop ou desktop. Não há mouse ou teclado físico, apenas uma tela sensível ao toque. Os gestos que você usa são diferentes, a jornada da seleção do produto até a compra final é diferente, a exibição da tela é diferente e a inserção de informações em um smartphone é muito diferente.

Isso significa que a estratégia que você adota para atrair, engajar e converter compradores móveis também será diferente. Qualquer e-commerce que queira maximizar as vendas móveis precisa de uma abordagem de canal que reconheça e acomode o comportamento dos compradores mobile.

Quer aprender mais sobre a diferença no comportamento de compra do consumidor em dispositivos móveis e desktop? Então confira logo a seguir!

comportamento de compra mobile x desktop

Principais diferenças no comportamento de compra do consumidor mobile x desktop

Alterações nas buscas com base no dispositivo

Segundo dados do Mediapost.com, os consumidores confiam em pesquisas para obter assistência com mais frequência em dispositivos móveis, em oposição a um desktop. As consultas geralmente contêm palavras-chave que respondem a perguntas de “quem”, “o que”, “onde”, “quando”, etc.

Além disso, a localização também faz uma grande diferença. O estudo mostrou que os consumidores são mais propensos a pesquisar em um dispositivo móvel se estiverem fazendo uma consulta que contenha informações de localização – como cidade, estado, CEP etc.

Além disso, uma outra tendência é que os usuários de dispositivos móveis geralmente têm um objetivo mais específico em mente ao pesquisar. Os usuários de desktop, por outro lado, usam consultas mais amplas.

Em resumo, os dados apontam que os usuários de dispositivos móveis procuram assistência com consultas com mais frequência do que os usuários de desktop. Isso pode ocorrer porque eles estão em movimento e procurando respostas rápidas.

Os tempos de atividade do usuário diferem dependendo do dispositivo

Determinar quando seu público está mais ativo e com maior probabilidade de fazer uma conversão online é um dos aspectos mais importantes da estratégia de marketing de um e-commerce. Se você sabe que seu público-alvo é composto principalmente por usuários de dispositivos móveis, pode ser uma boa ideia se envolver com eles de manhã ou à noite.

Este é o momento ideal para publicar novos conteúdos, enviar e-mails ou notificações, publicar uma oferta, etc. para que você alcance o maior número de pessoas. Esses horários diferem para os usuários de desktop – que tendem a ser mais ativos enquanto estão no trabalho, geralmente das 9 h às 18 h.

A idade do usuário desempenha um papel ao decidir entre celular ou desktop

Não é surpresa que usuários mais jovens (entre 18 e 25 anos) usem seus dispositivos móveis para pesquisas em comparação com usuários com mais de 25 anos que preferem usar um computador.

A geração Y tem sido chamada de geração “mobile-first” – com mais de 85% dos jovens usando um smartphone. Mas isso pode estar mudando, já que as gerações passadas estão se atualizando e comprando smartphones.

Alterações na atividade de conversão do usuário de celular para computador

Até alguns anos atrás, os usuários móveis estavam mais propensos a pesquisar em seu smartphone ou tablet, mas recorrer a um desktop para fechar a compra. Entretanto, esse cenário vem mudando nos últimos anos.

O número de usuários que compram em dispositivos móveis não para de crescer. Em contrapartida, as conversões de usuários usando desktop diminuem lentamente.

Esse é um comportamento de compra do consumidor que faz todo o sentido quando refletimos sobre os hábitos da população. Os smartphones são usados para os mais diversos propósitos – e as experiências de compra são cada vez melhores em dispositivos móveis.

Diferentes dispositivos são usados dependendo do estágio do processo de compra

Além de escolher um dispositivo com base na pesquisa e na compra, os usuários mudam de dispositivo dependendo do estágio do processo de compra em que se encontram.

No início do processo, quando os clientes estão começando a pesquisar um produto, eles podem usar um dispositivo móvel para ter uma ideia geral e comparar suas opções. Então, à medida que restringem a pesquisa, eles podem mudar para um desktop para ler as descrições dos produtos e visualizar as fotos.

Criando uma boa experiência de compra mobile

Acabamos de ver como o comportamento de compra do consumidor varia bastante de acordo com o dispositivo usado. Neste contexto, não podemos afirmar que ou mobile ou desktop é melhor. Na verdade, o ideal é criar experiências positivas para todos os usuários – conquistando todos que passam pela sua loja virtual.

Mas como criar uma boa experiência de compra mobile? Geralmente, esse é o maior obstáculo para os e-commerces, que possuem uma página para desktop mas pecam na hora de satisfazer os usuários em dispositivos móveis.

A Nielsen realizou uma pesquisa para avaliar os hábitos de compras entre 3.700 usuários de dispositivos móveis que usaram seu smartphone ou tablet para fazer compras, pagar ou realizar transações bancárias recentemente. Os resultados apontaram que a atividade mais comum realizada é pesquisar um item antes de comprar (72% em smartphones e 66% em tablets). A segunda atividade mais comum é verificar o preço de um item (70% em smartphones e 57% em tablets).

Com tantos consumidores usando dispositivos móveis para atividades relacionadas a compras, as marcas devem se ajustar de acordo com as experiências otimizadas para dispositivos móveis. Veja só quais foram os fatores apontados como mais importantes na experiência de compra:

  1. Capacidade de ver fotos de produtos (62% dos usuários de smartphones, 63% dos usuários de tablets).
  2. Ter uma versão mobile do site (48% smartphone, 35% tablet)
  3. Fácil acesso às descrições de produtos (44% smartphone, 45% tablet)
  4. Capacidade de ler análises de produtos (44% smartphone, 46% tablet)
  5. Capacidade de ver/comparar o preço do produto (44% smartphone, 42% tablet)

 

Você já conhecia a diferença no comportamento de compra do consumidor mobile e desktop? Uma ótima forma de contemplar os dois públicos é criar seu próprio aplicativo. Veja como é fácil criar o app da sua loja com a Mobilizei!