SEO para e-commerce: o que você precisa saber?
2 de Maio de 2022
O SEO para e-commerce representa uma estratégia promissora para as empresas que buscam aprimorar sua presença digital. Por outro lado, existem desafios únicos quando se trata de otimização de mecanismos de pesquisa. Na tentativa de classificar centenas de páginas de produtos, muitos comércios eletrônicos encontram problemas de conteúdo duplicado, links quebrados, experiência ruim do usuário e muito mais.
Mas, afinal, o que você precisa saber para explorar o SEO para e-commerce? Confira ao longo deste artigo!
O que é SEO para e-commerce?
SEO para e-commerce refere-se à prática de otimizar uma loja online para ranquear nos motores de busca. Trata-se de uma estratégia que usa uma combinação de práticas para otimização das páginas e dos conteúdos para melhorar a aparência de um site nos resultados de pesquisa.
Mas por que investir no SEO para e-commerce?
Há muitos benefícios na otimização do site para os mecanismos de busca. Veja os principais deles:
- Aumente o reconhecimento e a visibilidade da marca online
- Melhore a experiência do usuário no site
- Atraia tráfego em vários estágios do funil de venda
- Atraia públicos para remarketing
- Apoie os esforços de pesquisa paga
- Gere tráfego em longo prazo
- Construa confiança com clientes e empresas
- Atraia backlinks que aumentam a autoridade do seu site
- Reduza os custos para atrair tráfego para sua loja virtual
Particularidades do SEO para e-commerce
O SEO para e-commerce difere do SEO para outros tipos de negócios, pois há complexidades adicionais na classificação de um site que vende produtos online.
A maioria dos blogs e sites de serviços tem a vantagem de ter conteúdo muito exclusivo com menos risco de canibalização – que ocorre quando várias páginas apresentam um conteúdo muito semelhante. As lojas de comércio eletrônico devem classificar toneladas de páginas de produtos, geralmente com conteúdo semelhante – e gerenciar a otimização de todas elas é um desafio.
Embora os fatores de classificação sejam mais ou menos os mesmos, há algumas considerações especiais a serem tomadas ao otimizar um site de comércio eletrônico.
Os e-commerces são propensos a links quebrados
À medida que os produtos ficam sem estoque ou deixam de ser comercializados, o objetivo geralmente é retirar a página do site. Mas isso pode resultar em links quebrados – ou páginas “404”. Isso pode criar uma experiência ruim para o usuário, direcionar os bots do Google para links quebrados e afetar a autoridade do seu site.
É comum produzir conteúdo de baixa qualidade
Muitos proprietários de sites de comércio eletrônico publicam páginas de produtos com uma foto, uma descrição do produto, preço e talvez algumas informações de compra. Faça isso em dezenas de páginas e é provável que você encontre problemas de conteúdo de baixa qualidade. Isso acontece porque não há contexto suficiente para o Google distinguir uma página de produto de outra.
O Google tem se concentrado cada vez mais na qualidade do conteúdo. Com isso, as empresas de comércio eletrônico precisam ficar atentas ao valor fornecido em seu conteúdo e sua singularidade em relação a outras páginas.
Muitas plataformas de comércio eletrônico causam metadados duplicados
Metadados duplicados (como títulos e descrições de páginas) são comuns em sites de comércio eletrônico, principalmente para aqueles que usam um modelo ou automação para criar novas páginas. Basicamente, à medida que uma nova página é criada, alguns e-commerces duplicam os títulos e descrições de outras páginas de produtos. Isso é confuso para os usuários e para os mecanismos de pesquisa.
Navegação confusa pode desencorajar clientes
Embora qualquer site possa ter uma navegação confusa, as empresas de comércio eletrônico, em particular, geralmente lutam com isso devido ao grande volume de URLs. Se você tiver várias categorias de produtos, com vários produtos, poderá ver como isso pode ficar fora de controle.
É importante tornar suas páginas fáceis para os usuários encontrarem por meio de uma estrutura de navegação clara. Adicione links internos para páginas relevantes, e isso torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa encontrarem seu conteúdo também.
Boas práticas de SEO para e-commerce
Já vimos alguns cuidados que você deve tomar em relação ao SEO para e-commerce. Mas como começar a colocar isso em prática? Aqui estão algumas dicas para você:
1. Faça uma pesquisa de palavras-chave
Na base de toda estratégia de SEO bem-sucedida está a pesquisa de palavras-chave. Essa pesquisa é feita para identificar os termos de pesquisa que seu público-alvo está usando para encontrar empresas e produtos como o seu.
2. Desenvolva um site de comércio eletrônico fácil de usar
Criar uma experiência de site atraente e simples é importante para qualquer empresa. Com a consideração especial de que você provavelmente precisará organizar muitas páginas, você deve ter um site que tenha uma navegação simples, links e ícones internos claros e páginas interativas para facilitar aos clientes encontrar e comprar seus produtos.
3. Implemente o SEO on-page
Depois que sua estratégia de palavras-chave estiver definida, você poderá começar a otimizar suas páginas para incluir esses termos. O objetivo é segmentar uma palavra-chave exclusiva ou um conjunto de palavras-chave por página, para evitar que várias páginas segmentem o mesmo termo.
Na prática, isso significa:
- Incluir sua palavra-chave na tag de título;
- Incluir sua palavra-chave no conteúdo do corpo de sua página;
- Ter uma foto de produto de alta qualidade com texto alternativo de imagem otimizado;
- Incluir um título H1 e títulos H2 descritivos na página;
- Inserir links interno para páginas e produtos relacionados;
- Escrever conteúdo envolvente que descreva o produto e atraia os clientes.
4. Crie conteúdo valioso e descritivo
Quem iria querer visitar um site e encontrar um conteúdo chato e sem graça? Seu conteúdo é sua chance de se destacar da multidão, compartilhar a voz da sua marca, incentivar os usuários a agir e, sim, ajudar seu site a ser bem classificado nos mecanismos de busca.
5. Melhore a velocidade e a responsividade do site
Os consumidores querem informação e querem-na rapidamente. Os sites de comércio eletrônico de hoje precisam ser otimizados para usuários em dispositivos móveis e precisam de velocidade com carregamento rápido de página. Isso facilita a navegação dos usuários no site e evita problemas de acessibilidade.
6. Utilize o marketing de conteúdo
Otimizar suas páginas de marketing e produtos é apenas a ponta do iceberg quando se trata de SEO. Conteúdos de formato longo – como artigos e postagens de blog – também podem ser impulsionadores de tráfego orgânico para seu site.
Ao realizar uma pesquisa de palavras-chave, procure os termos de pesquisa que melhor se aplicam a um conteúdo mais informativo. Por exemplo, “tendências de moda de verão para mulheres” ou “ideias de roupas profissionais de negócios” seriam ótimos tópicos de artigos para um e-commerce que comercializa roupas.
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