Carrinho abandonado: como solucionar esse problema no seu e-commerce?
6 de Maio de 2021
Você sabia que muitos clientes saem da loja virtual sem fechar uma compra mesmo depois de adicionar itens ao carrinho? De fato, o carrinho abandonado é um pesadelo para lojas virtuais – e a taxa média de abandono chega a 82% no Brasil.
Ou seja, são muitas as pessoas que chegam muito perto do momento da compra e desistem no último instante. Mas como solucionar esse problema e reduzir a taxa de carrinho abandonado? Uma ótima maneira de fazer isso é compreender as razões que levam os usuários a desistir da compra e implementar melhorias.
Neste artigo veremos algumas dicas para solucionar o problema com carrinho abandonado no seu e-commerce. Confira!
O que é o carrinho abandonado e por que monitorar essa métrica?
O abandono do carrinho de compras acontece quando um cliente em potencial sai do processo de checkout antes de concluir sua compra online. Isso significa que ele “abandona” os itens adicionados ao seu carrinho de compras – seja devido a uma mudança de opinião ou após enfrentar dificuldades durante o processo de checkout.
Para calcular sua taxa de abandono de carrinho de compras, basta dividir o número total de transações concluídas pelo número total de carrinhos de compras iniciados. A partir desse cálculo, você pode monitorar a métrica conforme realiza melhorias para reduzir ao máximo os abandonos.
O que causa o abandono de carrinho e como solucionar?
Um carrinho abandonado pode ser motivado por vários motivos diferentes. E é a partir da compreensão das razões que levam os usuários ao abandono que você pode implementar soluções.
Veja só algumas das principais causas para um carrinho abandonado:
1. Altos custos adicionais
Custos inesperados adicionados quando um cliente adiciona um item ao carrinho faz que ele repense sua compra. Alguns clientes até adicionam itens ao carrinho apenas para visualizar um total final. Depois de ver as taxas adicionadas, é menos provável que continuem.
Solução: forneça aos clientes todos os custos antecipadamente, incluindo quaisquer custos de envio ou outras taxas que eles devem esperar. Esses detalhes podem ser mostrados na página de detalhes do produto solicitando ao cliente seu CEP. Se os clientes ficam menos surpresos depois de adicionar um item, é mais provável que sigam até o fim da compra.
2. Criação forçada de conta
Forçar os usuários a criar uma conta ou se registrar para adicionar itens a um carrinho de compras virtual é sempre uma má ideia. Isso quebra o ciclo de compra adicionando uma etapa e afasta alguns clientes.
Solução: ofereça um checkout de convidado ou facilite a integração com redes sociais. Se você deseja coletar e-mails e outras informações de contato para fins de remarketing, tente coletar essas informações após a conclusão da compra, na etapa da página de confirmação.
3. Checkout complicado e demorado
Um processo de checkout longo e complexo é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam um carrinho. Como os clientes procuram um processo simples e conveniente, quaisquer etapas adicionais prejudicam a experiência do usuário.
Solução: reduza as etapas, minimize a entrada de dados e otimize o checkout para torná-lo mais simples e direto. Além disso, você pode configurar um recurso de salvamento automático dos dados para que os formulários sejam preenchidos automaticamente no próximo acesso do usuário.
4. Preocupações de segurança
Os clientes esperam que os detalhes do cartão de crédito e outras informações financeiras e pessoais sejam armazenadas com segurança. Se o seu site não transmitir confiança, eles podem desistir da compra na hora de inserir seus dados sensíveis.
Solução: Use uma plataforma segura e deixe clara a sua preocupação com a segurança dos dados para transmitir confiança durante todo o processo de compra.
5. Entrega lenta e opções de envio limitadas
A entrega é um componente principal da experiência de comércio eletrônico. Os clientes esperam ter opções de envio que atendam às suas necessidades e entrega no prazo.
Solução: ofereça aos clientes uma variedade de opções de envio e a capacidade de personalizar os detalhes de envio – com diferentes opções de entregas, prazos e valores. Além disso, a opção de frete grátis é sempre bem-vinda para os consumidores.
6. Problemas de desempenho do site
Problemas de desempenho, como travamentos e erros, levarão os clientes a buscar uma melhor experiência do usuário. Problemas menores de desempenho são menos propensos a assustar os clientes, mas ainda afetarão sua experiência e devem ser evitados.
Solução: teste e analise o desempenho do seu carrinho de compras e checkout, medindo os tempos de carregamento, o tempo de inatividade e a capacidade de resposta. Identifique erros, pontos fracos e melhore o desempenho conforme necessário.
7. Site não compatível com dispositivos móveis
Cada vez mais compras são feitas em dispositivos móveis. Por isso, os e-commerces que não possuem um site responsivo não estão conseguindo satisfazer a maioria de seus clientes.
Solução: priorize o design móvel para sua loja de comércio eletrônico. Outra opção é investir na criação de um aplicativo para a sua empresa – fornecendo uma experiência ainda mais satisfatória.
Chame seus clientes de volta com a Mobilizei
Além de realizar melhorias para evitar abandono de carrinho, você também pode gerar mais vendas se atrair os usuários de volta para a sua loja. E é exatamente isso que a nova funcionalidade da Mobilizei proporciona!
A ferramenta de notificação de carrinho abandonado permite que o lojista configure notificações que serão enviadas para os clientes caso eles deixem produtos no carrinho do aplicativo sem finalizar uma compra.
E a melhor parte: é super fácil configurar a notificação de carrinho abandonado. Em poucos minutos, você consegue personalizar o título, a mensagem e quanto tempo depois do abandono você deseja que a notificação seja enviada.
Você gostou das dicas para reduzir os problemas com carrinho abandonado? Quer conhecer mais funcionalidades da Mobilizei para o seu e-commerce? Visite nossa página agora mesmo!