O que é importante saber antes de criar uma loja virtual

7 de Outubro de 2021

Você deseja vender seus produtos pela internet e aproveitar os benefícios dos e-commerces? Para colocar isso em prática, o primeiro passo é criar uma loja virtual. Afinal, é por meio da sua página que os clientes poderão fazer suas compras.

Mas o que você precisa saber para criar uma loja virtual? São vários os elementos importantes para construir um e-commerce de sucesso. Neste artigo vamos abordar as principais informações sobre o assunto. Confira!

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5 passos para criar uma loja virtual

1. Inicie com um bom planejamento

Não pule descuidadamente para a etapa de criação da loja virtual. Antes disso, é necessário definir como e quando você vai colocar isso em prática. Aqui estão os três pontos importantes a saber antes de mergulhar na fase de desenvolvimento:

  • Seu e-commerce pode passar por complicações se você não tiver uma estratégia de orçamento bem planejada. Uma alocação de orçamento inteligente e investimento em ferramentas astutas é o suficiente para construir uma página eficiente para fazer suas vendas – mas subestimar os custos pode trazer problemas.
  • Estudo de mercado. As tendências do e-commerce são voláteis. O que está funcionando hoje ficará obsoleto amanhã. Antes de dar um passo à frente no desenvolvimento de sua loja, certifique-se de estudar o mercado, aprender sobre tendências de web design, entender o que funciona melhor para os clientes e evitar o que pode prejudicar seu negócio.
  • Análise da concorrência. Procure reduzir a lacuna entre você e seus concorrentes com uma boa análise. Você pode listar os pontos fortes e fracos de suas lojas virtuais, analisar seu desempenho, técnicas de marketing, SEO e muito mais.

2. Escolha a plataforma mais adequada

Depois do seu planejamento, a próxima etapa para criar uma loja virtual é escolher a plataforma de construção de comércio eletrônico mais adequada.

Diferentes soluções apresentam diferentes recursos e atendem a objetivos diferentes. Por isso, é uma boa ideia avaliar os pontos principais para tomar uma boa decisão:

  • O preço da plataforma em relação ao seu orçamento;
  • Conveniência de pagamento para seus clientes;
  • Facilidade de integração com outros plugins e ferramentas para administrar seu negócio;
  • Otimização de SEO para classificar sua loja nos resultados da pesquisa;
  • Possibilidade de construir uma página responsiva;
  • Atendimento ao cliente para ajudá-lo a resolver problemas técnicos;
  • Firewall robusto para proteger a credibilidade do seu site e os dados dos visitantes;
  • Facilidade de escalabilidade quando você quer crescer;
  • Simplicidade de usar e implantar.
  • Fácil integração com outras funcionalidades, plugins e add-ons.

Quer uma ajudinha para tomar uma boa decisão? Confira este artigo sobre as plataformas de e-commerce mais usadas no Brasil!

3. Projete um layout atraente

Do ponto de vista dos clientes, o que realmente importa é a experiência de compra em seu e-commerce. Por isso, criar loja virtual de sucesso passa pelo design atrativo.

Ou seja, os usuários querem designs visualmente atraentes, facilidade de navegação, elementos atrativos e, o mais importante, uma experiência de compra sem complicações.

Todos esses aspectos são vitais quando os usuários visitam sua loja pela primeira vez. E claramente você deseja se comportar como um bom anfitrião, produzindo uma experiência duradoura.

Aqui está o que você precisa para construir um design atraente:

  • Cada detalhe em seu comércio eletrônico afeta a decisão de compra do usuário. Mantenha-os em mente ao projetar.
  • Não sobrecarregue os usuários colocando muitas informações ao mesmo tempo na tela.
  • Tenha um branding mínimo, mas eficaz, de sua empresa em todas as páginas da web. Não distraia os usuários com logotipos e paletas de cores exageradas e sem padrão.
  • Simplifique as jornadas de compra e personalize os clientes em cada etapa do ciclo de compra.
  • Adicione imagens e vídeos dos produtos para que os clientes consigam visualizá-los com clareza, invista em imagens de qualidade.
  • Reserve uma seção para comentários e depoimentos.
  • Mantenha um menu de navegação conciso e direto. Evite barras de menu desordenadas e confusas para minimizar a sobrecarga sensorial.
  • Organize seus produtos em diferentes estruturas e categorias.
  • Elimine a dor da tomada de decisões usando filtros de produtos, classificação e barras de pesquisa.
  • Busque uma fácil visualização do carrinho e checkout – sem atrito no estágio final do ciclo de compra.
  • Insira detalhes de contato, envio e cobrança, etc. para esclarecer dúvidas de última hora.

4. Dê atenção aos elementos essenciais

Alguns elementos aprimoram a experiência de compra e representam um indicador-chave para gerar mais vendas. Veja quais são esses aspectos que você não pode perder de vista:

  • Pesquisa perfeita. Permita que seus usuários acessem com facilidade seu catálogo de produtos e otimize sua experiência com uma pesquisa rápida, adequada e personalizável.
  • Categorize produtos e serviços. Categorize seus produtos e serviços para pesquisas de dados rápidas e relevantes.
  • Use tags pesquisáveis. Atribua palavras-chave e frases úteis aos produtos. Dê prioridade para aqueles termos com alto volume de pesquisa.
  • Otimize para classificar. Otimize sua loja para melhor descoberta e classificação do mecanismo de pesquisa.
  • Preze pela segurança. Implemente protocolos de segurança adequados e em conformidade com LGPD para melhorar a imagem de sua marca e transmitir confiança para o cliente.
  • Otimize a velocidade das páginas. Procure otimizar a velocidade do seu site para uma resposta mais rápida e uma experiência de compra descomplicada.

5. Continue acompanhando as tendências

Por fim, é importante compreender que você não pode relaxar depois de criar uma loja virtual. O mercado de e-commerce está em evolução constante e acompanhar as tendências é fundamental para se manter no topo.

Um ótimo exemplo disso é o crescimento das compras por meio de dispositivos móveis – que torna a criação de uma loja virtual responsiva quase uma obrigação e não mais um diferencial. Neste caso, para ir realmente mais longe, é aconselhável investir em um aplicativo próprio para celular.

De fato a transformação digital é o atual momento que vivemos, então fique de olho 360º, aprenda sobre novas funcionalidades, diferentes gateways de pagamento, funcionalidades de estoque virtual e etc., não é apenas antes de criar sua loja virtual que você precisa buscar aprender, esse movimento deve ser contínuo.

Você gostou das dicas para criar loja virtual? Quer acompanhar mais informações para ajudá-lo na construção de um e-commerce de sucesso? Então continue ligado no blog da Mobilizei!