Site responsivo x aplicativo para e-commerce

20 de Julho de 2022

Vivemos em um mundo onde os smartphones se tornaram extremamente onipresentes. Por conta disso, as lojas virtuais precisam marcar presença no mundo mobile para proporcionar uma boa experiência aos clientes. Na prática, isso exige explorar estratégias como a criação de um site responsivo ou aplicativo para e-commerce.

Oferecer produtos e serviços no celular não é mais um luxo, é uma necessidade. Os negócios de comércio eletrônico, em particular, devem entender a importância de se tornarem disponíveis em um dispositivo móvel.

Mas será que é mais vantajoso investir em um site responsivo ou aplicativo para e-commerce? Descubra ao longo deste artigo!

site responsivo aplicativo para ecommerce

Principais características do site responsivo

Um site responsivo nada mais é do que um site que está totalmente otimizado para dispositivos móveis. Isso significa que todo o conteúdo do seu site – desde o processo de navegação e checkout até as páginas de produtos e banners – pode ser visualizado efetivamente em telas menores.

Ao criar um site responsivo, um e-commerce pode aproveitar várias vantagens:

  • Um site responsivo está dentro das possibilidades de qualquer negócio. Além de ser mais acessível, o desenvolvimento de um site mobile leva pouco tempo – especialmente se a loja virtual já existe.
  • Sem gastar muito dinheiro, é possível proporcionar o conforto de fazer compras online em um dispositivo móvel. Com isso, qualquer consumidor pode ter uma boa experiência se quiser comprar os seus produtos por meio de um smartphone ou tablet.
  • Um site responsivo contribui com o tráfego de usuários. Os potenciais clientes podem simplesmente encontrá-lo por meio de mecanismos de busca e compartilhá-lo facilmente com um URL simples.

Por outro lado, também é importante conhecer as deficiências de apostar somente em um site responsivo:

  • Ao contrário dos aplicativos, os sites responsivos são muito limitados em relação à experiência do usuário. Como eles precisam de uma velocidade de internet robusta para funcionar sem problemas, acessar uma página pode ser um pesadelo se sua internet estiver um pouco lenta.
  • Os recursos podem ser bastante limitados em comparação com os aplicativos. Por exemplo: depois que os clientes saem do seu site para dispositivos móveis, não há como entrar em contato diretamente com eles – o que você pode fazer facilmente com um aplicativo para e-commerce.
  • A possibilidade de um cliente acessar um site é muito menor do que um aplicativo de compras. Na maioria das vezes, os clientes esquecem o nome do site que visitaram uma vez. Esse é um dos principais motivos para taxas de conversão mais baixas em sites para celular.
  • Antes de concluir uma transação, muitos clientes abandonam o carrinho. Em um site, o processo não pode ser interrompido e retomado. Já com um aplicativo, são maiores as chances que esses usuários retornem para finalizar a compra.

Características de um aplicativo para e-commerce

Os aplicativos móveis expandiram seu mercado globalmente nos últimos anos. A razão de sua popularidade pode ser o vasto conjunto de benefícios que eles entregam. Veja só quais são prós de um aplicativo para e-commerce:

  • Estudos apontam que uma pessoa média gasta mais de 80% de seu tempo em um aplicativo e apenas 10% em um site móvel. Isso ilustra claramente que os clientes preferem gastar tempo em um app em vez de um site quando usam um dispositivo móvel.
  • Após obter um cliente a bordo, as chances de fidelizá-lo são muito maiores usando um aplicativo para e-commerce em comparação com sites responsivos. Afinal, você pode continuar enviando notificações e sua loja pode ser acessada em poucos segundos por meio de um app.
  • A interface de usuário perfeita que você pode oferecer em um aplicativo não pode ser comparada a um site para celular. Os apps têm uma excelente interface de usuário que permite ao usuário navegar sem esforço para qualquer página e ver produtos mais relevantes em menos tempo.
  • Os aplicativos de compras superam o problema dos carrinhos abandonados. A incrível experiência do usuário ajuda a construir o reconhecimento da marca e a confiança entre os clientes, multiplicando significativamente a taxa de conversão.
  • As empresas podem oferecer uma experiência de compra mais personalizada aos clientes com um aplicativo. Se o seu app permitir que os clientes criem seu perfil adicionando seu endereço de entrega, nome, e-mail e número de celular, eles poderão economizar tempo sempre que fizerem o check-out.

Em suma, é mais fácil para as empresas ter clientes engajados em seus aplicativos devido à excepcional experiência do usuário que eles oferecem. No entanto, existe um desafio na adoção de um aplicativo para e-commerce: o desenvolvimento desse app.

É justamente para contornar esse desafio que existe a Mobilizei – que permite que você crie o aplicativo da sua loja em poucos cliques, de acordo com a identidade visual do seu negócio. São diversas ferramentas para sua loja ter mais conversão, um maior engajamento e conquistar a fidelidade dos seus clientes.

Afinal, é melhor um site responsivo ou aplicativo para e-commerce?

Idealmente, é importante que as empresas tenham o melhor dos dois mundos. Ou seja, combinar um site responsivo com um aplicativo para e-commerce.

Se você tem um site, não há razão para não torná-lo responsivo e compatível com dispositivos móveis. Além de atrair os usuários que buscam pelos seus produtos na internet, você pode sugerir que os visitantes baixem seu aplicativo.

Os aplicativos móveis estão em voga há muito tempo e certamente estão aqui para ficar. Ao criar seu aplicativo para e-commerce, você constrói um canal direto de comunicação e fortalece a conexão entre a sua marca e o seu cliente, oferecendo a melhor experiência possível. Trata-se de um recurso perfeito para aumentar a receita e o reconhecimento da marca.

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