Por que focar na experiência mobile ajuda seu e-commerce
21 de Outubro de 2022
A digitalização resultou no boom do setor de comércio eletrônico. Mais e mais pessoas estão mudando seus hábitos para as compras online. Vendo isso, todo setor está tentando se atualizar para fornecer uma boa experiência mobile para atrair e fidelizar seus clientes.
Como varejista online, você pode alcançar clientes a qualquer hora e em qualquer lugar com um único clique. No entanto, o alcance da sua empresa não deve se limitar a um laptop. Os smartphones estão conquistando um espaço cada vez maior pela sua praticidade e acessibilidade.
Se o seu e-commerce ainda não está focando na experiência mobile, é hora de aproveitar essa tendência. Confira a seguir por quais motivos é hora de explorar o mundo dos dispositivos móveis!
Como é uma boa experiência mobile?
Antes de entrarmos nos benefícios de ter uma loja de comércio eletrônico compatível com dispositivos móveis, é preciso entender como deve ser uma boa experiência mobile.
Estabelecer uma experiência que seja ótima para todos é difícil, não é? Uma boa experiência mobile tem como objetivo justamente fluir com naturalidade para todos os usuários. Ou seja, tudo deve funcionar sem problemas e na ordem correta. Você não quer nada fora do lugar em seu site para celular ou aplicativo.
A lógica é bem simples: seu site ou aplicativo deve funcionar tão bem quanto a versão para desktop. Isso inclui artes e fontes nos tamanhos certos, menus acessíveis, produtos bem organizados e um processo de compra facilitado.
Quais são os benefícios de focar na experiência mobile?
Já vimos que está na hora de levar as lojas virtuais para o mundo mobile. Mas quais são os benefícios que você pode esperar ao focar na experiência mobile? Veja só:
Aumento da satisfação do cliente
Quando você entra em um site ou aplicativo, espera encontrar os produtos rapidamente e fechar sua compra com praticidade, certo? Quando isso acontece, é muito provável que você fique satisfeito.
Ou seja, uma boa experiência mobile afeta diretamente na satisfação dos clientes que passam pela sua empresa. Na prática, isso representa uma maior chance de fidelização e de receber boas avaliações – que, por sua vez, atraem ainda mais clientes!
As taxas de conversão serão mais altas
Outra vantagem significativa de investir na experiência mobile é que as taxas de conversão geralmente são mais altas. Um cliente que usa seu aplicativo tem mais probabilidade de seguir e fazer uma compra do que um cliente que simplesmente acessa seu site. Eles provavelmente visualizarão mais itens em geral e também estarão mais propensos a comprar um produto.
Por outro lado, as lojas que não possuem um site responsivo ou aplicativo podem perder clientes justamente por conta da péssima experiência de navegação. Mesmo com produtos e preços competitivos, os usuários podem optar por comprar onde tenham uma experiência facilitada.
Você pode esperar valores médios de pedidos mais altos
Além de gerar mais conversões, o valor médio do pedido tende a ser muito maior em aplicativos de comércio eletrônico para dispositivos móveis. Os clientes terão mais facilidade para comprar com você devido à adição de notificações push e checkout mais rápido.
Tirar o máximo proveito de cada venda e aumentar os valores dos pedidos o máximo possível é essencial para construir um negócio próspero. Ao lançar um aplicativo ou site responsivo fácil de usar, você poderá aumentar o valor de cada cliente e de cada pedido.
→ Confira também: O crescimento exponencial das compras pelo celular e aplicativos
Construção de fidelidade facilitada
Principalmente para lojas que investem em um aplicativo próprio, a experiência criada para o usuário pode ser determinante para a sua fidelização. Afinal, quando um cliente tiver seu aplicativo instalado em seu telefone, sua marca estará a um clique de distância.
Além disso, ter um aplicativo móvel lhe dará oportunidades que um site não oferece. Você pode usar um aplicativo para executar um programa de fidelidade, oferecer descontos especiais e personalizar a experiência de um cliente mais do que com um site.
Menos carrinhos de compras serão abandonados
Carrinhos abandonados são um problema sério do comércio eletrônico, não é? Muitos clientes adicionam itens aos seus carrinhos sem finalizar sua compra. E uma boa experiência mobile contribui para combater esse mal.
Se um usuário começar a adicionar pedidos no carrinho, mas se deparar com um site desconfigurado que atrapalha sua compra, ele pode abandonar o carrinho. Por outro lado, uma experiência excelente permite que ele finalize o seu pedido em questão de segundos.
Como criar uma boa experiência mobile?
Então, você está disposto a investir em uma boa experiência mobile? Veja algumas dicas que podem ajudá-lo:
Adote um design responsivo
Ter um design responsivo em seu site significa que ele se adaptará ao comportamento e ambiente do usuário, conforme o tamanho da tela e da plataforma que ele estiver usando. A capacidade de resposta automática significa que você não precisa se preocupar com a origem do tráfego do seu site. Você pode simplesmente sentar e aproveitar as vendas.
Outra alternativa, como já mencionamos, é criar um aplicativo próprio para a sua marca. Dessa forma, você pode personalizar o app para que todos os usuários tenham uma ótima experiência em seus dispositivos móveis.
Planeje a navegação dos usuários
Como os smartphones são bem menores que os desktops, a navegação precisa ser bem mais simples. Você não quer que seus clientes confundam os botões, menus, banners, textos e imagens – o que significa que tudo precisa ser perfeitamente otimizado.
Faça uma boa apresentação dos produtos
É recomendável que, como empresa de comércio eletrônico, você apresente seus produtos de forma facilmente visualizável em um dispositivo móvel. Isso tem dois benefícios principais: seus produtos ficam mais claros para o cliente que navega, e também reduz os tempos de carregamento do seu site.
Ofereça uma opção de pesquisa inteligente
Ter uma pesquisa inteligente totalmente otimizada e responsiva significa que seu cliente não precisa ficar tentando ampliar as páginas para conseguir clicar e visualizar, o que pode ser irritante. A pesquisa inteligente permite que o cliente pesquise produtos em seu site sem os problemas – tornando mais provável que eles comprem algo.
Você já conhecia todos esses motivos para focar na experiência mobile no seu e-commerce? A Mobilizei permite que você crie um aplicativo próprio para a sua loja de maneira rápida e simples. Visite nosso site e descubra como podemos ajudá-lo a explorar as oportunidades do mundo mobile!