Guia completo para criar um app de vendas
17 de Novembro de 2023
Realizar compras online tem sido a preferência de um número cada vez maior de consumidores. Isso pode ser justificado, principalmente, pela praticidade de adquirir um produto com apenas alguns cliques. Para se beneficiar dessa realidade, criar um app de vendas pode ser uma ótima alternativa para você, empresário.
Criar um aplicativo próprio para o seu negócio garante que você esteja sempre a 1 clique de distância dos seus clientes. Ou seja, você entrega ainda mais praticidade para os usuários - e pode maximizar o volume de vendas.
Para criar um app de vendas, muitas questões devem ser consideradas. É preciso prezar pela experiência do usuário, utilizar linguagem apropriada e um layout intuitivo. Tudo isso para que, ao entrar no aplicativo da sua loja, o cliente tenha a melhor experiência possível.
Criamos um guia completo sobre como criar um app de vendas da sua loja online e turbinar seus resultados. Confira!
Por que investir em um app de vendas para a minha loja?
O interesse pela compra de produtos online cresceu nos últimos anos. Especialmente desde 2020, durante o período de lockdown causado pela pandemia de coronavírus, o uso de aplicativos e marketplaces para compras virtuais caiu nas graças dos consumidores.
Com o lockdown, nos vimos confinados, lojas físicas fechadas e apenas o mundo virtual operando sem interrupções. Essa realidade proporcionou o desenvolvimento de comportamentos que continuaram após o final desse período. E o comportamento de compra online é um deles.
Realizar compras online significa: maior comodidade, facilidade, autoatendimento e rapidez no processo de compra. E é por isso que você deve investir em criar um app de vendas para seu e-commerce.
Mesmo que você já possua um site para o seu negócio, as oportunidades oferecidas pelo app são diferentes. O aplicativo é uma conexão direta entre você e seu cliente. Através dele você pode enviar notificações de promoções, lembretes e avisos de carrinho abandonado, por exemplo.
Não é por acaso que, segundo dados da Appdome, de 2022, 90% dos brasileiros se sentem mais confortáveis usando aplicativos móveis ao invés de canais da web para realizar compras.
Quais as vantagens do app para o consumidor?
Os apps são naturalmente desenvolvidos para aparelhos mobile. Por isso, apresentam uma experiência ainda mais intensa para os usuários.
Além disso, os clientes sentem-se mais seguros em adquirir produtos em um app de vendas no lugar de sites. A sensação de estar entrando em um aplicativo falso é menor do que a sensação de estar realizando uma compra em site falso.
Criar app de vendas ainda impacta positivamente a jornada de compra dos clientes, pois, eles terão facilmente acesso aos produtos que estão interessados. Eles podem pesquisar marcas e preços diferentes com poucos toques na tela, e acessar todo seu histórico de compra ou carrinho rapidamente.
Como criar um app de vendas: passo a passo
1. Definir os objetivos do app
Comece pensando qual problema seu aplicativo solucionará. A demora de carregamento dos sites? Facilitará a compra em qual sentido? Estabelecendo essas informações você conseguirá gerar a proposta de valor do seu app, que atrairá os usuários a baixá-lo.
Pesquise outras empresas e estude seus concorrentes para entender como eles oferecem experiências dentro do aplicativo. Além disso, também procure definir indicadores para analisar se seu objetivo em criar app de vendas está sendo alcançado.
2. Tirando o projeto do papel
Ao criar um app de vendas você pode optar por duas formas: desenvolver do zero ou adquirir um pré-pronto. Como isso funciona?
Algumas empresas, como a Mobilizei, oferecem aos empreendedores a oportunidade de ter o seu próprio app de vendas de forma facilitada, com configuração simples e layout personalizado.
Optar pelo serviço oferecido pela Mobilizei ao criar seu app de vendas significa ter tudo que seu cliente deseja e que você precisa na palma da mão. Não é preciso seguir todo o processo complicado de desenvolver um aplicativo do zero.
Com a Mobilizei, você tem acesso a um painel de controle onde pode configurar seu aplicativo e solicitar a sua publicação, integrando as principais plataformas de e-commerce.
3. Escolha a plataforma do seu aplicativo
Você deve escolher entre iOS ou Android para cadastrar o seu app. Verifique o sistema operacional que os usuários mais usam para avaliar qual plataforma desenvolver.
No entanto, estar presente nas duas plataformas, tanto iOS quanto Android, é uma ótima alternativa para aumentar seu alcance.
Com a Mobilizei, esse processo é fácil. Ao solicitar a publicação do seu aplicativo, você pode enviá-lo para revisão junto às lojas de cada plataforma (Android e iOS). Após alguns dias (conforme os Termos de Uso de cada loja), ele estará disponível para download nos celulares de todos os seus clientes.
4. Defina meio de pagamentos e logística
Caso você já possua o seu e-commerce, a integração com o seu app fornecerá todas as opções de pagamento configuradas por você para o seu site automaticamente.
Vale lembrar que, quanto mais formas de pagamento o seu aplicativo oferecer para o consumidor final, melhor é a experiência de compra dele e maiores são as chances da conversão de vendas.
Ao utilizar a solução da Mobilizei para criar app de vendas, o seu cliente será redirecionado de forma transparente para a página de checkout da sua loja para finalizar sua operação de compra no aplicativo.
A logística é outro ponto importante do seu app. O ideal para atrair mais clientes é oferecer diversas modalidades e valores de entrega. Dessa forma, o cliente define qual a melhor opção para ele.
5. Layout do aplicativo
O layout do seu aplicativo deve ser elaborado pensando na experiência do usuário ao utilizá-lo. Esteja atento para fornecer um layout que seja intuitivo, organizado e dinâmico.
O ato de criar um app de vendas acontece justamente para oferecer ao cliente uma experiência mais satisfatória com a sua marca. Por isso, atente-se a navegabilidade do seu aplicativo.
No painel de controle da Mobilizei você terá à disposição diversos temas e poderá escolher aquele que se encaixa melhor às suas necessidades.
Escolhido um tema, você também poderá personalizá-lo livremente, adaptando-o à identidade visual da sua loja.
6. Integração com outros canais da loja
Ser omnichannel é a chave para estar sempre em contato com o seu cliente. Ou seja, seu app deve estar em sintonia com seu e-commerce e outros canais de contato com o público - incluindo a integração das informações de áreas como estoque, logística, preços e formas de pagamento.
Dessa forma, o seu aplicativo torna-se funcional e a sua presença e conexão na mente do cliente é maior.
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Se você ficou interessado em criar o seu app de vendas, mas ainda tem medo dos custos ou do processo, conheça a solução tecnológica oferecida pela Mobilizei.
Na Mobilizei, você pode criar um app de vendas da sua loja integrado a plataforma de e-commerce que já usa no seu negócio. Assim, é ainda mais rápido ter o seu aplicativo em mãos!
Você poderá gerenciar todos os seus produtos e pedidos no painel de controle do seu e-commerce e qualquer modificação feita nos seus produtos ou categorias refletirá automaticamente no aplicativo.
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