Como se comunicar melhor com sua base de leads
28 de Outubro de 2021
Você está trabalhando na geração de leads com ações de marketing mas não sabe exatamente como gerenciar essa base de leads? Essa é uma situação muito comum no mundo empresarial. Entretanto, isso gera um gargalo que pode ficar no caminho entre atrair novos leads e convertê-los em clientes.
A geração e o gerenciamento de leads desempenham papéis igualmente importantes no aumento da receita do seu negócio. Enquanto a geração de leads cria interesse entre seu público-alvo, o gerenciamento de leads rastreia, gerencia e envolve esses leads para qualificá-los para vendas.
O segredo aqui está em focar na qualidade dos leads em vez de focar na quantidade. Para isso, manter uma boa comunicação com os contatos gerados pela sua empresa é essencial. Confira logo a seguir algumas dicas para se comunicar melhor com sua base de leads!
O que é um lead?
Um lead refere-se a qualquer pessoa ou empresa que possa estar interessada em seu produto. Esse interesse pode ser expresso por meio do compartilhamento dos seus dados de contato, o download do seu aplicativo, adição de itens no carrinho de compras, entre outras formas.
Já o gerenciamento da base de leads é um processo que inclui sistemas e atividades projetados para adquirir e capturar leads, monitorar suas atividades e comportamento, educá-los e envolvê-los. Depois disso, quando estiverem prontos para vendas, eles podem ser transferidos do marketing para a equipe de vendas.
Como gerenciar sua base de leads?
Na prática, você pode gerenciar sua base de leads de diversas maneiras diferentes:
- Planilhas como o Microsoft Excel ou o Planilhas Google podem fornecer às pequenas empresas uma solução simples para rastreamento e organização de leads. No entanto, é preciso reconhecer que as planilhas funcionam a partir da entrada manual de dados – consumindo muito tempo e esforço.
- Soluções de CRM e rastreamento de leads. Muitas soluções de CRM oferecem rastreamento de leads e recursos de gerenciamento de negócios. Esses programas vão além da função básica de gerenciamento de leads, adicionando o gerenciamento do ciclo de vida do cliente, gerenciando leads convertidos, ganhando a lealdade do cliente e aproveitando as oportunidades de vendas cruzadas e upsell.
- Ferramentas de e-mail marketing. Se o e-mail é uma parte importante do seu processo de comunicação com os leads, uma ferramenta de automação de e-mail marketing pode exercer a função de gerenciamento da base de leads. Essas ferramentas geralmente apresentam um banco de dados de contatos e recursos de e-mail em massa, bem como abertura de e-mail e rastreamento de taxas de cliques.
Benefícios de ter uma base de leads organizada
Quando bem conduzido, o gerenciamento e organização da base de leads traz uma série de benefícios, incluindo:
- Envolva-se com os leads certos. Com o gerenciamento de leads, você pode localizar rapidamente leads não qualificados. Você pode concentrar seu tempo e esforço em leads de alto valor e, assim, maximizar as oportunidades de vendas por meio de taxas de fechamento mais altas.
- Melhore o marketing e maximize o investimento em publicidade. O gerenciamento de leads torna mais fácil identificar de onde vêm os leads. Com essas informações, você pode revisitar suas estratégias de marketing e aproveitar as plataformas que trazem mais leads.
- Melhore a experiência de compra. Com o gerenciamento de leads baseado em dados, você pode enviar atualizações oportunas ou material informativo útil para ajudar seus leads em suas decisões de compra.
- Aumente a produtividade de marketing e vendas. Saber quais leads devem ser priorizados e quais repassar às vendas pode aumentar significativamente a eficiência de suas equipes de marketing e vendas.
4 formas de se comunicar com sua base de leads
Afinal, quais são as melhores formas de se comunicar com sua base de leads? Aqui estão as principais ideias que você pode explorar:
1. E-mail Marketing
O e-mail marketing ainda é a forma mais usada para impulsionar os leads ao longo da jornada de compra. Porém, é preciso saber que existem várias maneiras diferentes de nutrir leads, dependendo de onde eles estão no funil de vendas. Para os leads do topo do funil você pode enviar um e-mail introdutório com links para postagens do blog ou e-books. Já os leads que se aproximam do fundo do funil podem receber e-mails com ofertas exclusivas e por tempo limitado sobre um produto ou serviço relevante.
Além disso, procure não confiar apenas no e-mail. Muitos de seus leads nem mesmo abrem seus e-mails, mas isso não significa que eles não sejam receptivos às suas mensagens. Nestes casos, é preciso alcançá-los por outros meios.
2. Monitoramento de mídia social
As pessoas podem estar ignorando seus e-mails, mas podem estar presentes diariamente em suas contas nas mídias sociais. Por isso, não se limite a simplesmente entrar no Facebook e compartilhar algumas postagens. Para realmente cultivar relacionamentos com seus clientes potenciais, você precisa interagir com eles. Curta, comente ou envie mensagens quando apropriado.
3. Anúncios de retargeting
Todos nós já vimos aquelas caixinhas na lateral do seu Facebook que mostram exatamente o mesmo produto que você viu ontem, não é?
Embora os anúncios de retargeting possam parecer intrusivos, eles também podem ser extremamente eficazes para fazer com que os leads partam para uma compra. Às vezes, tudo que eles precisam é de um pequeno lembrete.
Você pode exibir anúncios de retargeting em muitas plataformas diferentes, incluindo Facebook, Twitter, LinkedIn e a poderosa Rede de Display do Google.
4. Marketing mobile
Quaisquer que sejam os sites que seus leads visitam, na maioria das vezes, eles os visitam em seus dispositivos móveis. Na verdade, mais de 60% de todo o tráfego da web acontece em dispositivos móveis. A transição do desktop para o celular significa que você precisa garantir que seu conteúdo não seja apenas compatível com o celular, mas também tenha uma aparência incrível nele.
Mais do que isso, você pode se comunicar com sua base de leads por meio de um aplicativo próprio usando notificações push – que são mensagens pop-up curtas que aparecem na tela do usuário, estimulando-o a realizar alguma ação.
Você gostou das dicas para se comunicar melhor com sua base de leads? Ao combinar as ferramentas disponíveis com a construção de bons relacionamentos, você certamente tem o potencial de alavancar suas vendas!