9 tendências do e-commerce para 2023

11 de Novembro de 2022

Não há dúvida de que o setor de e-commerce está em constante evolução. Nos últimos anos, os negócios de comércio eletrônico testemunharam um crescimento acelerado, com cada vez mais consumidores percebendo os benefícios de comprar o que precisam sem sair de casa. Mas quais são as tendências do e-commerce para 2023?

As lojas virtuais estão continuamente tentando criar uma melhor experiência do cliente para promover seu crescimento nesse mercado competitivo. E isso passa por compreender essas tendências do e-commerce para 2023 – que acompanham as necessidades e desejos do consumidor.

Hoje, o comércio eletrônico está avaliado em cerca de US$ 4,2 trilhões. De acordo com o Finances Online, as vendas globais de comércio eletrônico no varejo continuarão a subir de US$ 1,845 em 2016 para US$ 6,542 em 2023.

Portanto, vale a pena reunir as tendências de comércio eletrônico para 2023 que melhor descrevem o futuro das vendas on-line. Confira logo a seguir!

site responsivo aplicativo para ecommerce

Principais tendências do e-commerce para 2023

1. Crescimento ainda maior nas compras online

A primeira das tendências do e-commerce para 2023 é uma tendência que vem se mantendo nos últimos anos: o crescimento das vendas online.

Os sites de hoje são mais fáceis de usar, oferecendo aos clientes a melhor experiência de compra online. Os processos aprimorados permitem que os clientes encontrem os itens desejados com facilidade e paguem usando uma variedade de opções de pagamento.

As vendas de comércio eletrônico praticamente dobraram logo após a pandemia, quando mais e mais clientes mudaram para as compras online. De acordo com as últimas estatísticas de comércio eletrônico, as vendas de comércio eletrônico foram de US$ 4,9 trilhões em todo o mundo em 2021. Além disso, estima-se que em 2040 quase 95% de todas as compras devem ser feitas por meio de comércio eletrônico online.

2. O m-commerce continuará a crescer a um ritmo sem precedentes

As vendas mobile apresentaram um rápido crescimento nos últimos tempos, à medida que mais e mais consumidores estão comprando produtos usando dispositivos móveis – como telefones e tablets. Até 2023, espera-se que as vendas de comércio móvel atinjam até 55% do total de vendas globais de comércio eletrônico no varejo.

Portanto, as lojas virtuais precisam ser sábios ao adotar uma abordagem mobile-first – que pode envolver um site responsivo e um aplicativo próprio para proporcionar uma ótima experiência móvel para os usuários.

O m-commerce é conveniente e fácil de usar e é por isso que é tão popular. Para isso, certifique-se de que seus sites móveis sejam mais amigáveis, invista sabiamente em aplicativos de comércio móvel e use marketing mobile – como notificações push e em publicidade app para alcançar os consumidores.

3. O Voice Shopping deve continuar crescendo

O uso de voz inteligente para comércio eletrônico continuará a aumentar à medida que os principais fornecedores online, como Amazon e Walmart, já começaram a oferecer compras por voz. Hoje, mais de 30% dos usuários da internet estão usando o assistente de voz para pesquisar ou comprar produtos. E essa tendência continuará a aumentar em 2023 e adiante.

4. Personalização multicanal

O consumidor de hoje exige uma experiência de compra mais personalizada de suas marcas favoritas. Portanto, espera-se que a personalização seja uma grande tendência do e-commerce para 2023.

Para colocar isso em prática, as lojas virtuais marcam presença em várias plataformas e usam os pontos de contato do cliente para criar uma experiência única e satisfatória. Além disso, os consumidores se beneficiarão recebendo recomendações personalizadas sob medida para seus interesses.

5. As atividades de mídia social influenciarão cada vez mais o consumidor

As mídias sociais se tornaram hoje a melhor maneira de as marcas se conectarem com seu público-alvo. Em 2023, espera-se que as mídias sociais gerem US$ 30,73 bilhões em vendas, representando 20% das vendas globais de comércio eletrônico no varejo!

Por isso, as empresas devem usar a mídia social para direcionar o tráfego para seu site e também podem vender seus produtos usando plataformas de comércio social como Instagram e Facebook.

6. Melhores opções de processamento de pagamentos

Na maioria das vezes, as empresas de comércio eletrônico perdem muitas vendas em potencial devido a problemas de processamento de pagamentos. As taxas de abandono de carrinho são altas quando um vendedor online dificulta demais o pagamento de um pedido.

Portanto, simplificar o processo de checkout de comércio eletrônico é uma tendência muito necessária. Isso envolve ter menos etapas nas páginas de checkout, nenhuma obrigação de criar uma conta para fazer uma compra, oferecer checkout de convidado, ser transparente com todos os custos e políticas e oferecer várias opções de pagamento.

7. Foco na sustentabilidade

Práticas ecologicamente corretas podem influenciar mais as escolhas dos clientes de hoje, que estão dispostos a gastar mais em produtos sustentáveis para saúde e bem-estar ambiental.

Portanto, as empresas de comércio eletrônico podem oferecer uma vantagem competitiva escolhendo produtos e embalagens mais verdes e adotando práticas cada vez mais ecológicas.

8. Aumento da IA no comércio eletrônico

A inteligência artificial certamente terá um grande impacto no comércio eletrônico em 2023 e será usada ainda mais para melhorar os processos de negócios e fluxos de trabalho para personalização, atendimento ao cliente e prevenção de fraudes.

Essa tendência ajudará as empresas a melhorar a experiência do cliente e os consumidores poderão obter ajuda de chatbots e receber recomendações personalizadas.

9. Vendas omnichannel

Omnichannel refere-se ao uso de vários canais – como loja online, loja física e aplicativo para interagir com os clientes.

Usando essa tendência, as empresas se beneficiarão, pois podem alcançar seus clientes por meio de vários canais e mercados online. Já os consumidores poderão ter uma experiência cada vez melhor – conseguindo fazer suas compras em diferentes canais.

O que você achou das tendências do e-commerce para 2023? Como a sua empresa está se preparando para crescer nesse ano?