Como estruturar as categorias de um e-commerce?

18 de Setembro de 2023

Se você é dono ou gestor de uma loja virtual, sabe que definir as categorias de um e-commerce pode não ser uma tarefa fácil.

Organizar sua loja virtual utilizando categorias de produtos oferece uma experiência ao consumidor mais intuitiva e facilitada. No entanto, a variedade de produtos vendidos dificulta uma categorização eficiente.

Um produto pode se encaixar na categoria principal “moda masculina”, por exemplo, mas deve receber subclassificações que torne ainda mais fácil a procura pelo cliente - como “camisetas” ou “calças”. Dessa forma, é importante entender sobre o comportamento de busca do cliente e técnicas de SEO.

Para te auxiliar nessas questões, preparamos nesse artigo os principais passos para estruturar as categorias de um e-commerce com eficiência. Continue a leitura!

Como estruturar as categorias de um e-commerce?

O que são categorias de produtos?

As categorias de produtos de um e-commerce representam uma divisão dos produtos vendidos em nichos relacionados a eles. Uma loja virtual que trabalha com roupas e outros produtos, terá uma classificação principal de “moda” e dentro dessa categoria poderá ter “vestidos”, “calças”, dentre outros.

Na prática, as categorias permitem organizar os produtos de uma loja virtual - assim como uma loja física planeja a distribuição dos seus produtos em prateleiras e vitrines. Além disso, a divisão em categorias contribui para gerar mais tráfego para o seu site e otimizar as buscas dos consumidores, evitando confusão ou desistências de compra.

Qual a relação da categorização com o SEO?

O SEO, ou seja, otimização para motores de busca, permite que as categorias do seu site sejam encontradas com maior facilidade pelos usuários. Isso porque, quando as categorias de um e-commerce são feitas da maneira correta, o entendimento dos motores de busca é otimizado.

No entanto, as categorias não devem ser selecionadas apenas segundo o volume de buscas para uma determinada palavra-chave. Esse não deve ser o único critério, pois nem sempre é a solução.

É necessário conhecer o público que acessa o site. Para uma pessoa comum que procura um “HD” em uma loja de eletrônicos, essa classificação pode ser plausível. Porém, para um varejista, “dispositivo de armazenamento” pode ser melhor.

Além disso, a criação de subcategorias e categorias de um e-commerce ajuda a escalar melhor o site nos resultados de busca de pesquisa do Google e atrai tráfego orgânico para seu site.

Qual a importância de definir categorias de um e-commerce?

Definir categorias e subcategorias eficientes para o e-commerce, irá gerar algumas vantagens para o seu negócio virtual. Confira algumas delas:

  • Aumento da chance de conversão: com categorias bem definidas, o potencial cliente não se sentirá perdido em seu site. A navegabilidade é fundamental para uma experiência mais positiva e, consequentemente, maiores chances de conversão.
  • SEO otimizado no e-commerce: como já citamos, as categorias vão influenciar no SEO do seu site, tornando o trabalho dos robôs dos mecanismos de busca facilitado e proporcionando melhores resultados no ranqueamento do seu site.
  • Cross-selling: a categorização dos produtos do e-commerce, permite incentivar o cross-selling. Ou seja, é mais provável que os consumidores encontrem produtos complementares àqueles que estão comprando.

Ao segmentar os produtos do seu site em categorias e subcategorias, você proporciona uma navegabilidade e fluidez maior para os usuários. Dessa forma, as pessoas encontram facilmente o que estão procurando e tanto elas, quanto você, é beneficiado.

Como criar categorias de produtos?

Para realizar categorias de um e-commerce, é preciso um planejamento detalhado e cuidadoso, a fim de favorecer ainda mais a usabilidade do usuário.

Veja só algumas dicas para te auxiliar no processo de categorias de um e-commerce:

Colete dados sobre os produtos oferecidos

É muito importante saber as principais informações sobre os produtos que você vende em sua loja. A etiquetagem irá permitir que você coloque em seu site informações referentes ao produto que auxiliem o usuário a entender mais sobre ele.

As características de cada produto diferem, certo? Você pode considerar a cor, material, tamanho, marca, peso, qualidade, fornecedor, preço. Assim, o cliente poderá obter informações que considere relevante para sua escolha.

Coloque-se no lugar do cliente

Como você costuma buscar por um produto online? Quais termos normalmente usa? Qual o seu comportamento ao entrar em uma loja virtual? Observe seu próprio comportamento para entender o dos consumidores.

Tente não pensar com a cabeça de vendedor nesse momento. Imagine que você é um cliente navegando pelo seu site. Procure entender as principais dúvidas e dores, verifique se a navegação está sendo fluída e categorize os produtos de forma que poderão ser facilmente encontrados.

Use o SEO ao seu favor

Após entender o comportamento do consumidor se colocando no lugar dele, procure por quais palavras-chave são mais utilizadas para aquele produto.

O SEO deve ser utilizado em todo o seu site. Coloque títulos otimizados, faça breve descrições da categoria utilizando a palavra-chave e coloque URLs que sejam otimizadas para palavra-chave escolhida.

Utilizando essas técnicas nas categorias de um e-commerce o seu site terá mais chance de aparecer nos resultados de busca orgânica do Google.

Crie filtros de pesquisa

Os filtros de pesquisa são outra funcionalidade que permite uma navegação mais efetiva no seu site. Através deles, o usuário pode pesquisar por atributos específicos em uma categoria de produtos.

Por exemplo, o usuário está na categoria “vestidos para o verão”, porém deseja apenas vestidos tamanho M. Com o filtro de pesquisa, ele consegue selecionar o tamanho que deseja e ter uma busca rápida e precisa.

Lembre-se: as categorias de um e-commerce têm o objetivo principal de tornar a experiência do consumidor melhor, ágil e assertiva.

Destaque a categoria de produtos mais acessada

Essa é uma ótima técnica para gerar mais vendas. Analise através do Google Analytcs, por exemplo, quais as categorias mais acessadas em sua loja virtual e aproveite para gerar ainda mais tráfego para ela.

Plataformas de e-commerce ou os aplicativos da Mobilizei permitem personalizar toda sua loja virtual de maneira intuitiva e sem complicação. Dessa forma você possui controle total e pode realizar otimizações em seu e-commerce.

Você gostou das informações para estruturar as categorias de um e-commerce? Leia também sobre 5 estratégias de remarketing para e-commerce!